Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A MISERICÓRDIA DE SRI RUPA



por Srila Gurudeva


Palestra de Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja

Vrndavana, 6 de agosto de 1998.

As abelhas (grandes almas), intoxicadas por beberem o mel dos pés de
lótus do Senhor Supremo, estão loucamente ocupadas em cantar e dançar
as glórias dEle. Sussurrando desta maneira, algumas gostas de mel tem
caído de suas bocas e se espalhado em todas as 4 direções. Inclusa
aqui, algumas daquelas gotas foram coletadas muito cuidadosamente,
para minha purificação final. Deste lugar, adoro a poeira dos pés de
lótus daquelas grandes almas repetidamente. (Sri Sri Prapanna-
jivanamrtam, Pujyapada Srila B.R. Sridhara Maharaja)

Sri caitanya mano'bhistam sthapitam yena bhutale
svayam rupah kada mahyam dadati sva-padantikam

Quando Sri Rupa Gosvami, o associado querido de Sri Caitanya
Mahaprabhu, me concederá o refúgio de seus pés de lótus? Ele
estabeleceu krsna-prema e o método para obtê-lo neste mundo, que é o
desejo íntimo do coração de Sri Caitanya Mahaprabhu. (Quando tão
insignificante mendicante alcançará os pés de lótus de Sri Rupa
Gosvami?)

Rupa Gosvami é Rupa-manjari, a especial criada de Srimati Radhika que
está sempre Lhe servindo. Se Krsna ordena a Rupa-manjari para fazer algo, ela
não terá medo de desobedecer-Lhe, mas por desobedece-Lo estará assim,
comprazendo Krsna. Especialmente, ela sempre está do lado de Srimati Radhika, e
entre todas as sakhis que são Radha-dasis, ela é a mais proeminente de todas,
até mesmo mais do que Rati-manjari e Labanga-manjari. Somente Rupa-manjari é
amiga íntima de Radhika, e
ela sabe coisas que mesmo Lalita e Visakha não fazem idéia, porque
ela está sempre com Srimati Radhika. Mas, misericordiosamente, ela
veio como Rupa Gosvami, aparecendo como o associado de Sri Caitanya.

Todos os associados de Krsna permanecem silenciosos sobre suas
experiências à noite. Eles podem saborear, mas não podem contar nada
sobre "como encontrei Krsna". Algumas vezes, pela manhã, Syamala
pode ir para Srimati Radhika e perguntar, "Quero ouvir algo, quero
banhar-me em Krsna-katha, como você encontrou-se com Krsna na noite
passada."

Srimati Radhika responde, "Não me lembro. Estive lá e vi que,
desmaiei, e assim não sei nada sobre o que aconteceu."

Lalita, Visakha ou qualquer outra não contarão. Até mesmo Krsna não
contará o que aconteceu. Todos permanecerão silenciosos, irão somente
saborear, mas não contar.

Assim, Radhika não contará e Visakha, também. Se Chandravali
perguntar o que aconteceu, elas contarão o oposto do que aconteceu.

Caitanya Mahaprabhu irá lamentar-se:
na prema-gandho 'sti darapi me harau
krandami saubhagya-bharam prakasitum
vamsi-vilasy-anana-lokanam vina
vibharmi yat prana-patangakan vrtha
(Cc. Madhya 2.45)

Meus queridos amigos, eu não tenho o menor traço de amor a Deus em
meu coração. Quando você me ver chorando em separação, estarei deste
modo falsamente fazendo uma demonstração de Minha grande fortuna. Na
verdade, não observo a bela face de Krsna tocando Sua flauta, e
permaneço a viver Minha vida como um inseto, sem sentido.

Na prema-gandho `sti devapi me harau "Eu não tenho o aroma deste
prema". As sakhis, também, dirão o mesmo. Em Ramananda-samvad,
Ramananda (que é Visakha) contou todas as coisas com sucessivas
questões, somente colocando questões para confundir. Raya Ramananda
não podia contar algo diretamente. Em sanatana-siksa o que Mahaprabhu
contou? Algo sobre o vilasa de Radha-Krsna? Em Rupa-siksa o que Ele
disse? Ele não poderia revelar nada e finalmente Ele ordenou Rupa
Gosvami para contar todas estas coisas. Mesmo Rupa-manjari não pode
contar todas estas coisas, somente Rupa Gosvami pode revelá-las. Ele
é tão inteligente, hábil e liberal. Ele é tão inteligente e tão hábil
que Ele poderia relatar como Ele serve Srimati Radhika em krsna-lila,
como ele serve Srimati Radhika nos passatempos de Krsna.

E ele está vendo que Srimati Radhika tem designado Srimati Rupa –
manjari. "Oh, minha querida sakhi. Você deve permanecer na entrada do
kunja. Não permita ninguém chegar até Mim, especialmente àquela
pessoa preta. Ele não deveria vir até Mim. Ele pode tentar entrar
disfarçado como uma garota. E, Subala é tão hábil que pode
transformar Krsna em uma boa mohini gopi."

Assim, Srimati Radhika ordenou a ele (ela), e agora ele está nos
contando, "Estou parada na entrada deste kunja, e quando quer que
Krsna venha disfarçado como uma garota, então irei castigá-Lo." Rupa
Gosvami está escrevendo, orando, "Possa um dia como este chegar.
Quando tal dia chegará, quando o verei manifestar-se? Como Rupa-
manjari tem servido Krsna e Srimati Radhika, obedecendo as ordens de
Srimati Radhika e barrando Krsna, dizendo-lhe para não entrar. E,
como Krsna está muito satisfeito e Ele está pedindo, colocando Sua
cabeça nos pés de Srimati Radhika e Rupa-manjari."

Rupa Gosvami escreveu todas estas coisas muito habilmente. Ele
escreveu todas estas coisas como uma oração, prarthana. Estas orações
são sua verdadeira atividades como Rupa-manjari, mas para nosso
benefício, ele está orando como um sadhaka, aqui. Ele não é um
sadhaka, mas ele está comunicando o que ele sente em sua forma como
Rupa-manjari. Assim, meus tópicos secretos são revelados.

Ele está sempre tomando darsana de Radhika e Krsna Yugala, mas para
sadhakas verdadeiros, àqueles que são niskapata, sinceros, ele disse:

Vrndavane viharator iha keli-kunje
matta-dvipa-pravara-kautuka-vibhramena
sandarsayasva yuvayor vadanaravinda-
dvandvam vidhehi mayi devi! krpam prasida
(Sri Gandharva-samprarthanastakam 1 )

Oh, Devi Radhike! Você e Sri Krsna estão constantemente desfrutando
Seu ambrosíacos amorosos passatempos nos aprazíveis bosques de
folhagens de Vrndavana, como o rei dos elefantes brinca com sua
rainha aliá. Então, Oh, Gandharvike! Esteja satisfeita comigo e
misericordiosamente conceda-me o darsana de Seus pés de lótus.

Ele está mostrando como nós deveríamos orar como um Rupanuga
Vaisnava. Eles não tem divulgado sempre que é ekadasa-bhava ou gopi-
bhava, manjari-bhava. Jamais! Aqueles que tem esta bhava podem orar
desta maneira, se eles desejarem, mas eles estão na verdade, loucos
em prema, não tendo a totalidade dos sentidos externos.

Deveríamos sempre orar como as gopis, por cuja misericórdia e por
misericórdia de Srimati Radhika, podemos realizar todas estas coisas. Por nossas orações, Srimati Radhika nos dará entendimento. Uma vez satisfeita com nossa oração Ela nos dará todos os ensinamentos, que ao contrário serão um exercício para mente.

Vrndavane viharator iha. "Ó minha querida Srimati Radhika-devi. Você
é tão misericordiosa comigo e conceda-me gotas de sua misericórdia."
Deveríamos chorar com um humor sincero. Não como: ha devi! Kaku-bhara-
gadgadayadya vaca (por exemplo, Maharaja diz as palavras automaticamente, sem sentimento, como um papagaio), não desta
maneira! Como? Chorando, sozinho, com o coração derretido. Deveríamos
orar de tal maneira, sincera, que o coração de Srimati Radhika irá
derreter-se. Se nosso próprio coração não está derretido, então como
Ela irá derreter o coração? Entende? Se no momento da oração nosso
coração não está derretido, então o coração de Srimati Radhika,
Mahaprabhu, ou Krsna, ou Gurudeva jamais irão se derreter. Assim,
nosso coração deveria estar derretido. Como ele se derrete?

Se nós precisamos desta coisa ou daquelas outras, se estamos tendo
muitos desejos mundanos, então Eles não serão misericordiosos.
Deveríamos ter somente uma direção, somente desejando, "Eu quero
Srimati Radhika: tavaivasmi tavaivasmi na jivami tvayi vina, iti
vijnaya radhe tvam naya. Ó Radhe, não viverei sem Você, Você deveria
ser misericordiosa comigo. Se Você, não for misericordiosa comigo,
Então, não manterei mais minha vida e morrerei sem demora." E,
certamente ele deveria morrer, Radhika examinará, e se ele não
estiver morrendo, Ela logo verá, que sem Mim, realmente ele está
morrendo ou se ele estará somente dizendo "Eu morrerei."

Deveria existir mamata, possessividade. Pela misericórdia de
Gurudeva, podemos ter uma pequena fração de todas estas coisas. Se
nós queremos muitas coisas mundanas, o guru e os vaisnavas não
ouvirão nossas orações.

Não os limite com desejos mundanos, dizendo, "Ó Radha, tenha
misericórdia, Radha tenha misericórdia," e internamente permaneça
desejando muitas coisas materiais.

Assim, vrndavane viharator iha keli-kunje. Krsna e Radhika estão
brincando em vilasa. Onde? Em um kunja. Onde estão os kunjas? Em
todos os lugares de Vrndavana, Bhandiravana, Nandagaon, Varsana e
especialmente, no Radha-kunda, as sakhis estão servindo Radha e Krsna.

Qual é o significado de keli-kunja? Aqui, keli significa vilasa. O
lugar onde eles estão brincando é chamado `kunja'. Eles estão
brincando como matta-dvipa, como elefantes loucos e Eles estão
vagando em Vrndavana aqui e ali.

Assim, Rupa Gosvami está orando, "Ó minha querida Srimati Radhika, Ó
meu querido Krsna, quando virá o dia que verei Seus pés de lótus? Ó
Devi! Ha devi! Kaku-bhara-gadgadayadya vaca. Quero que meu coração
derreta-se." Nossos corações não estão derretidos porque eles tem
muitos anarthas. Especialmente, que anarthas? Hrdaya-daurbalya, asat
trsna, tattva vibhrana, aparadha. Estamos condicionados por todas
estas coisas, incluindo aparadha. Nós não podemos dar devidos
respeitos aos Vaisnavas, nem podemos sequer seguir suas ordens. Eles
querem nos conceder sua misericórdia, mas não podemos recebe-las,
porque não somos qualificados. Assim, aqui, Rupa Gosvami está
dizendo: "ha devi! Kaku-bhara-gadgadayadya vaca- Estou chorando
amargamente. Estou rolando e orando aos Seus pés de lótus, porque sou
tão tolo, estou cheio de anarthas, mas sou Seu. Não sou qualificado,
tenho muitas coisas indesejáveis, o que é verdade, mas sei que Você é
unicamente minha.Assim, estou pedindo a Você, que embora eu seja um
tolo, Ó Gandharvike, Você deveria tentar escrever meu nome em Seu
registro. E, algumas vezes lembrar-se de mim, que sou Sua,
Sua querida criada.
"(Sri Gandharva-samprarthanastakam 2)

Se Srimati Radhika ouvir estas orações de alguém que esteja orando
com o âmago do coração, Ela irá derreter-se e lhe conceder Sua
misericórdia.

Assim, Rupa Gosvami é Rupa-manjari. Muito habilmente ele está
escrevendo sobre os passatempos de um Krsna nitya-siddha. Mas, está
claro que para um sadhaka poderá existir alguma misericórdia.

Syame!rama-ramana-sundarata-varistha-
saundarya-mohita-samasta-jagaj-janasya
syamasya vama-bhuja-baddha-tanum kadaham
tvam indira-virala-rupa-bharam bhajami
(Sri Gandharva-samprarthanastakam 3)

Ei syame! Seu mestre é até mesmo mais encantador do que Narayana
Bhagavan e Sua beleza encanta toda a criação. Você está sempre no Seu
lado esquerdo, enlaçada pelo seu braço, e Sua beleza jamais pode ser
igualada, até mesmo por Laksmi-devi. Quando propriadamente adorarei
tal beleza?

Rupa Gosvami está orando, "Que possa este dia chegar, que virata-rupa-
bharam. Você é tão bela, mais do que Krsna, mais do que Laksmi, e
todas as Laksmis, ou deusas. Você é mais bela até mesmo do que
Candravali, Lalita, Visakha, todas. Assim, possa chegar um dia que
rama-ramana-sundarata-varistha. Ó Rama-ramana. "Rama-ramana,
significa: `quem é Rama-ramana.'Narayana significa `raman'. Assim,
Krsna é mais belo do que Rama-ramana, e Ele pode servir à todos,
mesmo Rama, até mesmo Laksmi-Narayana, e todos. "Que possa eu ter
esta cena quando Krsna está abraçando Srimati Radhika, e Ela está se
debatendo para escapar de Suas mãos e está brigando com Ele, que eu
possa ser tão afortunado para ver esta cena!

Todas estas orações deveriam ser profundamente oferecidas a Srimati
Radhika somente, não para nosso corpo ou mente, ou para Vaikuntha ou
algo mais. Há as orações de Rupa Gosvami, e muito cuidadosamente ele
está orando todas estas coisas. Esta é a forma como um Rupanuga Vaisnava ora,
para que assim possa desenvolver-se e gradualmente conhecer todos estes lilas, e
então possa até mesmo entrar neles.

Assim, deveríamos tentar seguir Rupa Gosvami, e todos nossos acharyas
desde Raghunatha dasa Gosvami, Krsnadasa Kaviraja Gosvami, Narottama
Thakura, Visvanatha Cakravarti Thakura, e todos, até Srila
Prabhupada, que são todos Rupanugas. Mas, deveríamos saber o que é
Rupanuga, Àqueles que tem um sabor, uma avidez por servir Srimati
Radhika são Rupanugas, somente serviço para Radhika. Este é o humor
de Rupanuga, e se alguém tem este humor, então ele pode entender
alguma coisa. Sem a misericórdia de Rupa Gosvami, nós não podemos
saber quem é ele. Pode ser que pela misericórdia de Raghunatha dasa
Gosvami, Jiva Gosvami, Narottama Thakura, até Srila Prabhupada ou
nosso Gurudeva, nós possamos saber uma fração de algo. Assim,
deveríamos tentar orar como a misericórdia de Rupa Gosvami pode ser
alcançada. Deveríamos saber como estamos endividados com Rupa
Gosvami! Se você não quer isto, se não tem gosto, se não tem avidez,
não poderá entender todas estas coisas. Então, é óbvio que deveríamos
tentar nos associar com rasika Vaisnavas, que tem uma avidez por
servir Srimati Radhika, e então, nos tornaremos Rupanugas. Tentem
seguir o Upadeshamrta. Àqueles que não estão seguindo o Upadeshamrta
não podem entender Rupa Gosvami. Primeiramente, deveríamos tentar ler
e entender o Upadeshamrta e seguir àquelas instruções, e então, o
Manah-siksa, e assim possamos saber algo sobre estas coisas.

Ramacandra: Podemos orar desta maneira?

Srila Gurudeva: Se você tem gosto e avidez pode fazer isto, caso
contrário, afaste-se disto! Se alguém tem gosto e avidez, então ele
pode sempre orar desta maneira, por servir um guru deste humor, um
Vaisnava deste humor, caso contrário, não. Se alguém não tem
verdadeira avidez, somente desejos mundanos virão, e pensará, "Oh, a
associação de uma moça ou de um rapaz é tão boa." Tal pessoa não está
qualificada para oferecer estas orações. Por ouvir Rupa Gosvami,
Caitanya-caritamrta, Srimad-Bhagavatam, se uma verdadeira avidez
estiver, ali, eles são qualificados, e podem orar desta maneira. E,
àqueles que não são qualificados não serão capazes de fazer isto,
mesmo se você insistir. Gaura-premanande. Rupa Gosvami...

Devotos: ki jaya.

(kirtana de: Radhe Jaya Jaya Madhava Dayite)

Srila Gurudeva: Se algum grhastha vier até Narada Muni e
perguntar, "Como deveríamos fazer bhajana? Como posso ser feliz em
minha vida?", o que Narada irá responder? E, se uma pessoa
renunciada, deixar tudo, todos os desejos mundanos, for e
perguntar, "Que devo fazer? " que resposta será dada? A mesma
resposta ou diferente? Não, a mesma. Ele responderá. "Você deve
manter sua vida material, sua esposa, crianças e fazer bhajana, Hare
Krsna, Hare Krsna." E, se Raghunatha dasa fosse a Rupa Gosvami, que
contaria? "Oh, ninguém pode ser feliz neste mundo, até mesmo se tiver
todos os reinados do mundo inteiro e dinheiro, todas as coisas vindo
para você, você não será feliz." Mas, para os grhasthas ele não irá
responder desta maneira. Sem dúvida, ele dirá, "Você deveria manter
sua família, e tentar manter algum dinheiro para manter-se e fazer
bhajana." Mas, para Raghunatha das Gosvami, que irá Rupa Gosvami
dizer? Que irá Lokanatha dasa Gosvami dizer a Narottama Thakura? Que
irá Gopala Bhatta Gosvami dizer a Srinivasa? "Não fique em maya, não
dê água para os necessitados, não! Somente sirva o casal Radha e
Krsna."Se você está morrendo, não há problema. Se o filho de Srivasa
está morrendo, Srivasa cantará, "Hare Krsna, Hare Krsna."Ele irá para
o médico? Nós deveríamos nos tornar, assim. Para as pessoas que são
muito qualificadas há um certo tipo de siksa, instrução. Àqueles que
desejam somente Srimati Radhika, eles dirão, "Deixem todas estas
coisas falsas."E, àquelas que são pessoas de família que não podem
deixá-las, eles irão dizer, deste modo, "Oh, você deveria manter sua
família." Eles não dirão a eles, "Deixe sua família, seus filhos e
filhas, crianças e dinheiro,"mas dirão, "Oh, todos são de Krsna,
assim tentem mantê-los."

Assim, o guru dá instruções de acordo com nossa qualificação. Caso
contrário, o discípulo irá tornar-se contrário à Gurudeva. "Oh,
Gurudeva não é sensível. Ele não entende todas estas coisas."

Assim, de acordo com a qualificação de diferentes tipos de devotos, o
guru dá, então, muitos tipos de intruções. Rupa Gosvami as deu do
início ao fim. Manasa vegam krodha vegam jiva. Ao fim, ver
mahabhava, raga, anuraga, todos estes... Assim, deveríamos tentar ser
realmente qualificados para estas coisas e entender o humor de Srila
Rupa Gosvami.

(Gaudiya Siddhanta Press, Lãs Vegas, Nevada, 1999)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cante este mantra e seja feliz:

Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare
hare krishna !reverencias a todos os leitores e devotos do senhor krishna !

este blog esta em construção , vou tentar condensar aqui as aulas do site bhakti brasil que encontrar on line .jaya srila gurudeva !

Yuga Acarya Srila Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaja Ki Jay Ho!!!