Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

100 Advertências Contra os Humores Mundanos (Prakrita-rasa-sata-dustani)



Srila Bhaktisiddhanta Saraswati
Thakur Prabhupada
___________________

sri sri guru-gauranga-gandharvika- giridharebhyo namah
jagate uchchatara srenir manava-ganer madhye para laukika
visvasa rajye bharmana koribar tinati patha ache, taha
karma, jnano o bhakti name prasiddha baddha dasaya jiver
anitya bhoga maya phala praptir anusthanake karma margo,
nasvarata tyagakoriya pradesika anitya phala tyaga koriya
nirbheda brahmanusandhanake jñana marga evam karma
jñanatita prakrtir atita sevya vastu krsner anukula
anusilana ke bhakti marga bole
bhakti marge sadhana o sadhya bhede sadhana bhava o
prema bhaktir adhisthana rtaya dekhite paoya jay sadhya
bhava samuha o premake sadhana jatiya anusilana jnana
korile je utpata upasthite hoy, sei asuvidhar hasta hoite
unmukta haoyar nama anartha nivritti sri gauranga sundarer
apurva parama chamatkara mayi lila o sei lilar parikara
gosvami ganer anusthandai ei prabandher akara sthana


"Entre as pessoas de classe superior na sociedade, há três caminhos para viajar pelo reino das várias crenças no que se refere à transcendência conhecidos como os caminhos do karma (desempenho de atividade fruitiva material), jñana (cultivo do conhecimento transcendental), e bhakti (serviço devocional rendido puramente). Primeiro, o caminho do karma-marga envolve os arranjos para se obter benefícios mundanos temporários, a serem desfrutados pelas almas atrapadas no cativeiro da plataforma de vida condicionada materialmente. Segundo, o jñana-marga envolve a renúncia às coisas materiais impermanentes bem como às distrações impermanentes relacionadas a interesses patrióticos e similares. A pessoa então procura pela realidade impessoal não-diferenciada do brahman impessoal. E o terceiro caminho envolve a atividade positiva que é transcendental a karma, a jñana e a toda matéria– trata-se do caminho do cultivo das atividades que são favoráveis para servir ao objeto mais valioso do serviço, Sri Krishna. Este caminho recebe o nome de bhakti-marga, o caminho da devoção pura."Vemos que existem três diferentes estágios de desenvolvimento partindo do sadhana (a prática devocional) até sadhya (a meta de tal adoração). Esses são, em primeiro lugar, o próprio sadhana, em seguida vem o despertar de bhava (a emoção estática) e finalmente prema-bhakti (o serviço amoroso devocional eterno executado em amor puro). Ao cultivar os aspectos do conhecimento relacionados à meta da adoração, bem como as variedades de emoções e métodos estáticos do serviço amoroso puro, invariavelmente surgem problemas. O processo por meio do qual esses impedimentos indesejáveis são removidos é chamado de anartha-nivritti. Esses conceitos foram expressos nos passatempos estarrecedores de Sri Gauranga-Sundara bem como nas opiniões estabelecidas pelos Gosvamis, os associados eternos do Senhor nesses passatempos."

prakrita chestate bhai kabhu rasa haya na
jadiya prkrta rasa suddha bhakta gaya na

"Ó irmãos! Nenhum esforço material pode jamais produzir o despertar de rasa, os verdadeiros humores transcendentais. O devoto puro do Senhor jamais canta as glórias de qualquer humor mundano que nasce domundo feito de matéria morta."

prakrita rasera siksa bhiksa sisye chaya na
rati bina jei rasa taha guru deya na

"Os verdadeiros discípulos jamais desejam pedir instruções a respeito dos humores materiais a seu mestre espiritual. O mestre espiritual genuíno jamais transmite a seus discípulos tais humores materiais, desprovidos de rati, o apego transcendental pelo Senhor."

nama rasa dui vastu bhakta kabhu jane
nanama rase bheda ache, bhakta kabhu bole na

"O verdadeiro devoto do Senhor jamais percebe diferença entre o Santo Nome de Krishna e os humores transcendentais. Portanto, o devoto jamais diz que há diferença entre o Santo Nome e os humores da devoção."

aham mama bhava sattve nama kabhu hay na
bhoga buddhi na chakile aprakrta haya na

"O Santo Nome nunca se revela àquele que está situado no conceito corporal de vida e que pensa em termos de "eu" e "meu". Se a pessoa não rejeita a mentalidade desfrutadora, jamais atingirá a plataforma transcendental."

prakrta jadera bhoge krsna seva haya na
jada vastu kona o kale aprakrta haya na

"O serviço devocional ao Senhor Krishna jamais pode ser realizado pela pessoa que se ocupa no desfrute mundano dos objetos dos sentidos materiais As coisas materiais jamais podem adquirir atributos transcendentais num momento dado."

jada satta vartamane chit kabhu hay na
jada vastu chit haya bhaket kabhu bole na

"A consciência transcendental do mundo espiritual nunca se manifesta na condição mundana e material. O devoto do Senhor jamais declara que qualquer objeto mundano deste mundo é consciente espiritualmente."

jadiya visaya ghoga bhakta kabhu kore na
jada bhoga krsna seva kabhu sama haya na

"O verdadeiro devoto jamais se envolve em atividades de gratificação dos sentidos materiais. O desfrute material e o serviço devocional a Krishna jamais se igual em qualquer circunstância."

nija bhogya kame bhakta prema kabhu bole na
rase dagamaga acho sisye guru bole na

"O desfrute egoísta de nossos próprios sentidos na luxúria mundana jamais pode ser chamado de prema (amor pelo Supremo) por um devoto genuíno. Um mestre espiritual autêntico jamais diz a seu discípulo que ele está absorto nos humores do rasa divino.'""O genuíno mestre espiritual jamais declara que, 'Eu estou absorto nos humores do rasa divino.' O Guru jamais fala ociosamente com seus discípulos sobre assuntos que dizem respeito a humores grosseiramente mundanos."

jada rasa kabhu sreyah keha labhe na
krsnake prakrta boli bhakta gaya na

"Ao cantar as glórias dos relacionamentos mundanos que nascem de humores mundanos, ninguém jamais obteve benefício em sua vida espiritual. O devoto genuíno jamais proclama que as encarnações do Senhor Krishna são mundanas."

namake prakrita boli krsne jada jane na
krsna nama rase bheda suddha bhakta mane na

"O devoto jamais afirma que o santo Nome de Krishna é material, pois Krishna não pode ser conhecido por meio da matéria. O devoto puro do Senhor jamais percebe qualquer diferença entre o Santo Nome de Krishna e o próprio rasa puro."

name rase bheda ache guru siksa deya na
rasa labha kori sese sadhana to haya na

"O autêntico mestre espiritual jamais ensina que existe uma diferença entre o Santo Nome de Krishna e rasa. Mesmo depois de se alcançar o verdadeiro rasa, os princípios reguladores do serviço devocional nunca são concluídos."

dritrima panthaya name rasodaya haya na
rasa hoite krsna nama vilomete haya na

"Ao empregar meios pretensiosos, ninguém pode jamais fazer com que apareçam nos Santos Nomes os humores transcendentais. A concepção retrógrada de que o Nome de Krishna provém de rasa jamais pode ser verdadeira."

rasa hoite rati sraddha kakhana i haya na
sraddha hoite rati chada bhagavata gaya na

"Rasa, o humor devocional, jamais pode estar presente primeiro para então desenvolver-se como rati, o apego transcendental, ou como sraddha, a fé apropriada. O Srimad-Bhagavatam (ou o devoto realizado) jamais proclama qualquer opinião que não seja a de que rati se desenvolve de sraddha."

rati yukta chada suddha bhakta bole na
sadhanete tari rasa guru kabhu bole na

"O devoto puro de Krishna jamais fala de qualquer outra coisa que não seja de rasa, os humores transcendentais, que esteja dotado de rati, o apego amoroso. O Guru nunca declara que rati e rasa estão presentes na prática da devoção preliminar (sadhana bhakti)."

bhava kale je avastha sadhanagre bole na
vaidhi sraddha sadhanete raganuga haya na

"É dito que o despertar dos êxtases de emoções transcendentais (bhava-bhakti) jamais ocorrem antes de se praticar o serviço devocional regulado (sadhana-bhakti). A prática da devoção regulada com fé limitada a tais regulamentos primários (vaidhi-sraddha) nunca pode fazer surgir o serviço devocional espontâneo (raganuga-bhakti)."

bhavera ankura ho le vidhi ara thake na
raganuga sraddha matre jata rati haya na

"Quando bhava, o humor estático do amor divino brota de fato, então a necessidade de seguir as regras escriturais (vidhi) não mais permanece. Entretanto, a mera fé no serviço devocional espontâneo não produz o real despertar do apego amoroso transcendental (rati)."

ajata ratite kabhu bhava labdha bole na
raganuga sadhakere jata bhava bole na

"Enquanto o apego transcendental não despertou no coração, nunca é dito que o devoto atingiu o estágio de bhava estático. Os seguidores da devoção espontânea (raganugas) jamais dizem aos estudantes neófitos da devoção (sadhakas) que experimentaram o despertar de bhava."

raganuga sadhakera labdha rasa bole na
raganuga sadhya bhava rati chada haya na

"Os devotos genuínos situados no nível do serviço devocional espontâneo jamais dizem que estudantes neófitos da devoção alcançaram rasa. As emoções puras características da meta da devoção espontânea jamais são alcançadas sem primeiro experimentar o desenvolvimento progressivo e correto do apego espiritual (rati)."

bhavankura samagame vaidhi bhakti thake na
ruchike ratira saha kabhu eka jane na

"Somente quando a semente da emoção divina intensa faz brotar o bhava puro, então não há mais qualquer necessidade de aderir às regras e regulamentos escriturais (vaidhi bhakti). A pessoa jamais deveria considerar ruchi (o sabor do serviço devocional) como sendo igual a rati (o apego amoroso e transcendental pelo serviço devocional)."

raganuga boile i prapta rasa jane na
vidhi sodhya jane jabhu raganuga bole na

"O rasa divino jamais pode ser de fato obtido meramente por falar a respeito da devoção espontânea (declarando "Eu sou um raganuga-bhakta"). Um estudante principiante que ainda deve ser mais purificado seguindo as injunções escriturais jamais deve ser considerado como situado no nível de poder executar o serviço amoroso espontâneo ao Senhor."

sadhanera purve keha bhavankura paya na
jade sraddha na chadile rati kabhu haya na

"Ninguém pode jamais experimentar o brotar das emoções estáticas puras sem primeiro seguir as injunções reguladoras das escrituras. Aquele que não abandona a fé materialista jamais pode atingir o apego espiritual em serviço devocional."

jata bhava na hiole rasika to haya na
jada bhava na chakile rasika to haya na

"Se as emoções divinas ainda não despertaram, não existe possibilidade de a pessoa se converter em um rasika, um verdadeiro desfrutador dos humores devocionais. Se as emoções materialistas não forem totalmente rejeitadas, a pessoa jamais pode vir a se tornar um verdadeiro rasika."

mula dhana rasa labha rati vina na
gache na uthite, kandi chrdsa mule paya na

"Sem primeiro desenvolver apego puro (rati), jamais será possível obter os humores devocionais (a maior riqueza). Sem primeiro galgar os galhos da árvore , seus frutos não podem ser alcançados."

dadhane anartha ache rasodaya haya na
bhava kale nama gane chala rasa haya na

"Se a pessoa ainda tem impedimentos materiais indesejados (anarthas) presentes em sua execução de serviço devocional (sadhana), então o rasa jamais pode ser verdadeiramente desperto. Quando o Santo Nome do Senhor é cantado da plataforma das emoções estáticas puras (bhava), então o humor trapaceiro que nasce de humores devocionais pretensiosos jamais podem se apresentar."

siddhanta vihina hoile krsne chitta lage na
sambandha hinera kabhyu abhideya haya na

"Sem conhecimento da verdade transcendental (siddhanta), nenhum coração pode jamais ficar sintonizado espiritualmente com o Senhor Krishna. Se alguém não possui conhecimento de seu relacionamento com Krishna (sambandha), é impossível executar apropriadamente o serviço devocional em relação a Ele (abidheya)."

sambandha vihina jana prayojana paya na
ku siddhante vyasta jana krsna seva kore na

"A pessoa que não possui conhecimento do sambandha, o relacionamento entre Krishna e as entidades vivas, jamais pode alcançar o prayojana, a meta suprema da vida (a saber: o amor puro pelo Supremo, Krishna-prema). A pessoa que é distraída por conclusões filosóficas falsas a respeito do serviço devocional (kusiddhanta) não está realizando verdadeiro serviço devocional a Sri Krishna."

siddhanta alasa jana anartha to chade na
jade krsna bhrama kori krsna seva kore na

"A pessoa que é preguiçosa para compreender apropriadamente as conclusões da filosofia Vaishnava jamais poderá livrar-se dos anarthas, os maus hábitos indesejados e os equívocos filosóficos que impedem o serviço devocional. A pessoa que se equivoca considerando Krishna como pertencente ao plano material jamais pode render serviço real ao Senhor."

anartha na gele name guna bujha jaya na
anartha na gele name drsna seva haya na

"Enquanto permanecerem os anarthas, então o cantar dos Santos Nomes jamais produzirá uma compreensão das qualidades transcendentais do Senhor. Enquanto permanecerem os anarthas, então o cantar dos Santos Nomes jamais ocupará de fato a pessoa no serviço a Krishna."

rupa guna lila sphurti nama chada haya na
rupa guna lila hoite krsna nama hay na

"As revelações da forma, qualidades e passatempos transcendentais do Senhor nunca se manifestam na ausência de Seu Santo Nome. O Santo Nome de Krishna jamais está separado de Sua forma, qualidades ou passatempos transcendentais."

rupa hoite nama sphurti guru kabhu bole na
guna hoite nama sphurti guru kabhu bole na

"O verdadeiro mestre espiritual jamais afirma que a revelação do Santo Nome do Senhor está separada de Sua forma. O mestre espiritual genuíno nunca declara que a revelação do Santo Nome do Senhor está separada de Suas qualidades."

lila hoite nama sphurti rupanuga bole na
nama nami dui vastu rupanuga bole na

"Os verdadeiros seguidores de Srila Rupa Goswami (rupanugas) jamais declaram que a revelação do Santo Nome do Senhor está separada de Seus passatempos. Os rupanugas nunca ensinam que o Santo Nome de Krishna e o Próprio Krishna são coisas separadas."

rasa age rati pache rupanuga bole na
rasa age sraddha pache guru kabhu bole na

"Os verdadeiros seguidores de Srila Rupa Goswami jamais dizem que o estágio de realização dos humores transcendentais (rasa) precede o desenvolvimento do apego amoroso devocional (rati). O mestre espiritual autêntico jamais professará que a realização de tais humores precede o desenvolvimento da fé pura (sraddha)."

rati age sraddha pache rupanuga bole na
krama patha chadi siddhi rupanuga bole na

"Os seguidores de Srila Rupa Goswami jamais pregam que o apego transcendental é alcançado antes que a pessoa desenvolva fé pura. Os rupanugas jamais ensinam que a perfeição devocional (siddhi) pode ser alcançada abandonando-se a ordem de desenvolvimento consecutivo no caminho."

mahajana patha chadi navya pathe dhaya na
aparadha saha nama kakhana i haya na

"Os seguidores de Srila Rupa Goswami jamais abandonam o caminho dos grandes devotos (mahajanas) para correr atrás de um "novo" caminho. A pessoa que comete ofensas jamais pode realizar os Santos Nomes de Krishna em momento algum."

name prakritartha buddhi bhakta kabhu haya na
aparadha yukta nama bhakta kabhu laya na

"Os devotos do Senhor jamais interpretam o Santo Nome com qualquer concepção mundana e materialista. O devoto nunca canta o Santo Nome do Senhor de modo ofensivo."

namete prakrta buddhi rupanuga kore na
krsna rupe jada buddhi rupanuga kore na

"Os seguidores de Srila Rupa Goswami jamais atribuem qualidades materiais ao Santo Nome através do uso de sua inteligência mundana. Os seguidores de Srila Rupa Goswami jamais consideram a forma transcendental do Senhor como sendo material, pois eles não possuem uma mentalidade materialista."

krsna gune jada buddhi rupanuga kore na
parikara vaisistyake prakrta to jane na

"Os seguidores de Srila Rupa Goswami jamais analisam as qualidades do Senhor Supremo com a inteligência material. Os seguidores de Srila Rupa Goswami jamais consideram as características e a parafernália dos associados do Senhor como sendo mundanas."

krsna lila jada tulya rupanuga bole na
drsnetara bhogya vastu krsna kabhu haya na

"Os seguidores de Srila Rupa Goswami jamais igualam os passatempos transcendentais do Senhor a atividades materialistas. O Senhor Krishna jamais se torna um mero objeto de prazer sensorial, o que é inferior em qualidade a Ele Mesmo."

jadake anartha chada ara kichu mane na
jadasakti base rasa krsna jnana kore na

"A pessoa nunca deveria chegar a uma conclusão que difira do seguinte: Tudo que é feito de matéria é um anartha e deve ser rejeitado e jamais se pode obter o conhecimento transcendental do Senhor Krishna através de quaisquer humores que estejam controlados por apego à matéria."

krsna nama krsna rupa kabhu jada bole na
krsna guna krsna lila kabhu jada bole na

"A pessoa jamais deveria dizer que os santos nomes ou a forma transcendental de Krishna são mundanos. A pessoa jamais deveria dizer que as qualidades divinas de Krishna ou Seus passatempos sublimes são mundanos."

jada rupa anarthete krsna bhrama kore na
krsna nama rupa gune jada buddhi kore na

"A pessoa jamais deveria ficar confundida pelos anarthas de corpos materiais e se equivocar considerando que a forma do Senhor Krishna é também um corpo material. A pessoa jamais deveria tentar analisar com sua inteligência material os nomes, formas e qualidades divinos do Senhor."

nama rupa guna lila jada boli mane na
jada nama rupa gune krsna kabhu bole na

"Jamais se deve considerar qualquer dos nomes, formas, qualidades e passatempos de Krishna como sendo mundanos. Do mesmo modo, nunca se deveria declarar que quaisquer nomes, formas ou qualidades materiais poderiam pertencer a Krishna."

jada sunya aprakrita nama chada bole na
jada sunya aprakrita rupa chada dekhe na

"A não ser pelos Nomes transcendentais puros de Krishna, e que estão completamente livres de todo contato material, nada mais deve ser pronunciado. Além das formas transcendentais puras de Krishna, que estão completamente livres de todo contato material, nada mais deveria ser contemplado."

jada sunya aprakrta guna chada sune na
jada sunya aprakrta lila chada seve na

"Não se deveria ouvir a respeito de nada além das qualidades transcendentais e puras de Krishna, que estão completamente livres de todo contato material. Nada mais deve ser servido a não ser os passatempos transcendentais puros de Krishna, que estão completamente livres de todo contato material."

anartha thakara kale jada rupe maje na
anartha thakara kale jada gune mise na

"Enquanto ainda contaminada com anarthas –os maus hábitos e equívocos filosóficos que impedem a devoção–, a pessoa nunca deve ficar encantada por formas mundanas. Enquanto permanecem esses impedimentos, a pessoa nunca deve misturar (seu serviço devocional) com a impureza das qualidades materiais."

anartha thakara kale jada lila bhoge na
anartha thakara kale suddha nama chade na

"Enquanto ainda estiver contaminada com , a pessoa jamais deve tentar desfrutar de passatempos materialistas. Enquanto permanecerem esses impedimentos, a pessoa nunca deve abandonar a tentativa de cantar puramente os Santos Nomes de Krishna."

anartha thakara kale rasa gana kore na
anartha thakara kale siddhi labdha bole na

"Enquanto ainda estiver contaminada com anarthas, a pessoa nunca deve cantar canções a respeito dos passatempos confidenciais. Depois que tais impedimentos são purificados (anartha-nivritti), a pessoa jamais fala a respeito dos Santos Nomes de Krishna como se fossem uma vibração sonora mundana."

anartha nivritte kale rupe jada dekhe na
anartha nivritte kale gune jada bujhe na

"Depois de remover os anarthas, os atributos materiais não mais são vistos nas formas transcendentais de Krishna. Depois de remover tais impedimentos, os atributos materiais não mais são percebidos em Suas qualidades puras."

anartha nivritte kale jada lila seve na
rupanuga guru deva sisya himsa kore na

"Depois que os impedimentos indesejáveis são removidos, a pessoa jamais serve a passatempos mundanos. Os verdadeiros mestres espirituais na linha de Srila Rupa Goswami, que são conhecidos como rupanuga gurudevas, jamais abusam de seus próprios discípulos de modo algum."

guru tyalji jade asa kabhyu bhakta kore na
mahajana pathe dosa kabhu guru deya na

"O verdadeiro discípulo jamais rejeita o mestre espiritual devido a seus próprios desejos por desfrute material. O mestre espiritual genuíno jamais encontra falhas no caminho devocional dos grandes devotos (mahajanas)."

guru mahajana vakye bheda kabhu haya na
sadhanera pathe kanta sad guru deya na

"Jamais pode haver qualquer diferença entre as explicações de um mestre espiritual genuíno e os ensinamentos dos grandes devotos (mahajanas). O mestre espiritual puro jamais cria protetores espinhentos no caminho de nossa execução do serviço devocional na prática (sadhana)."

adikara avichara rupanuga kore na
anartha anvita dase rasa siksa deya na

"Os seguidores de Srila Rupa Goswami jamais negligenciam a avaliação das qualificações espirituais de qualquer um. Os seguidores de Srila Rupa Goswami nunca instruem um servo que está absorto nos impedimentos materiais a respeito da ciência dos humores devocionais íntimos."

bhagavata padya bole ku vyakhya to kore na
loka samgragera tare krama patha chade na

"Os verdadeiros devotos do Senhor nunca recitam versos do Srimad-Bhagavatam oferecendo interpretações falsas. Os verdadeiros devotos nunca abandonam as práticas sistemáticas corretas do serviço devocional com o objetivo de atrair grande número de seguidores."

na uthiya vrksopari phala dhari tane na
rupanuga krama patha vilopa to kare na

"A pessoa nunca deveria subir numa árvore, e colher à força os frutos verdes. Do mesmo modo, os seguidores de Srila Rupa Goswami nunca abolem o processo sistemático inicial do serviço devocional."

anarthake artha boli ku pathete laya na
prakrita sahaja mata aprakrita bole na

"A pessoa nunca deveria equivocadamente considerar os obstáculos materiais como sendo 'úteis para o serviço devocional', desse modo seguindo o caminho errado. A pessoa nunca deveria afirmar que as opiniões mundanas dos prakrita-sahajiyas (impostores materialistas baratos) são aprakrita (transcendentais)."

anartha na gele sisya jata rati bole na
anartha visita sisye rasa tattva bole na

"O discípulo nunca é considerado como tendo desenvolvido o profundo apego devocional (rati) enquanto que os impedimentos (anarthas) não forem removidos. Nunca deve ser ensinada a ciência dos humores devocionais íntimos (rasa-tattva) a um discípulo que ainda esteja contaminado com tais impedimentos."

asakta komala sraddhe rasa katha bole na
anadhikarire rase adhikara deya na

"Um devoto jamais deveria falar sobre os tópicos dos humores devocionais para alguém que tem uma fé fraca e maleável. Um devoto jamais deve tentar conceder a qualificação para rasa a alguém que seja desqualificado para recebê-la."

vaidha bhakta jane kaabhu raganuga jane na
komala sraddhake kabhu rasika to jane na

"Devotos que ainda se encontram na plataforma de seguir as injunções escriturais regulativas (vaidha-bhaktas) ainda não podem compreender nada a respeito do estágio exaltado dos raganugas, os praticantes do serviço devocional espontâneo. Aqueles que possuem uma fé frágil não podem compreender a esfera dos rasikas, aqueles que estão relacionados aos humores transcendentais puros."

svalpa sraddha jane kabhu jata rati mane na
svalpa sraddha jane rasa upadesa kore na

"Aqueles que possuem pouca fé jamais são reconhecidos como sendo altamente desenvolvidos em seu apego amoroso devocional. Aqueles que possuem pouca fé nunca são instruídos sobre os tópicos que se relacionam aos humores transcendentais."

jata rati prauda sraddha sanga tyaga kore na
komala sraddhere kabhu rasa diya seve na

"Quando o apego espiritual (rati) se manifesta, a pessoa nunca abandona a companhia daqueles que estão dotados de uma fé avançada. Se devotos imaturos dotados de uma fé amoldável forem apresentados a um humor devocional, nunca serão capazes de servi-lo apropriadamente."

krsnare sevana lagi jada rase mise na
rasodaya kona jive sisya bhddhi kore na

"A pessoa nunca deveria misturar suas atividades com os humores contaminados materialistas com o objetivo de servir a Krishna. Depois que rasa despertou de fato, a pessoa nunca indulge na mentalidade de considerar qualquer outra alma como discípulo."

rasika bhakata raja kabhu sisya kore na
rasika janera sisya ei bhava chade na

"O devoto mais elevado, que é como um rei entre os rasikas peritos em saborear os humores devocionais, nunca pensa que tem discípulos. O estudante de um tal rasika, contudo, nunca abandona o humor de ser o discípulo deste devoto exaltado."

saddhana chadile bhava udaya to haya na
raganuga janile i dadhana to chade na

"Se as práticas preliminares do serviço devocional (sadhana) forem negligenciadas, então o despertar das emoções estáticas (bhava) jamais pode acontecer. Mesmo quem atingiu a realização do serviço devocional espontâneo (raganuga-bhakti) nunca deve abandonar a prática dos princípios regulativos do serviço devocional."

bhava na hoile kabhu rasodaya haya na
age rasodaya pare ratyudaya haya na

"Sem antes experimentar bhava, nunca podem surgir as emoções estáticas do amor divino, rasa. A realização de rasa nunca ocorre antes do desenvolvimento de rati, o apego espiritual."

age ratyudaya pare sraddhodaya haya na
rasabhista labhi pare sadhana to haya na

"A pessoa nunca deve pensar que rati desperta primeiro, e que sraddha se desenvolve depois. Nem deveria pensar que depois de atingir o estado de estar profundamente embebido em rasa, esvai-se a necessidade de praticar o sadhana."

samafrira amilane sthayi bhava haya na
sthayi bhava vyatireke rase sthiti haya na

"Na ausência dos elementos constituintes necessários do processo de bhakti (tais como anartha-nivritti, nistha, ruchi, etc.), a pessoa nunca pode ficar fixa em seu próprio e eterno sthayi-bhava (um dos cinco principais humores). Na falta de sthayi-bhava e de seus elementos necessários, a pessoa nunca se situa em seu rasa eterno."

bhoge nama jade sradha chit prakasa kore na
name sradha na hoile jada bhddhi chade na

"Aqueles cujas mentes estão absortas no espírito de desfrutar da matéria, e que têm uma fé materialista, jamais podem experimentar a revelação da pura consciência espiritual. Sem fé absoluta nos Santos Nomes do Senhor, não se pode descartar a mentalidade mundana."

jada buddhi na chakile nama krpa kore na
nama krpa na korile lila suna jaya na

"Aquele que reluta em abandonar sua mentalidade materialista jamais receberá a misericórdia do puro Santo Nome do Senhor Krishna. Sem primeiro receber a misericórdia do Santo Nome, a pessoa nunca deve ouvir as recitações a respeito dos passatempos confidenciais
de Krishna."

namake janile jada kama dura haya na
rupake janile jada kama dura haya na

"A pessoa que pensa que o Santo Nome de Krishna é mundano jamais pode se livrar da luxúria. A pessoa que pensa que a forma transcendental de Krishna é mundana jamais pode se livrar da luxúria."

gunake bujhile jada kama dura haya na
lilake purile jada kama dura haya na

"A pessoa que pensa que as qualidades divinas de Krishna são mundanas jamais pode se livrar da luxúria. A pessoa que pensa que os passatempos eternos de Krishna são mundanos jamais pode se livrar da luxúria."

name jada vyavadhane rupodaya haya na
name jada vyavadhane gunodaya haya na
jada bhoga vyavadhane lilodaya haya na

"Enquanto a consciência estiver bloqueada por concepções materiais, a forma pura e transcendental de Krishna nunca pode ser realizada por meio do cantar dos Santos Nomes. Enquanto a consciência estiver bloqueada por concepções materiais, as qualidades puras e transcendentais de Krishna nunca podem ser realizadas pelo cantar do Santo Nome. Enquanto a consciência estiver bloqueada pelo desfrute de objetos materiais, então os passatempos transcendentais e puros de Krishna nunca podem ser realizados."

araradha vyavadhane rasa labha haya na
aparadha vyavadhane nama kabhu haya na

"Devido ao bloqueio causado pelas ofensas (aparadha), a pessoa nunca pode atingir o fluxo dos humores devocionais puros. Devido ao bloqueio causado pelas ofensas, a pessoa nunca pode experimentar o puro Santo Nome do Senhor."

vyavahita lila ganekama dura haya na
aparadha vyavadhane siddha deha paya na

"A pessoa que está coberta por ofensas pode cantar os passatempos do Senhor, mas isso nunca acabará com a luxúria que arde em seu coração. Devido ao bloqueio das ofensas, nunca será obtido o corpo espiritual (siddha-deha)."

sevopakarana karne na sunile haya na
jadopakarana dehe lila sona jaya na

"Se a pessoa não ouvir os detalhes apropriados da ciência devocional (por meio da sucessão discipular), então nunca poderá ser executado o serviço genuíno ao Senhor. A pessoa que está absorta nos vários ingredientes materiais que formam o conceito corpóreo de vida nunca será capaz de ouvir os passatempos transcendentais do Senhor."

sevaya unmukha hale jada katha haya na
natuva cin maya katha kabhu sruta haya na

"Quando a pessoa sente entusiasmo de render o serviço devocional puro constantemente, nunca existe qualquer possibilidade de ela se viciar em conversas para passar o tempo sobre tópicos relacionados ao mundo mundano. Por outro lado, se a pessoa não estiver assim entusiasmada por render serviço devocional puro e constantemente, então jamais deve ouvir os tópicos confidenciais a respeito do mundo espiritual oniconsciente."
____________________________________________________________
*Nada de intoxicação, sexo ilícito, jogos de azar e comer carne. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cante este mantra e seja feliz:

Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare
hare krishna !reverencias a todos os leitores e devotos do senhor krishna !

este blog esta em construção , vou tentar condensar aqui as aulas do site bhakti brasil que encontrar on line .jaya srila gurudeva !

Yuga Acarya Srila Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaja Ki Jay Ho!!!