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quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Sri Guru – Mais pesado que Deus



Muito rapidamente, em poucos anos, Srila Bhaktivedanta Swami
Maharaja pregou pelo mundo – nas montanhas, nas ilhas, no norte,
leste, sul e oeste. Eu vejo suas glórias em todos os lugares.
Embora Srila Swami Maharaja de fato tenha vindo como um
representante de nosso guru-parampara, muitas pessoas desejam que
ele seja o único guru. Eles querem que exista um único guru – para o
passado, presente e futuro. Eles querem negar nosso guru-parampara.
Isso é muito ruim; e não devemos seguir isso. Primeiramente,
deveríamos saber o que é guru-tattva.
Guru significa "pesado", mais que qualquer coisa neste mundo – até
mesmo mais que o próprio Krsna. Algumas vezes Krsna pode vir àquele
guru e tomar a poeira de seus pés – isto é possível. Está escrito no
Sri Gita-govinda de Srila Jayadeva Gosvami que Krsna disse à Srimati
Radhika: "Dehi-pada-pallavam-udharam – por favor seja misericordiosa
e coloque Seus pés de lótus sobre Minha cabeça. Seja generosa
coMigo." Krsna às vezes também diz isto para as gopis que servem
mais Srimati Radhika do que Ele. Ele pode orar a Elas: "Por favor
coloque a poeira de seus pés sobre minha cabeça." Isto é guru-tattva.
Em outras palavras, todos os gurus puros na linha discipular de
Srila Rupa Gosvami, em suas formas espirituais perfeitas, são gopis
criadinhas de Srimati Radhika. O tema guru-tattva é a essência de
toda nossa literatura de bhakti. Este tema é muito sério, e por isso
você deve ouvi-lo com o âmago de seu coração. Só poderemos adorar
Krsna após termos adorado guru.
Todos nós neste mundo tornarmo-nos avessos à Krsna. Embora aceitemos
ou não, isto é verdade. Embora estejamos sofrendo muito, não podemos
realizar isto. Por que não? Bebemos uma grande quantidade do álcool
de maya que nos tornou completamente enlouquecidos; e nesta loucura,
pensamos ser muito felizes. Você deveria saber que um dia terá que
deixar este corpo e tudo que coletou neste mundo. Um dia certamente
você envelhecerá. A velhice está ansiosamente esperando para abraçar
você, e nenhum de vocês poderão escapar disto. Um devoto do calibre
de Sri Narada Muni pode livrar-se desta maya e da apresentação de
velhice, mas vocês não são como Narada Muni. Você terá que sofrer se
não for cuidadoso.
Está declarado nos Vedas:

yasya deve para bhaktir
yatha deve tatha gurau
tasyaite kathita hy arthah
prakasante mahatmanah
(Svetasvatara Upanisad 6.23)

Somente para estas grandes almas que tem uma fé implícita tanto no
Senhor quanto no mestre espiritual, tem o conhecimento Védico
automaticamente revelado.

Esta instrução foi dada desde tempos antigos: "Yasya deve para
bhaktir." Aqueles que estão sofrendo e que desejam ser felizes neste
mundo e no próximo, especialmente aqueles que vivem nesta presente
era de discórdia e hipocrisia chamada Kali-yuga, devem servir Krsna,
o Senhor Supremo. E, nada além dEle, tais pessoas devem servir o
gurudeva fidedigno. Aqui neste verso a palavra para-bhakti foi
usada, e devemos, portanto conhecer seu significado:

anyabhilasita-sunyam jñana-karmady-anavrtam
anukulyena krsnanu-silanam bhaktir uttama
(Bhakti-rasamrta-sindhu 1.1.11)

O cultivo de atividades que se destinam exclusivamente para o prazer
de Sri Krsna, ou em outras palavras, o fluxo ininterrupto de serviço
a Sri Krsna, realizado através de todos os esforços do corpo, mente
e fala e através da expressão de vários sentimentos espirituais
(bh€vas), que não está encoberto por jñ€na (conhecimento visando =
a
liberação impessoal) karma (atividades que visam recompensas
materiais) e que está desprovido de todos os outros desejos além do
de trazer felicidade a Sri Krsna, é chamado uttam€-bhakti, serviço
devocional puro.

Para-bhakti é o contínuo, ininterrupto fluxo de atividades
realizadas pelo corpo, mente, palavras e sentimentos (bhavas), as
quais são executadas unicamente para o benefício de Krsna. Tais
atividades não são perturbadas ou encobertas por jñana (especulação
mental ou conhecimento visando liberação impessoal) e karma (o
desejo de desfrutar os frutos de suas atividades), e é realizada sob
a guia do guru-tattva. Se há uma deficiência dos sintomas acima nas
atividades do devoto, mas bhakti está em certo grau, podemos ainda
chamá-la bhakti – mas não para-bhakti.
Os Vedas nos dizem que para-bhakti é certamente aplicada à Krsna,
mas primeiramente deve ser aplicada ao guru. Se você não tem um
guru, todas suas atividades devocionais são zero; apenas frutos
mundanos virão. Se alguém pensa: "Eu estou cantando, lembrando e
realizando arcana (adoração regulada à Deidade)", mas se não foi
verdadeiramente iniciado por um guru fidedigno, os frutos de suas
atividades são apenas mundanos. Intoxicado pelo desfrute sensorial
tais pessoas podem pensar que se tornarão felizes, mas de fato não
poderão. Está declarado no sastra:

brahmanda bhramite kona bhagyavan jiva
guru-krsna-prasade paya bhakti-lata-bija
(Sri Caitanya-caritamrta, Madhya-lila 19.151)

De acordo com seu karma, todas as entidades vivas estão vagando pelo
universo inteiro. Muitas delas são elevadas a sistemas planetários
superiores, e algumas vão para sistemas planetários inferiores.
Outras dessas muitos milhões de entidades vivas errantes, que são
muito afortunadas, tem a oportunidade de associar-se com um mestre
espiritual fidedigno pela graça de Krsna. Pela graça de ambos, a de
Krsna e a do mestre espiritual, tais pessoas recebem a semente da
trepadeira do serviço devocional.

Qual é o significado de guru-krsna-prasade? Isto geralmente
significa aquele que pode receber bhakti-lata-bija – a semente de
parabhakti – pela misericórdia combinada do guru e Krsna. Nesta
conexão, entretanto, há um outro significado. Aqui o significado é
que o guru fidedigno é uma manifestação do próprio Krsna. Krsna não
pode vir até nós, mas o guru pode, como Srila Bhaktivedanta Swami
Maharaja veio e viajou por toda parte. Você deve realizar que a
misericórdia de Krsna primeiro manifesta-se como a misericórdia do
guru. De um guru fidedigno, que é o próprio Krsna como Sua
manifestação (asraya-vigraha), podemos receber a semente de bhakti.
O que é a semente de bhakti? É krsna-seva-vasana, o desejo de servir
Krsna. Este desejo vem apenas por gurudeva, o Vaisnava fidedigno, e
não importa se ele está agindo como siksa-guru ou diksa-guru. Ele
pode agir como a siksa-guru no caso do discípulo que foi iniciado
por um guru fidedigno mas que não pode receber sua siksa. A semente
da trepadeira de bhakti surge deste gurudeva de alta classe, e isto
é o que o sastra declara:

yasya deve para bhaktir
yatha deve tatha gurau
tasyaite kathita hy arthah
prakasante mahatmanah

Pode-se conhecer Krsna somente por gurudeva, e se um guru não é
fidedigno, Krsna não pode ser conhecido. Entre as 64 ramificações de
bhakti descritas no Sri Bhakti-rasamrta-sindhu, as quatro primeiras
estão relacionadas à sri gurudeva. A primeira é guru-padasraya, que
significa a aceitar o abrigo dos pés de lótus de gurudeva, este
abrigo é obtido através da audição. Que é a iniciação harinama no
sentido real. Aqueles que se abrigam em tal guru podem progredir
rapidamente em bhakti. Após guru-padasraya, há diksa e siksa. Diksa
significa iniciação e siksa significa instrução. O discípulo inicia
compreendendo as instruções de seu gurudeva, e então ele tentará
segui-las. Você deve tomar iniciação do guru, mas seja muito
cauteloso. Se um guru é fidedigno e você tem dúvidas sobre seu
caráter ou ensinamentos, Krsna nunca aceitará você.

yasya prasadad bhagavat-prasado
yasyaprasadan na gatih kuto 'pi
dhyayam stuvams tasya yasas tri-sandhyam
vande guroh sri-caranaravindam
(Sri Gurvastakam 8)

Somente pela misericórdia de sri gurudeva pode-se receber a
misericórdia de Krsna; sem a sua graça as entidades vivas não podem
fazer nenhum avanço ou serem liberadas. Eu medito três vezes por dia
nas glórias de sri gurudeva e recito stava-stuti (preces) aos seus
pés de lótus.

ajñas casraddadhanas ca
samsayatma vinasyati
nayam loko 'sti na paro
na sukham samsayatmanah
(Bhagavad-gita 4.40)

Pessoas ignorantes ou sem fé que duvidam das escrituras reveladas
não obtém a consciência de Deus; elas caem. Para a alma incrédula
não há felicidade neste mundo nem no próximo.

Supondo que um guru é fidedigno, e ele está pregando e servindo seu
gurudeva. Se duvidar dele e pensar: "Meu gurudeva é um homem
ordinário e ele não sabe isto ou aquilo", ou "Eu sei mais que ele,
pelo menos em coisas ordinárias materiais", tal pessoa cairá da
consciência de Krsna e não será possível salvá-la. Devemos ser muito
cuidadosos não nos associando com tal pessoa. Além de não associarmo-
nos com qualquer um que se associe com este tipo de pessoa
desprezível. Tente agir como agiria se estivesse evacuando. Se
pudermos evacuar facilmente, seremos felizes. Sentimos um grande
alívio nesta ação. Se o excremento permanece dentro do corpo,
ficaremos agitados. Não seremos capazes de executar bhakti ou
qualquer outra coisa. Similarmente, você deve seguramente abandonar
a má associação por sua vida inteira. Se você deseja bhakti, e se
deseja tornar-se consciente de Krsna, então não se misture com
aquelas pessoas que duvidam de um guru que é fidedigno, que está
servindo seu gurudeva, e que está pregando pelo mundo. Srila
Bhaktivedanta Swami Maharaja tinha muitos milhares de discípulos,
mas muitos deles abandonaram completamente a consciência de Krsna
devido às suas dúvidas.
Você pode ter ouvido os nomes de Dronacarya e Ekalavya. Ambos
estavam presentes neste mundo há 5.000 anos atrás, na ocasião dos
passatempos de Krsna aqui. Ekalavya foi à Dronacarya e disse-
lhe: "Eu aceito você como meu guru." Dronacarya respondeu, "Eu sabia
que viria até mim mesmo antes de chegar. Eu conheço seu coração e
sua pulsação; você é muito contrário aos bhaktas puros e por isso
não te ensinarei a arte do arco e flecha." Ekalavya então disse: "Eu
te aceitei como meu guru, então devo aprender algo sobre arco e
flecha de você." Dronacarya novamente recusou e disse: "Eu não posso
dar lições à você. Se você aprender a arte do arco e flecha, você se
tornará um fardo para o mundo inteiro."
Ainda determinado, Ekalavya foi para a floresta e fez uma estátua
de barro de Dronacarya. Ele ofereceu pranama para a estátua,
repetidamente pegando a poeira dos pés da estátua, Ele começou a
praticar arco e flecha com grande fé. Praticando arco e flecha
enquanto realizava regularmente arcana e oferecia flores à
Dronacarya, Ekalavya tornou-se um mestre. Então, um dia, Dronacarya
foi para a floresta e viu Ekalavya, e ficou atônito ao ver que ele
havia se tornado um arqueiro de alta classe. Quando Ekalavya viu
Dronacarya, ele caiu a seus pés de lótus e disse-lhe: "O que
aprendi, aprendi de você." Dronacarya então disse à Ekalavya, "Se
você realmente aprendeu arquearia de mim, então quero algum guru-
daksina." Ekalavya disse: "O que desejar, estou preparado para te
dar. Também estou preparado à dar minha vida se você desejar."
Dronacarya respondeu: "Eu quero o polegar da sua mão direita." Você
não será capaz de fazer isso se for questionado por seu gurudeva
sobre o que fazer, mas Ekalavya fez isso imediatamente.
Ekalavya ainda podia atirar com os quatro dedos restantes, mas qual
foi o resultado? Durante a batalha do Mahabharata ele queria lutar
com Krsna e matá-lO; Conseqüentemente, Krsna pegou Sua Sudarsana
cakra e muito facilmente cortou fora sua cabeça.
Neste contexto, a sraddha, fé, de Ekalavya é comparada a um pote de
barro. Se colocarmos o pote no fogo, ele irá rachar. A sraddha de
Ekalavya é como o barro. Ele era egoísta e queria arruinar os
devotos, e devido à razão anterior sua sraddha em fazer e adorar uma
estátua de Dronacarya realmente não era sraddha. Nossa sraddha não
deve ser como a de Ekalavya; Deve ser como a de Arjuna. Sempre
lembrando disto e não se associando com Ekalavya. Muitos devotos
ignorantes, que de fato não são devotos, são chamados filhos ou
discípulos de "Ekalavya". Devemos sempre ser muito cuidadosos em não
nos conceituarmos falsamente como bons discípulos.

Muitos poderão me perguntar: "Se um guru não é um uttama-adhikari,
como ele poderá ajudar seus discípulos? Eles podem falar e portar-se
incorretamente." A resposta a tal dúvida é que se um guru está no
estágio final de madhyama-adhikari, se ele é um madhyama-uttama, se
é muito sincero e continuamente serve seu uttama-adhikari gurudeva,
e ele não te desejos mundanos, muito rapidamente ele se tornará um
uttama-adhikari. Mahaprabhu confirmou esta verdade no festival de
Ratha-yatra enquanto falava aos moradores de Kulina-grama. Não
duvide disto.
Krsna disse no Bhagavad-gita (9.23):

ye 'py anya-devata-bhakta
yajante sraddhayanvitah
te 'pi mam eva kaunteya
yajanty avidhi-purvakam

Aqueles que são devotos de outros deuses e adora-nos com fé na
realidade adoram apenas a Mim, ó filho de Kunti, mas eles o fazem de
maneira errada.

Krsna disse à Arjuna que se uma pessoa adora um semideus com fé
firme com a finalidade de satisfazer seus desejos materiais,
pensando: "Certamente ele satisfará meu desejo", tal pessoa na
verdade está adorando o próprio Krsna, mas de uma forma errada.
Alguém pode tocar o seu próprio nariz diretamente e outra pessoa
pode tocá-lo fazendo com que a mão e os dedos passem ao redor da
cabeça antes de tocar o nariz. Similarmente, os desejos de tais
pessoas podem ser satisfeitos por Krsna sozinho, quer sejam
satisfeitos sendo solicitados diretamente a Ele ou sejam satisfeitos
indiretamente por se suplicar aos semideuses. Na realidade é Krsna
que dá essas bênçãos. Os devatas não são poderosos; eles são
incapazes de dar qualquer benção.
Da mesma forma, um guru pode ser madhyama-uttama, um madyama-
adhikari no estágio final; Ele pode ainda não ser siddha (uma alma
perfeita, auto-realizada) como Sri Narada Muni, Srila Sukadeva
Gosvami, e outros. Neste caso, se ele é um devoto sincero e se um
discípulo segue-o com grande fé, o que trará como fruto a adoração
do discípulo? Um madhyama-adhikari não pode dar isso. Se é um uttama-
adhikari como Narada si ou Sri Sukadeva Gosvami ou Srila Rupa
Gosvami, ele pode dar isso rapidamente, mas um madhyama-adhikari não
pode. O madhyama-adhikari guru fala hari-katha e ocupa seus
discípulos de tal forma que eles possam avançar em bhakti. Qual é o
resultado? Se alguém tem profunda fé em tal guru, O próprio Krsna
certamente lhe dará o fruto, e este fruto será transcendental. Krsna
dará ao discípulo o fruto da associação e abrigo de um uttama-
adhikari guru. Para um devoto iniciado por um madhyama-adhikari
guru e que realmente deseja atingir a meta mais elevada, Krsna dá a
associação e misericórdia de um uttama guru que pode abençoar o
discípulo com a meta. Tentem entender isso. Não é muito simples de
compreender, mas tentem. Vocês não devem tem dúvidas sobre isso.
Uttama-adhikari gurus não estão facilmente disponíveis; eles são
muito raros neste mundo. Além do mais, mesmo que estejam
disponíveis, a maioria das pessoas não podem reconhecê-los. Por
exemplo, Sri Sukadeva Gosvami estava nu, e Sri Vamsidasa Babaji
colocava espinhas de peixe e outras coisas abomináveis do lado de
fora do seu bhajana-sthali. Você pode não ser capaz de saber se
Srila Gaura Kisora dasa Babaji Maharaja é um uttama maha-bhagavata.
Se um madhyama-uttama guru que está sob a guia de um uttama-adhikari
guru disser a você, ou um uttama-adhikari fazendo o papel de um
devoto no estágio de madhyama-adhikari disser a você, então você
será capaz de compreender. Devemos ser muito, muito cuidadosos com
isso. Não tenha nenhuma dúvida em tal guru. Se ele é madhyama-
uttama, pode ajudar muito neste sentido. O avançado madhyama-
adhikari muito rapidamente atingirá o estágio de rati (bhava), como
Bharata Maharaja e Ambarisa Maharaja. Se uma pessoa duvida disso,
não se associe com tal pessoa. Sua associação deve ser abandonada
assim como se abandona o excremento após defecar.

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Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare
hare krishna !reverencias a todos os leitores e devotos do senhor krishna !

este blog esta em construção , vou tentar condensar aqui as aulas do site bhakti brasil que encontrar on line .jaya srila gurudeva !

Yuga Acarya Srila Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaja Ki Jay Ho!!!