Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja
Badger, California: 1997 (parte 1)
[Através da misericórdia de Krsna, nos foi dada recentemente uma fita cassete com a gravação de um discurso proferido na casa de Sripad Nirguna dasa Adhikari. Embora essa seja uma das mais antigas aulas dadas por Srila Narayana Maharaja em suas turnês mundiais de pregação, é muito apropriada nesse presente momento dourado:]
Vocês deverão adicionar algo em seu sadhana-bhajana. Tentem seguir as instruções dadas no livro Hari bhakti-vilasa, pois todas as regras podem ser encontradas lá. Há, também, para arcana (adoração formal da Deidade), um livro vindo de Sri Caitanya Mahaprabhu através de Sri Vakresvara Pandita e Sri Gopala-guru Gosvami, e depois através do discípulo de Gopala-guru Gosvami, Sri Dhyanacandra Gosvami. Esse livro é chamado Arcana Padhati. Há dois processos de adoração à Deidade. Um é chamado de bhava-marga (o caminho da devoção espontânea ou raganuga-bhakti) e o outro é chamado arcana-marga (o caminho das regras e regulações escriturais formais, ou vaidhi-bhakti). Arcana-marga existe desde os tempos antigos. Sri Caitanya Mahaprabhu veio especialmente para dar bhava-marga, mas Ele ensinou aqueles que ainda não são qualificados a seguir vaidhi-bhakti, e em vaidhi-bhakti, arcana também deve ser feita. Arcana não é executada por especulação mental ou imaginação, “Isso é bom e isso é ruim”. Vocês deverão seguir as injunções do Hari-bhakti vilasa e outros livros autorizados. Se vocês estiverem executando arati, devem cantar o kirtana do arati. Se estiverem executando arati de Gurudeva, devem cantar a canção do arati de Gurudeva. Se estiverem executando arati de Mahaprabhu, devem cantar Sri Gaura-Arati: “Jaya jaya goracandera aratiko sobha.” Se estiverem executando arati de Radha-Krsna, devem cantar o kirtana de Radha Krsna, Sri Yugala Arati: “Jaya jaya radha-krsna yugala milana.” Se vocês não cantarem essas canções, algo faltará na sua adoração. Devemos fazer isso; não leva muito tempo, e vejo que vocês costumavam passar uma hora fazendo o arati. Vocês podem ajustar, se quiserem. E aqueles me seguem, devem certamente fazer dessa forma. Vocês se lembram do kirtana: “Jaya jaya radha-krsna yugala milana”? Radha e Krsna são o divino casal lá. “Arati koroye lalitadi sakhi-gana” Vocês devem perceber: quem está fazendo o arati? É Lalita. Lalita está executando o arati; e Visaka está atrás dela, movimentando uma câmara e também fazendo kirtana junto com todas as sakis. Tungavidya está tocando mrdanga, Citra ou outra pessoa está tocando karatalas, alguém está tocando uma vina, e milhares de belíssimas sakis estão lá. Tungavidya, Citra, e todas as outras sakhis são peritas em cantar e tocar de instrumentos. O que elas estão cantando?
jaya jaya radha-krsna yugala milanaarati koroye lalitadi sakhi-gana
[”Todas as glórias, todas as glórias ao encontro amoroso de Sri Radha e Krsna! Todas as sakhis, lideradas por Lalita e seu grupo, executam arati para o Seu prazer.” (Sri Yugala-Arati verso 1)]
madana-mohana-rupa tri-bhanga sundara pitambara sikhi-puccha-cuda manohara
[”Em Sua bela forma madana-mohana que se curva em três pontos, Ele é tão atraente até para Cupido. Com Seu dhoti de seda amarela e coroa decorada com penas de pavão, Ele cativa as mentes de todos”. (verso 2) ]
Krsna está em tri-bhanga sundara. Ele está inclinado em três lugares e está muito belo com Sua flauta, pena de pavão, e vana-mala (guirlanda de flores da floresta), e Ele olha afeicionadamente na direção de Srimati Radhika e sorri. “Madana-mohana.” Se qualquer um O vir, e se até mesmo Kamadeva O vir, esta pessoa se encantará. “Pitambara.” Devemos tentar dar uma pitambara (xale ou veste amarela) para a Deidade de Krsna.
lalita-madhava-bame vrsbhanu-kanya nila-vasana gauri rupe gune dhanya
[”À esquerda do amoroso e encantador Sri Madhava está a bela filha do Rei Vrsabhanu, Srimati Radhika, vestida com um sari da cor do lótus azul. Sua tez é da cor do ouro derretido e Sua beleza e qualidades são inigualáveis “(verso 3)]
“Vrsabhanu-kanya.” Srimati Radhika está ao lado esquerdo de Krsna. “Lalita-Madhava.” Essa palavra foi explicada no Sri Ujjvala-nilamani. Quem é Madhava? Ele é lalita, extremamente belo e brincalhão. Ele nunca fica ou se senta com Srimati Radhika como faz com Yasoda-maiya, Nanda Baba, ou os sakhas. Lalita-Madhava está lá com Srimati Radhika, e neste momento Srimati Radhika é chamada Madhavi, Lalita- Madhavi.
Há muitas explicações para a palavra lalita. Krsna é o único lalita-nayaka ou dhira-lalita (dhira-lalita é a Pessoa brincalhona que pode manter Sua namorada sempre subjulgada com Suas diferentes qualidades). Krsna na forma de Rama não é lalita, como Dvarakadhisa Ele não é lalita, como Vaikuntha-pati Ele não é lalita, como Subal-sakha Ele não é lalita, e como o filho de Yasoda Ele não é lalita. Lalita é Aquele que fica ao lado esquerdo de Srimati Radhika, e por perto estão Lalita-devi, Visakha, Citra, Campakalata, Indulekha, Rangadevi, Sudevi, Rupa Manjari, Rati Manjari, e Lavanga Manjari, ali Ele pode ser lalita. Ao cantar essa canção, muitos pensamentos e humores virão, e vocês sentirão como se estivessem Os vendo com Lalita executando Seu arati arati. Por que Srimati Radhika é referida como Vrsabhanu-kanya? Por que não Kirtika -kanya? É porque ela é especialmente amada por Seu pai, muito mais que por Sua mãe. Ela não veio do ventre de Kirtika; na verdade ela estava flutuando sobre uma flor de lótus no Yamuna . Ela aparece de diferentes formas, em diferentes lugares e em diferentes kalpas (milênios). Em um kalpa diferente Ela apareceu do ventre de Kirtika-devi, mas de qualquer modo, Seu pai A ama mais que Sua mãe. Diferentemente, Krsna é amado muito mais por Mãe Yasoda do que por Nanda Baba. Nanda Baba também O ama, mas Mãe Yasoda O ama muito mais. Com Srimati Radhika, é o oposto. ”Nila-vasana” significa que Radhika tomou a cor de Madana-mohana Krsna e Se vestiu com essa cor.
nana-vidha alankara kore jhalamalahari-mano-vimohanavadana ujjvala
[”Ela está adornada com vários ornamentos cintilantes e tremeluzentes (alankaras), encantando a mente de Hari com Sua face radiante.” (verso 4)]
Ela veste muitas variedades de ornamentos, e foi decorada pelo próprio Krsna. Lalita diz a Krsna, “Ó, você não sabe como decorá-la!”, e levemente O empurra com seu cotovelo. Então Krsna diz, “Você não sabe, Eu sei mais”. Eles estão brigando e Srimati está rindo. ”Hari-mano-vimohana.” Srimati Radhika é aquela à qual Krsna dá Seu coração. Ela pega Seu coração.
Visakhadi sakhi-gana nana rage gaya Priya-narma-sakhi jata camara dhulaya
[”Visakha lidera todas as sakhis em cantar várias ragas (canções melodiosas de acordo com a hora apropriada do dia), enquanto todas as outras priya-narma-sakhis aliviam Sri Radha e Krsna com abanos camaras.” (verse 5)]
Aquelas que estão cantando e executando kirtana são Visakha, Citra, Champakalata, Rupa Manjari, Lavanga Manjari, Ananga Manjari, e tantas outras, com muitos tipos de melodias. Quem são as priya-narma sakhis? Lalita, Visakha, e depois Champakalata, e então Citra, Tungavidya, e há muitas outras. Elas estão muito belas e humildemente movimentando suas camaras. Suas posturas são tão maravilhosas que Krsna quer que elas movimentem as camaras diante Dele.
sri radha-madhava-pada-sarasija-ase bhakativinoda sakhi-pade sukhe bhase
[”Aos pés das donzelas de Vraja-dhama encontra-se um oceano de alegria. Nele Bhaktivinoda Thakura nada, esperando alcançar os pés de lótus de Sri Radhika e Madhava..” (verso 6)]
Srila Bhaktivinoda Thakura está cantando este arati kirtana de Radha e Krsna, e está orando, “sri radha-madhava-pada-sarasija ase.” Sarasija significa lótus. Os pés de Radha e Madhava são como lótus, e ele quer servir Seus pés de lótus. Enquanto o arati está acontecendo, pode-se acrescentar essas idéias para melhorar nossa Consciência de Krsna. Se vocês estão adorando Radha e Krsna e executando Seu arati, e nessa hora cantam a canção de Narahari-rupa Senhor Nrsimhadeva, “kesava dhrta-narahari-rupa jaya jagadisa hare”, qual será a utilidade? Narahari não pode ir a Vrndavana. Parama-pujapada Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja deu esse mantra primeiramente, antes de dar os diksa-mantras de Radha e Krsna. Ele disse a seus jovens discípulos para fazer isso pensando, “De algum modo eles devem começar sua adoração.” Isso é chamado ‘coletando devotos.’ É para pessoas comuns, para gradualmente levá-las até bhakti. Aqueles que são iniciantes devem fazer assim, mas aqueles que querem avançar, devem adorar em seus quartos e em suas casas. Deixe que seja feito como está em qualquer templo, mas você, sua esposa, seus filhos e alguns raros devotos, devem tentar seguir esses outros princípios. Aí então vocês verão que tudo irá bem.
Conselho Editorial: Sripad Madhava Maharaja e Sripad Brajanatha dasa
Transcrição e Digitação: Anita dasi e Vasanti dasi
Editoração: Syamarani dasi
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sexta-feira, 21 de outubro de 2011
COMO EXECUTAR PROFUNDAMENTE O ARATI
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hare krishna !reverencias a todos os leitores e devotos do senhor krishna !
este blog esta em construção , vou tentar condensar aqui as aulas do site bhakti brasil que encontrar on line .jaya srila gurudeva !
Yuga Acarya Srila Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaja Ki Jay Ho!!!
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