Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Uma Surpreendente Definição De Bhakti E De Sadhu-Sanga

Tridandisvami Bhaktivedanta Narayana Maharaja




Uma Surpreendente Definição De Bhakti E De Sadhu-Sanga
Los Angeles, Califórnia: 11 de maio de 2003

Ontem nós glorificamos bhakti, e disse que quero que vocês saibam o que é a real bhakti. Com esta finalidade explicarei as descrições de Srila Rupa Gosvami dos estágios de bhakti- desde o início.
adau sraddha tatah sadhu- sango 'tha bhajana-kriya tato 'nartha-nivrttih syat tato nistha rucis tatah
athasaktis tato bhavas tatah premabhyudancati sadhakanam ayam premnah pradurbhave bhavet kramah
["No início deve-se ter um desejo preliminar por auto-realização. Isto trará alguém para o estágio de tentar associar-se com pessoas que são espiritualmente elevadas. No próximo estágio deve-se ser iniciado por um mestre espiritual elevado, e sobre suas instruções o devoto neófito inicia o processo de serviço devocional. Pela execução do serviço devocional sobre a guia do mestre espiritual deve se tornar livre de todas as atrações materiais alcançando a estabilidade em auto-realização, e adquirir um gosto por ouvir sobre a Personalidade Absoluta de Deus, Sri Krsna. Este gosto mais adiante promove a atração por consciência de Krsna, que é amadurecida em bhava, ou o estágio preliminar do amor transcendental por Deus. O amor real por Deus é chamado prema, o mais elevado estágio perfeito da vida. Em prema há constante engajamento no transcendental serviço amoroso ao Senhor. Assim, pelo gradativo engajamento no transcendental serviço amoroso, sob a guia de um mestre espiritual fidedigno, pode-se alcançar o mais elevado estágio, estando livre de toda a atração material, de temores personalidade espiritual individual de alguém e das frustrações dos resultados da filosofia da vacuidade. Então, pode-se alcançar finalmente a morada do Senhor Supremo." (Bhakti-rasamrta-sindhu 1.4.15-16)]
O que é sraddha e quais são seus frutos? Sraddha, é a tendência de servir Krsna é a raiz ou semente de toda bhakti. Nós discutimos esta sraddha é de dois tipos: sraddha mundana* [ver notas de rodapé 1] e a sraddha transcendental. A sraddha transcendental também é de dois tipos: regulada e espontânea *[ver nota de rodapé 2]. A sraddha espontânea é transcendental e esta vem por ouvir os doces passatempos de Krsna. Por ouvir a avidez virá e esta é chamada lobhamayi-sraddha. Este é o melhor tipo; mas o que causa esta manifestação no coração de um devoto? Isto somente aparece pela misericórdia de Krsna, dos Vaisnavas e de Gurudeva. Além do mais, a misericórdia de Krsna vem através dos Vaisnavas puros.
O que é Vaisnava-sangha ou sadhu-sanga? Você deve saber que é a real associação com um sadhu ou devoto santo. Sanga resumidamente significa associação. San-ga – é uma palavra sânscrita (E) ela denota samyak rupena sang anam, segnificando seguir e servir um guru em todos os aspectos. Isto é também declarado no Bhagavad-Gita (4.34):
tad viddhi pranipatena pariprasnena sevaya upadeksyanti te jnanam jnaninas tattva-darsinah
[« Somente por tentar aprender a verdade pela aproximação de um mestre espiritual. Inquirir dele submissamente e rendendo serviço a Mim. A alma auto-realizada pode conceder-lhe conhecimento porque ter visto a verdade absoluta. »]
Você terá que buscar associados de elevada classe (ASSOCIAÇÃO)- qualificado devoto Vaisnava- e oferecer reverências a eles, pensando : « devo obedecer, servir e satisfazê-los em todos os aspectos. » Tad viddhi pranipatena pariprasnena sevaya.
Três coisas aqui são mencionadas por Krsna. Primeiro, pranipatena- render-se pensando: "Devo obedecer." Segundo, pariprasnena- ter muita humildade em fazer perguntas e os santos Vaisnavas darão explicações e reconciliarão todas as suas dúvidas. Terceiro, sevaya- você terá que servi-lo com um humor para satisfazê-lo. Sem estes três, você não pode ter bhakti. Isto é declarado através dos sastras, e há assim muitos exemplos.
`sadhu-sanga', sadhu-sanga'- sarva-sastre-kaya lava-matra sadhu-sange sarva-siddhi haya
["O veredito de todas as escrituras reveladas é que por até mesmo um momento de associação com um devoto puro, pode-se alcançar todos os sucessos" .(Caitanya-Caritamrta, Madhya-lila 22.54)]
Sem sadhu-sanga você não pode avançar em consciência de Krsna. Se você está tentando realizar bhakti sozinho, pela sua inteligência, o resultado será karma (atividades fruitivas materiais)- não bhakti. Há muitos tipos de bhakti, tais como svarupa-siddha-bhakti, sanga-siddha bhakti e aropa-siddha bhakti.* [ver nota de rodapé 3] Entre elas, somente svarupa-siddha bhakti é pura. Sanga-siddha bhakti e aropa- siddha bhakti não podem dar a bhakti pura em milhares e milhares de nascimentos. Elas são chamadas bhakti mundana; bhakti misturada com karma e jnana. Deveríamos evita-la e entender apropriadamente svarupa- siddha bhakti. Temos explicado nove tipo de bhakti, então cinco, então três e então um- harinama-sankirtana.
Está visvambhena (VISRAMBHENA) guroh seva (serviço íntimo ao guru), ou guru-seva, na lista dos nove, cinco, três ou um? Isto está na lista dos 64, mas onde está isto mencionado nos nove tipos de bhakti? Teremos que pensar sobre este ponto, porque sem aceitar um guru e realizar visvambha (VISRAMBHENA) guru-seva, você não pode saber o que é bhakti e quem é Krsna. Primeiro você deveria servir ao guru que é pura bhakti ou svarupa-siddha bhakti. Deveríamos considerar isto.
Você também deveria saber o significado de sanga siddha bhakti. Por exemplo, há assim muitos devotos e puros devotos aqui neste hall, e pode ser que muitos aqui não tenham bhakti completa. Eles vieram para ini ciar sua bhakti. Eles a querem, mas eles todavia não entendem e praticam bhakti. Além do mais, irão ver-nos completamente, e mais tarde eles irão contar a outros, "Um grupo de devotos veio aqui." Eles não podiam diferenciar entre devotos e não-devotos, assim até mesmo se uma pessoa é contrária bhakti, porque ela está sentada entre os devotos, ela também será chamada um devoto. Se ela sentar-se em qualquer outro lugar mais, contudo, fora da companhia dos devotos, ela não será considerada um devoto. Isto é chamado sanga-siddha. Se você está fazendo qualquer coisa, você deveria fazer isto para satisfazer Krsna. Por exemplo, se você está varrendo o templo, esta atividade não é mencionada nos nove ou cinco ou três membros de bhakti. Todavia, ela é pura bhakti, svarupa-siddha bhakti – embora ela não tenha sido escrita.
laukiki vaidiki vapi ya kriya kriyate mune hari-sevanukulaiva sa karya bhaktim icchata
["Um devoto pode agir como um ser humano ordinário ou como um estrito seguidor das injunções Védicas. Em um outro caso, todas as coisas que ele faz são favoráveis para o avanço do serviço devocional porque ele está em consciência de Krsna." (Bhakti-rasamrta-sindhu 1.2.200)]
Madhava Maharaja: Srila rupa Gosvamipada explicou este verso em seu Bhakti-rasamrta-sindhu. Laukiki significa "o que você está fazendo neste mundo material para manter sua vida e relacionamentos sociais. Isto é laukiki karma ou trabalho mundano. Vaidhiki significa "aquilo que é discutido nos Vedas". Nós ouvimos de Srila Gurudeva que o Senhor Ramacandra foi para o exílio por 14 anos, e durante este tempo ele foi para o asrama de Agastya Rsi. Enquanto ele esteve lá, ele viu um aeroplano descendo de um planeta celestial. Uma pessoa saltou do aeroplano, foi até a margem de um lago, e viu um corpo morto lá. Ele antão, cortou alguma carne do corpo morto e a comeu. Vendo isto, Senhor Ramacandra pergu ntou a Agastya Rsi, "O que é isto?" Agastya Rsi contou-lhe que se alguém não respeitar ou servir seus pais, então, se até mesmo ele vai para os planetas celestiais em seu próximo nascimento, ele não pode beber o néctar, lá. (BRAJANATHA PRABHU, SUAS PALAVRAS NÃO ESTÃO CLARAS. ELE DISSE BEBER O NÉCTAR? OU, O QUE ELE DISSE?] (NÉCTAR) Antes, ele terá que vir para este planeta e comer a carne de seu próprio corpo morto. Ouvindo isto Ramacandra pensou, "Isto é mencionado nos Vedas que se alguém não serve e respeita seus pais, ele irá ter que (COMER) sua própria carne. Eu deveria (OMITIR) por respeito aos Vedas."Isto é vaidhiki karma, atividade realizada em relaçao a vida social. Nós deveríamos obedecer as injunções dos Vedas. [BRAJANATHA PRABHU, PORQUE JAMAIS OUVI ESTA HISTÓRIA ANTES, E PORQUE O INGLÊS DE MADHAVA MAHARAJA NÃO É CLARO, EU NÃO TENHO CERTEZA SE ENTENDI ISTO CORRETAMENTE. PODE VOCÊ POR FAVOR, LER ESTE PARÁGRAFO PARA A SUA SANTIDAD E E LHE PERGUNTAR SE EU INTERPRETEI SUAS PALAVRAS CORRETAMENTE?] (ESTÁ CORRETO)
"Ya kriya kriyate mune" – mune significa todas as coisas da mente. (MUNE SIGNIFICA SÁBIO) [BRAJANATHA PRABHU, ISTO É O QUE EU PENSEI TER OUVIDO, MAS ISTO NÃO ESTA SENDO VISTO DIREITO. PODE VOCÊ INQUIRIR COMO PARA O SIGNIFICADO REAL DE MUNE?] Se este karma ou serviço é hari-sevanukulaiva (HARISEVANUKULYA) – favorável para hari-seva – então isto é bhakti. Se ele não é favorável para hari-seva, ele não é bhakti. Há dois tipos de hari: visaya e asraya. Quem é visaya?
aisvaryasya samagrasya viryasya yasasah sriyah jnana-vairagyayos caiva sannam bhagam itingana
["Bhagavan é que é o possuidor das seis opulências plenas: toda riqueza, toda força, toda influência, toda sabedoria, toda beleza, toda renúncia." (Visnu Purana 6.5.47)]
Krsna tem seis qualidades. Seis opulências são encontradas para residir em visaya-bhagavan, Krsna, e as qualidad es de asraya- bhagavan, Seu devoto, são explicados no seguinte verso:
sarva maha-guna-gana vaisnava-sarire krsna-bhakte krsnera guna sakali sancare
["Um Vaisnava é alguém que tenha desenvolvido todas boas qualidades transcendentais. Todas as qualidades de Krsna se desenvolvem gradualmente em Seu devoto. (Caitanya-caritamrta Madhya-lila 22.75)]
Assim há dois tipos de Hari. Se o serviço de alguém é favorável para os dois tipos de Hari, então ele será bhakti; ao contrário não.
[Srila narayana Maharaja:] Uma vez, Krsna e Seus amigos entraram na casa de uma gopi e começaram a roubar manteiga. Krsna havia pegado algo da gopi e levado para Mãe Yasoda. Mãe yasoda tornou-se muito irada e aborreceu-se, pensando, "Se Krsna é tão desobediente nesta idade jovem, que irá acontecer quando ele ficar mais velho? Ele pode se tornar um ladrão ou bandido, assim eu deveria punir-lhe para o seu próprio bem. Ela pegou um bastão, amarrou-Lhe, e então começou a castiga-lO deste modo: "Devo bater em você?" Krsna começou a chorar amargamente, "Mãe.Mãe, Mãe! Salve-me."O que é isto? Fazer krsna chorar é bhakti ou não? É esta atividade um dos sessenta e quatro membros de bhakti? Isto é realmente bhakti; isto é favorável para Krsna. Isto foi feito para o benefício de Krsna, assim Ele será feliz por toda Sua vida. Mãe Yasoda estava pensando, "Ele deveria desenvolver bom caráter e não crescer como um ladrão." Por esta razão, uma atividade pode aparentar externamente não ser bhakti, mas se ela é feita para o prazer de Krsna e realizada com um humor favorável, então isto é bhakti. Brincando em seus passatempos na forma humana, Krsna uma vez, fez alguma coisa errada para Radhika, Lalita, Visakha, e todas as gopis forçosamente "prenderam-no" por isto, levaram-no para a Rainha de Vraja, e ordenaram-lhe, "Você deveria pedir perdão e oferecer satsanga (SASTANG) pranama (reverência completa co m os oito membros do corpo). Ele estava amarrado por ter feito isto, porque havia muitas gopis e Ele estava sozinho. Então, Radhika colocou seus pés de lótus na cabeça de Krsna e exclamou: "Oh, eu desculpo você." O que é isto? Isto não é mencionado nos sessenta e quatro tipos de bhakti, todavia esta é a mais elevada classe de bhakti, por causa de agir assim Krsna torna-se muito feliz. Deveríamos entender estes princípios, e então bhakti poderia vir para nós. Ao contrário, nós não podemos simplesmente por inteligência ordinária, e bhakti não se manifestará.
[Sripad Padmanaba Maharaja:] Você estava perguntando em que categoria estava esta ação de Srimati Radhika – colocando seus pés de lótus sobre a cabeça de Krsna. Assim estou desejando saber, nós não podemos incluir isto na categoria de atma-nivedanam (completa rendição)? Atma- nivedanam é um dos nove membros de bhakti, assim se um bhakta deu sua alma completamente (alma) para Krsn a, então qualquer ação que ele faça é bhakti pura. Pode isto então, não ser incluído na categoria de atma-nivedanam? [ Srila Narayana Maharaja:] Não há a questão de atma-nivedanam neste exemplo. Não há a questão de Srimati Radhika render-se para Krsna. Krsna pode render-se a Radhika; por que deveria Ela render-se a Krsna? (devotos exclamam alto)
Sem sadhu-sanga, bhakti não pode se desenvolver. Bhakti vem de sadhu- sanga, mas o que é sadhu-sanga? Srila Sanatana Gosvami escreveu no Brhad-bhagavatamrta sobre um garoto chamado Gopa-kumara, que tinha nascido em uma família em Govardhana. Ele tinha se engajado em uma grande transação de negociação de atividades devocionais em suas vidas passadas. Para auxilia-lo, Srimati Radhika enviou seu associado [BRAJANATHA PRABHU, VOCÊ PODE PERGUNTAR A GURUDEVA SE ELE SIGNIFICA KRSNA AQUI, COMO JAYANTA? SE ENTAO, POR QUE DIZ "SUA ASSOCIADA"?] (AQUI RADHIKA ESTÁ CERTA, ELA ENVIA O ASSOCIADO DELA) na f orma de um guru, que deste modo descende para os ensinamentos de bhakti, começando do início. Este Guru deu-lhe o gopal-mantra, mas antes ele deveria explicar o significado do mantra, ele então desfaleceu em êxtase e desapareceu. Todavia, o garoto começou a cantar o mantra com grande fé. Por fazer isto, todos os seus desejos por coisas mundanas foram rapidamente e incrivelmente dispersados. Ele foi para Puri para realizar bhakti, e lá ele viu que seu guru estava esperando por ele na beira do oceano. Mas, novamente, quando ele começou a explicar alguma coisa, ele desfaleceu e desapareceu, e Ele não podia ser encontrado em lugar algum. [BRAJANATHA, PODE VOCÊ INQUIRIR SE TEM OS DETALHES DESTA HISTÓRIA CERTA?] (CORRETO) Deste modo, seu Gurudeva estava lhe ajudando a experimentar o humor de separação. No fim, seu Guru explicou para ele sobre sakhya-rasa, vatsalya-rasa e madhurya-rasa, o humor de Krsna como seu amado. [BRAJANATHA PRABHU, AQUI, GURUDEVA PARECEU COMBINAR A HISTÓRIA DE GOPA KUMARA E JAYANTA COM A HISTORIA DE GOPA KUMARA E JANA SARMA, ENTÃO, TENHO-AS SEPARADA. PODE VOCÊ PERGUNTAR SE EU FIZ CORRETAMENTE?] Gopa-kumara mais tarde compartilhou sua realização com seu discípulo Jana Sarma [GURUDEVA FEZ ESTE SOM COMO ELE ESTAVA AINDA FALANDO SOBRE JAYANTA E GOPA KUMARA AQUI, ASSIM TROQUEI OS NOMES. OK? ] (OK). Seu discípulo aprendeu todas as coisas e tornou-se habilidoso em todos os tattvas pela sua misericórdia, mas havia alguma coisa ausente. Ele não podia chorar por Krsna e ele não tinha realização. Você pode ouvir estes tópicos, mas pode você chorar alto por Krsna como Sri Caitanya Mahaprabhu, Srila Rupa Gosvami e outros? Somente pela misericórdia de seu Gurudeva você pode chorar – e somente se seu Gurudeva é genuíno e realizado. O garoto desejava chorar e tornou-se um servo de Krsna, mas ele não podia. Então, o guru, que foi agora também enviado por Radhika, colocou s uas mãos na cabeça de seu jovem discípulo e lhe abençoou a realizar todos os assuntos tratados por ele – para realizar os humores transcendentais. O discípulo começou a chorar alto, e a cantar, e seu coração derreteu. Ele repentinamente desapareceu deste lugar, apareceu em Goloka Vrndavana, e lá ele viu Krsna pastoreando as vacas, cantando e tocando sua flauta. Ele correu para Krsna, jubiloso e insensato. Krsna abraçou-o e ele tornou-se um servo de Krsna. [BRAJANATHA PRABHU, GURUDEVA DISSE ESTAS 2 ÚLTIMAS FRASES, MAS ISTO NÃO ESTÁ REPETINDO? NÃO É KRSNA QUE DESMAIOU E SVARUPA TINHA LHE ABRAÇADO PARA DESPERTÁ-LO? PODE VOCÊ PERGUNTAR A MADHAVA MAHARAJA OU A GURUDEVA? TAMBÉM, SUNDARA GOPAL PRABHU TERÁ TODOS ESTES DETALHES, DESDE QUE ELE ESTÁ TRABALHANDO NA CORREÇÃO EM HINDI?] (AMBOS CAIRAM E PERDERAM OS SENTIDOS) O Guru deve ser habilidoso e realizado, e então ele pode dar a você as bênçãos de toda realização transcendental – simplesmente por colocar a mão dele sobre sua cabeça. Isto é realmente sadhu-sanga.
Gaura Premanande
Notas de rodapé:
(1) Há dois tipos de sraddha: uma é a sraddha mundana, fé mundana, e a segunda é a fé transcendental. A sraddha mundana é sempre komala, trêmula e muito fraca. Por outro lado, se alguém tem transcendental sraddha (como Haridasa Thakura) ele irá pensar `Até mesmo se você cortar-me em milhões de pedaços, não deixarei o meu canta e adoração."(Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja, Julho de 2002, França)]
(2) Paramarthika-sraddha (fé transcendental) é de dois tipos: 1) sastrartha avadharanamayi-sraddha- fé que traz sobre a ocupaçao no caminho de bhakti inspirada pela princípios regidos das escrituras, e 2) bhagavat-lila-madhurya-lobhamayi-sraddha – fé que traz sobre a ocupação em bhakti devido a lobha ou intenso desejo desperto além da extrema boa fortuna por ouvir a lila-madhurya de Bhagavan] (3) Três tipo s de bhakti :
Deve-se lembrar também que bhakti é de três tipos: svarupa siddha (aqueles esforços que são puramente constituído de uttama-bhakti), sanga-siddha (aqueles esforços que estão associados com ou favoráveis para o desenvolvimento de bhakti mas não deles puramente composto de bhakti), e aropa-siddha (aquelas atividades que embora não consistem de pura bhakti, estão designadas como bhakti devido a ela ser oferecida ao Senhor supremo). Aropa-siddha-bhakti: esforço indiretamente atribuído com a qualidade de bhakti. Esforço que pela natureza não é puramente constituído de bhakti – que é, anukulya- krsnanusilana – e no qual o realizador, a fim de satisfazer seu próprio propósito, oferece seus resultados e atividades para o Senhor, assim para seu próprio propósito, (SEU PRÓPRIO PROPÓSITO É SERVIDO, QUE É CHAMADO AROPA-SIDDHA-BHAKTI) oferece suas atividades e seus resultados para o Senhor, assim que Ele possa estar satisfeito, é chamado aropa-siddha-bhakti (OMITIR ESTA PARTE) Em outras palavras, por causa de suas atividades serem assinadas (aropa) para o Senhor Supremo, bhakti é atribuída (aropita) para eles.
Comentário Esta bhakti na qual há uma mistura de karma ou desejos por desfrute material é chamada sakama-bhakti ou saguna-bhakti. Sem a ajuda de bhakti, o karma não pode gerar qualquer fruto. Sabendo disto, muitas pessoas oferecem seus deveres prescritos para a satisfação do Senhor, a fim de que Ele possa satisfazer seus insignificantes desejos. As atividades de tais pessoas não são svarupa-siddha-bhakti. Todavia, porque elas oferecem o fruto de sua atividade ao Senhor, ela é considerada como um tipo de bhakti. Embora suas atividades sejam oferecidas para a satisfação do Senhor, sua motivação é para satisfazê-lo, Ele pode satisfazer seus insignificantes desejos. Neste caso suas atividades são atribuídas com o sentido de bhakti. Por esta razão, tais esfor ços são conhecidos como aropa-siddha-bhakti.
Sanga-siddha-bhakti: Esforços associados com/ou favorável para o cultivo de bhakti.
Há outros esforços que, embora não puramente constituído de bhakti, anukulya-krsnanusilana, adquire uma semelhança a bhakti devido estar sendo estabelecida como assitente de bhakti. Tais esforços são conhecidos como sanga-siddha-bhakti. Um exemplo disto é encontrado no Srimad-Bhagavatam (11.3.23-25) na declaração de Sri Prabhuddha muni para Maharaja Nimi.
"Deve-se cultivar compaixão aos outros, amizade, oferecer respeito aos outros, limpeza, austeridade, tolerância, silêncio, estudo dos Vedas, simplicidade, celibato, não violência, e assim por diante. Deve-se considerar calor e frio, felicidade e aflição da mesma forma. Deve-se perceber a presença de Deus em todo lugar. Deve-se viver em um lugar retirado, renunciar apego a família e permanecer satisfeito com o ganho que lhe é concedido." Mesmo, entretanto, a conduta ou práticas de bhagavata-dharma descrita neste verso não estejam por natureza puramente constituída de bhakti, elas estão auxiliando bhakti. Deste modo elas são consideradas como associadas de (ou) parikaras de bhakti. Se Bhagavad-bhakti é removida das vinte e seis qualidades mencionadas, então Bhagavan não tem direto relacionamento com as qualidades restantes, tais como compaixão, amizade, tolerância, austeridade e assim por diante. Somente quando estes items existem como auxiliares para ou associados de bhakti é sua semelhança por bhakti efetuada. Por esta razão, eles são conhecidos como sanga-siddha-bhakti. Svarupa-siddha-bhakti: Esforços constituídos puramente de uttama- bhakti. Todos os esforços favoráveis chesta, tais como sravana, kirtana, smarana, e assim por diante, bem como as manifestações dos sentimentos espirituais que ocorrem no início do estágio de bhava, que são destituídos completamente de to dos os desejos separados de Sri Krsna e que são livres de coberturas de jnana e karma são conhecidos como svarupa-siddha-bhakti. Em outras palavras todos os esforços do corpo, palavras e mente que estão relacionados a Krsna e que são realizados exclusivamente e diretamente para seu prazer sem qualquer intervenção conhecidas como svarupa-siddha-bhakti. Por esta razão no Raya Ramananda samvada, a conversação entre Sri Caitanya Mahaprabhu e Raya Ramananda, encontrada no Sri Caitanya- caritamrta, ambos aropa-siddha e sanga-siddha-bhakti tem sido descrita como externa. (Sri Bhakti-rasamrta-sindhu-bindhu 17-19)]

Conselheiros editoriais: Pujyapada Madhava Maharaja e Sripad Brajanatha dasa Transcritora: Janaki dasi Editor: Janardana dasa Assistente editorial: Syamarani dasi Digitação: Bimala dasi, Anita dasi e Vasanti dasi Organização e tradução: Govinda dasi

http://www.sadhanatimes.com.br/harikatha.php?cod=2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cante este mantra e seja feliz:

Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare
hare krishna !reverencias a todos os leitores e devotos do senhor krishna !

este blog esta em construção , vou tentar condensar aqui as aulas do site bhakti brasil que encontrar on line .jaya srila gurudeva !

Yuga Acarya Srila Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaja Ki Jay Ho!!!