Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

sábado, 3 de setembro de 2011

O CASAMENTO DE RADHA E KRSNA -Novembro de 2002

Tridandisvami Bhaktivedanta Narayana Maharaja



Varsana: 9 de Novembro de 2002

Esta é uma palestra atrasada do período de Kartika para inspirar os devotos a virem ao longo deste ano. Foi dado durante o Parikrama de Vraja Mandala em Varsana. Lá, Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaj contestou a uma usual concepção errônea entre muitos Vrajavasis, que Radha e Krsna foram efetivamente casados em uma cerimônia oficiada pelo Senhor Brahma. Esta concepção errônea foi apresentada por um panda ( brahmana estudioso e historiador ) o qual acompanhou o grupo do parikrama aos vários lugares de passatempos em Varsana. O panda também referiu-se a Srimati Radharani como Matesvari, o qual é um título que significa a Mãe Suprema ou deusa. Srila Maharaj contestou este título, o qual é acurado de um ponto de vista filosófico, mas inconsistente com o humor dos servos de Sri Sri Radha e Krsna em seus passatempos de Vrndavana.

Todas as glórias a Sri Guru e Gauranga! Agora nós estamos em Varsana-dhama. Eu contei a vocês sobre as glórias de Varsana , e quero falar sobre radha-tattva. Srimati Radharani é a amada de Krsna , mas Ela não é uma mulher comum com desejos luxuriosos , como vemos nos relacionamentos entre os namorados e namoradas mundanos. Ela é antaranga-sakti ( potência interna ) do Senhor Krsna.Nós queremos discutir o que Ramananda Raya explicou sobre radha-tattva, krsna-tattva, rasa-tattva, prema-tattva e vilasa-tattva, e também o que o capítulo quatro do Adi-lila do Sri Caitanya Caritamrta declara a respeito destes importantes tópicos. Além do mais , Srila Rupa Gosvami e Srila Ragunatha dasa Gosvami deram mais explicações sobre radha-tattva do que você se encontra em qualquer outro lugar , e vocês devem tentar aprender de todas explicações deles profundamente.

Temos muitos sábios eruditos aqui e eu estou solicitando que cada um deles não fale mais do que quinze minutos para oferecer seu puspanjali (oferecimento de flores de palavras de louvores sinceras). Eu quero que todos tenham uma oportunidade de falar. Estamos aqui por somente três dias. Amanhã nós estaremos indo para Kamyavana e podemos não retornar após às 17h00 horas , então poderíamos não ter aula amanhã à noite. No dia seguinte iremos para Uccha-gaon , e no terceiro dia iremos para vários lugares ao redor de Nandagaon. Só teremos tempo para as aulas depois que
retornarmos de Nandagaon e Uccha-gaon , então eu quero discutir aqui radha-tattva, bhakti tattva, prema bhakti , assim por diante. Amanhã vocês estarão indo para Kamyavana , Charan Pahari, Vimala Kunda , Bhojansthali , Setabandu , Vrnda-devi , Radha-Govinda , Gopinatha , Madana-Mohana , Panca-pandava , Draupadi Kunda, e muitos outros lugares . Tirtha Maharaj , que conhece todos os passatempos destes lugares, e também , nosso panda , irão estar lá. Se vocês forem , as bênçãos do dhama virão para vocês automaticamente.

Se vocês ouvirem as narrações e explicações dos doces passatempos de Radha-Krsna durante o parikrama , vocês irão ser infundidos com toda energia transcendental ; então vocês deveriam tentar ir. Estou também solicitando que vocês deêm daksina ( uma doação ) para nosso panda , e ele ficará satisfeito com qualquer doação que você lhe der. Algumas pessoas tem um falso orgulho e falso ego porque elas tomaram nascimento em Vrndavana e pensam ser Vrajavasis. Porém , se eles não tem os humores interno de Nanda Baba , Yasoda-maiya e todos os associados eternos de Krsna , eles não são Vrajavasis. Os reais Vrajavasis são aqueles que tem o humor dos Vrajavasis como Nanda Baba. Yasoda-maiya, os sakhas ( amiguinhos ) de Krsna e especialmente o humor das dasis ( criadas ) de Sri Radha. Eu não quero ouvir Srimati Radhika referida como Matesvari Radha ( A Mãe Suprema ). Isto é muito equivocado. A maior parte das pessoas na Vraja transcendental pensam em Vrsabhanu Maharaj como irmão deles e em Lali ( termo de afeição para Radha , que significa filha ) como sua amada filha. Outros pensam de Radhika em amizade e Krsna pensa nela como sua amada. Como poderia ela alguma vez vir a ser Matesvari , ou mãe ? Esta concepção é muito equivocada. Eu peço ao nosso amável panda , para desculpar-me. Ela poderia ser Matesvari em um sentido , mas em Vraja não há lugar para esta palavra Matesvari ; não existe tal coisa. Não há humor de opulência aqui em Varsana , a atmosfera é sempre muito natural e doce.

Então, os assim chamados Vrajavasis irão contar a vocês que Radha se casou com Krsna , mas isto está errado. No Brahma-vaivarta Purana está escrito que Brahmaji veio para Vrndavana e celebrou a cerimônia de casamento de Radha e Krsna , na qual Lalita e Visakha cantaram algumas canções de casamento. Mas, como é que um casamento real acontece? A mera presença de um purohit (sacerdote) não é o bastante. Alguém deve formalmente conceder uma garota em caridade e este ritual cerimonial é chamado de kanya-dana. Vemos a presença de Vrsabhanu Maharaj e Kirtida em Bhandiravana ( o lugar onde ocorreu o casamento) ? Também , Nanda Baba e Baladeva deveriam ter tomado parte na procissão do casamento juntamente com o noivo. Esteve um ou outro presente lá? Haviam quaisquer outros Vrajavasis que não as jovens gopis presentes? Se não , como foi que esta cerimônia de casamento aconteceu? Poderíamos dizer que uma troca de guirlandas aconteceu e , que isto está de acordo , isto é conhecido como um casamento Gandharva . Mas , se um casamento real tivesse acontecido , a noiva deveria ter ido para a casa do seu marido.

Radhaji alguma vez foi para a casa de Yasoda-maiya em Nandagaon como nora? Se a resposta pudesse ser Sim , então o que poderia separar o humor e lila de Satyabama e de Rukmini do de Srimati Radharani? Não existiria diferença. Mas , Rukmini e Satyabama são meramente expansões dos pés de lótus de Srimati Radharani. É verdade que os arranjos de casamento estavam acontecendo. Planos estavam sendo feitos para o casamento de Radha e Krsna , mas Yogamaya Purnamasi devi veio e colocou um impedimento naquele casamento. Ela disse para os pais, Este casamento não pode acontecer. A carta astrológica deles não é compatível ; a nakshatra deles ( constelações ) não estão bem combinada.Um importante sinal está ausente , de modo que a disposição é inauspiciosa para o casamento deles. Não, não. Este casamento não deveria acontecer. Abhimanyu, o filho de Jatila, é da mais rica família em Vraja. Ele é completamente qualificado , muito capaz e dotado com todas as boas qualidades. Ele deve casar-se com Ela .

De que maneira este casamento de Radhika e Abhimanyu aconteceu? Aconteceu entre chaya ( imagens da sombra ) - sombra de Krsna , Abhimanyu , casou com a sombra de Radha. Suponhamos a guisa de argumento , digamos que Radhika de alguma maneira casou com Krsna. Mas , então e as outras gopis? O Srimad Bhagavatam declara :

pati-sutanvaya-bhrata-bandhavan
ativilanghya te nty acyutagatau
gati-vidas tavodgita-mohitau
kitava yonitau kas tyajen nisi


[ Querido Acyuta , você sabe muito bem por que viemos até aqui. Quem , senão um trapaceiro como você poderia abandonar mulheres jovens que vieram vê-lo no meio da noite, encantada pelo som alto de sua flauta? Só para vê-lo, rejeitamos por completo nossos maridos, filhos , ancestrais, irmãos e outros parentes ; ( SB 10.31.17 ) ]

No comentário do Srimad Bhagavatam , todas as gopis estão dizendo que todas elas deixaram seus maridos. O Srimad Bhagavatam é uma escritura autêntica, seu comentário não pode ser falso. Este relacionamento especial entre Krsna e todas as gopis é descrito pelo Srimad Bhagavatam afora. Por exemplo, Krsna fala às gopis quando ele retorna após seu desaparecimento na dança da rasa:

na paraye ham niravadya-samyujam
sva-sadhu-krtyam vibudhayusapi vah
ya mabhajan durjara-geha-srnkhalah
samvrscya tad vah pratiyatuh sadhuna

[ “ Não sou capaz de pagar minha dívida por seus imaculados serviços , mesmo que para tal tivesse toda uma vida de Brahma. Sua conexão comigo é incensurável. Vocês têm me adorado , cortando todos os laços familiares, os quais são difíceis de romper. Por esta razão , por favor, que suas próprias ações gloriosas sejam suas recompensas.”( SB 10.32.22 ) ]

Durjara-geha-srnkhala . Isto significa que as gopis deixaram seus maridos, e e está escrito em muitos outros lugares no Srimad Bhagavatam que as as gopis de Krsna deixaram seus maridos para se encontrarem com ele na Dança da Rasa. Nós nunca ouvimos que Srimati Radharani ou as gopis se casaram com Krsna; senão esta citação do Srimad Bhagavatam seriam falsas.


Por motivo da rasa, é que elas tinham uma inclinação natural a Krsna como seu amado, ao invés de como seu marido. Rukmini não tem este mesmo sentimento; após o casamento dela com Krsna, Rukmini desenvolveu um humor reverencial. Em comparação, como as gopis se comportam? Elas são hladini-sakti de Krsna neste mundo, como também, no mundo espiritual e em todos os mundos nos quais elas possam aparecer. O relacionamento delas é imutável. Krsna reverencia sua cabeça nos pés de Radhika. Ele oferece sua flauta, seu bastão e todas as suas posses aos pés delas. Quando Srimati Radhika coloca a poeira dos seus pés na cabeça de Krsna , o mahavar ( pintura vermelha do pé ) deixa a marca na testa Dele. O que está escrito lá naquela marca ? Radha. E quem escreveu isto no pé dela? Krsna= Krsna tem o nome Radha estampado em sua testa , e isto o satisfaz imensamente. Rukmini e Satyabhama não podem fazer isto, porque após o casamento elas desenvolveram um sentimento reverencial pelo marido como mestre ou senhor delas. Se Radhika tivesse sido casada com Krsna, ela deveria ter desenvolvido este humor e se comportado de acordo.

Algumas pessoas não entendem este ponto e por esta razão, tem uma concepção incorreta. Mesmo nosso erudito panda, uma inteligente pessoa, apoia a idéia de que aconteceu o casamento entre Radha e Krsna. Tais pessoas não tem conhecimento ou realização de rasa-tattva, e por isto falam assim.

Tenho me oposto a tais idéias , e escrevi um livro sobre isto. Dê este livro para eles; deixe-os lê-lo. Eles não leram as obras de Srila Rupa Gosvami , Srila Sanatana Gosvami, Srila Raghunatha dasa Gosvami, Srila Jiva Gosvami, tampouco leram o Sri Caitanya Caritamrta. Se alguém não tem a associação dos associados de Sri Caitanya Mahaprabhu, irá ter concepções errôneas tal como a idéia de que Srimati Radhika é Matesvari. Eu sou um servo dos pés de lótus de Radhaji:

bhajami radham aravinda-netram
smarami radham madhura-smitasyam
vadami radham karuna-bharardram
tato mamanyasti gatir na kapi

[Eu adoro Radha de olhos de lótus. Medito em Radha sorrindo docemente. Glorifico supremamente a misericordiosa Radha. Ela é a única meta de minha vida . Não tenho nenguma outra meta .” ( Sri Sri Radhikastottara-sama-nama-stotra, text 131, por Raghunatha dasa Gosvami)]

radha-bhajane jadi mati nahi bhela
krsna-bhajana tava akarana gela
atapa-rohita suraya nahi jani
radha-virahita madhava nahi mani

[Se seu desejo por servir Srimati Radhika não acontece, então sua chamada adoração a Krsna é inútil. Eu nunca soube do sol sem luz solar, então eu não gosto de considerar Madhava sem Radha .( Sri Radhastakam Song 8 Srila Bhaktivinoda Thakura)]


sri-rupa-manjari-karacita-pada-padma
gosthendra-nandana-bhujarpita-mastakayah
ha modatah kanaka-gauri padaravinda
samvahanani sanakais tava kim karisye



[ Como Sri Rupa Manjari massageia suas mãos, Ó você, que é tão belacomo o ouro, eu irei alegremente e gentilmente massagear seus pés de lótus enquanto você descansa sua cabeça entre os braços do príncipe de Vraja,? (Sri Vilapa Kusmanjali Text 72 , por Srila Rupa manjari dasa gosvami)] Radhe Radhe Radhe Jaya Jaya Jaya Sri Radhe ! Não há nada mais. Quando Krsna ouve o canto do nome de Sri Radha, Ele vai imediatamente,como que automaticamente, para aquele lugar. Quando Krsna vem para o Kunja de Radhaji, as dasis dela como Rupa manjari , e também suas amigas , podem dizer:

Jahi Madhava, Jahi Madhava, Jahi Kesava! ma bada kaitavabaadam; Vá embora Madhava, vá embora . Vá embora Kesava! Quando Krsna vem, se Srimati Radharani está em maan ( humor de zanga ). Ela não irá deixar que aquela pessoa negra venha para dentro do seu kunja. As dasis dela como Rupa Manjari irão ralhar com Krsna, dizendo: Vá embora imediatamente ! Então krsna irá implorar a elas, Por favor, arranje-me um encontro com Radhaji . Ó , deixe-me encontrar minha Svamini.Esta é a glória de Srimati Radhika. Vocês são tão afortunados por virem a Vrndavana com nosso grupo de parikrama na associação de vaisnavas rasikas. Vocês são tão afortunados. Vocês teram que estar prontos amanhã pela manhã por volta das 6:30. Se se atrazarem , os ônibus já terão partido e vocês não serão capazes de viajar.

Gaura Premanande !

Consultor Editorial: Sripad Madhava Maharaja and Brajanatha dasaTranscritora: Vasanti dasi Tradução do Hindi (partes da palestra foi falada por Srila Maharaja em Hindi): Akilesh dasa

Editor: Janardana dasa
Assistante editor: Syamarani dasi
digitação: Anita dasi
Supervisão geral : Kunja Bihari das
Traduzido para o português : consultores e equipe
Revisão : Laksmikanta das e Sarva Laksmi devi dasi
Digitação e organização : Govinda dasi

fonte

http://www.guardioes.com/casamento_radha.htm

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cante este mantra e seja feliz:

Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare
hare krishna !reverencias a todos os leitores e devotos do senhor krishna !

este blog esta em construção , vou tentar condensar aqui as aulas do site bhakti brasil que encontrar on line .jaya srila gurudeva !

Yuga Acarya Srila Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaja Ki Jay Ho!!!