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sexta-feira, 2 de setembro de 2011

QUEM É O MELHOR DEVOTO? - Austrália:5 de dez /2002

Editorial
Hare Krsna!
Respeitáveis Maharajas, Prabhus, Didis e simpatizantes. Dandavats
pranams. Jaya Sri Sri Guru e Gauranga.
Estamos enviando a nossa sétima aula e, pedimos desculpas pelo atraso
devido a organização na recepção de Pujyapada Aranya Maharaj. Pedimos
a compreensão se for encontrada alguma falha na tradução das aulas
que seguem.Se houver algum erro, estaremos enviando uma errata nos
próximos dias.
Tomamos esta decisão de enviar as aulas sem a participação de alguns
colaboradores , devido à solicitação de alguns devotos assíduos ao
hari-katha de Srila Gurudeva.

Agradecemos a generosa colaboração dos devotos e solicitamos as
bênçãos da comunidade Vaisnava, para que juntos, possamos subir aula
após aula, pequenos degraus de bhakti.

Os humildes servos dos servos de Srila Bhaktivedanta Narayana
Maharaja

QUEM É O MELHOR DEVOTO?
( Tridandi Gosvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaj )
Marwillumbah,Austrália:5 de dez/2002




Temos estado discutindo os degraus de bhakti. De acordo com o estágio
de bhakti do devoto, ele é classificado como superior ou inferior.
Todos os devotos são bons, mas nós os honramos de acordo com o tipo
de sua prática de bhakti. O tipo de bhakti que eles praticam
determina se eles são kanistha-adhikari, madhyama-adhikari ou uttama-
adhikari. Se nós não honrarmos os devotos de acordo com o seu grau de
bhakti, podemos não desenvolver nossa própria bhakti. Primeiro
devemos saber a definição de bhakti, e então devemos fazer uso desta
definição como um barômetro para facilmente determinar as várias
etapas e os diferentes tipos de bhaktas.
Bhakti foi definida no Kapila-Devahuti-samvada (discussão) no 3o.
Canto do Srimad-Bhagavatam, no qual Kapiladeva instruíu sua mãe. Lá
ele declara:

mad-guna-sruti-matrena
mayi sarva-guhasaye
mano-gatir avicchinna
yatha gangambhaso ’mbudhau

laksanam bhakti-yogasya
nirgunasya hy udahrtam
ahaituky avyavahita
ya bhaktih purusottame


“A manifestação inadulterada do serviço devocional ocorre quando a
mente sente-se atraída por ouvir o nome e as qualidades
transcendentais da Suprema Personalidade de Deus, que reside no
coração de todos. Assim como a água do Ganges flui naturalmente rumo
ao oceano, esse êxtase devocional, ininterrupto por qualquer condição
material, flui em direção ao Senhor Supremo.”(Srimad Bhagavatam
3.29.12)

No Srimad Bhagavatam não há “casca” e nenhuma “semente=
221;. Há somente
rasa (néctar) do começo ao fim, em toda parte. Kapiladeva era o filho
de Kardama Rsi, o qual era a própria manifestação de Krsna como
Rshabadeva –um saktyavesa-avatara. Kardama Rsi retirou-se da vida
material, deixando todas as posses materiais, considerações e
pensando serem falsas as relações materiais.



Ele foi para a floresta para realizar a adoração de seu Senhor. Ele
não precisava ter deixado sua casa, mas fez isto para ensinar aos
outros através do seu exemplo. Em seu laukika-lila, passatempos na
forma humana, ele agiu como um pai, assim como Krsna, a Suprema
Personalidade de Deus, agiu como um filho com seu pai. Em Vrndavana,
Krsna adorou o Radha-kunda, ao passo que em Dvaraka Ele adorou
Sankara para receber as bênçãos de um filho e não houve mal nisto.
Similarmente, embora ele fosse um saktyavesa-avatara, Kardama Rsi
deixou o lar para tomar ordem renunciada e viver na floresta. Antes
de ir, contudo, ele disse para Kapiladeva ajudar sua mãe.
Srimati Devahuti inquiriu de Kapiladeva sobre o propósito e o
objetivo de todas as almas. Kapiladeva respondeu para sua mãe que a
meta da vida é alcançar pura bhakti, e suas instruções estão
contidas em muitos capítulos do Srimad-Bhagavatam. Ele ensinou que
não se deve ter um grhasta-dharma proeminente, no qual os chefes de
família estão sempre engajados na proteção, nutrição e apoio de seus
familiares. Um dia a pessoa terá que deixar a família, senão por si
próprio, então, forçosamente. É imperativo, portanto, que se engaje
em bhakti como definido acima pelo Senhor Kapiladeva. Há uma outra
definição de bhakti dada anteriormente no Srimad-Bhagavatam:

sa vai pumsam paro dharmo
yato bhaktir adhoksaje
ahaituky apratihata
yayatma suprasidati

[ “A Suprema ocupação (dharma) para toda a humanidade é àquela
mediante a qual os homens podem alcançar serviço devocional amoroso
ao Senhor transcendental. Tal serviço devocional deve ser imotivado e
ininterrupto para satisfazer o Eu completamente.” (Srimad-Bhagavatam =

5.7.11)



Srila Rupa Goswamipada havia incluído nestas, suas próprias
definições de bhakti anteriormente, a mais completa definição :

anyabhilasita sunyam jnana karma avartam
anukulyena krsnanu silanam uttama bhakti


[(sinônimo de palavra por palavra)
anya-abhilasita-sunyam – sem desejar nenhuma outra coisa que seja o =

serviço ao Senhor Krsna, ou sem desejos materiais (tal como comer
carne, sexo ilícito, jogos e hábitos de intoxicação),
jnana – por conhecimento da filosofia dos monistas mayavadis;
karma- por atividades fruitivas;
adi- por praticar artificialmente o desapego, pela prática mecânica
de yoga , pelo estudo da filosofia sankhya, e assim por diante;
anavrtam- não coberto,
anukulyena- favorável;
krsna-anusilanam- cultivo de serviço no relacionamento com Krsna;
bhakti-uttama-primeira classe de serviço devocional]

“Uttama-bhakti, serviço devocional puro, é o cultivo de atividades
que são exclusivamente para a satisfação de Sri Krsna, ou em outras
palavras, o ininterrupto fluxo de serviço para Sri Krsna realizado
através de todos os esforços do corpo, mente e fala, e através da
expressão de vários sentimentos espirituais (bhavas). Não é coberto
por jnana (conhecimento que visa a liberação impessoal) e karma
(empenho em atividades fruitivas) e ele é destituído de todos os
desejos exceto a aspiração de trazer felicidade para Sri Krsna.” (
Sri Bhakti-rasamrta-sindhu 1.1.11 )

Externamente é visto que as palavras anukulyena (favorável) e
anusilanam (empenho para satisfazer Krsna) tem o mesmo significado,
mas não. Uma árvore pode ser anukula para Krsna, mas ela não é
anusilanam. Ela não está conscientemente engajada em qualquer
atividade para Krsna, nem tem qualquer relacionamento com Ele. A
árvore de bhakti, portanto, não é uttama, ela nem é igualmente
bhakti. O curso disto não se aplica para as árvores de Vraja . Elas
são todas transcendentais e realizam uttama-bhakti. É por esta razão
que a palavra anusilanam (engajamento contínuo em atividades
realizadas sobre a guia da sucessão discipular para o propósito
exclusivo de beneficiar Krsna e fazê-lo feliz) foi empregada por
Srila Rupa Goswami. Ambas as palavras são necessárias e incluídas em
sua definição completa.

Se esta definição é aplicada para Dhruva Maharaja, é visto que ele
tem algum defeito. Seu defeito era sua anyabilasita (outros desejos
que o de fazer Krsna feliz) e além disso, ele não tinha anukulyena
Krsna anusilanam. Ele era um bhakta sakama (devoto com desejos
materiais) e de alguma maneira ele era como um karmi. Há dois tipos
de bhakti: pradani-bhuta e guni-bhuta. Guni-bhuta bhakti também é
chamado de karma-misra-bhakti ou jnana-misra-bhakti. Quando karma e
jñana são proeminentes no serviço de bhakti, este bhakti será
pradhani-bhuta, e portanto, o bhakti de Dhruva Maharaja era guni-
bhuta, e portanto, o bhakti de Dhruva Maharaja era guni-bhuta. Ele
desejava ganhos fruitivos (um reino maior do que o de seu pai e o de
seu avô, Brahma) e deste modo suas atividades não podiam ser tocadas
pela definição de Srila Rupa Goswami. Os Vaisnavas não desejam ser
como Dhruva Maharaja, mas eles podem aprender algo do exemplo do
resultado de sua prática.

Agora vamos discutir Devahuti.
Kapiladeva ensinou a ela muitas verdades sobre bhakti, mas no final
ela alcançou somente nirvana-prapti. Quem era o aradhadeva dela? Quem
ela adorava? Não era Krsna, Rama ou Nrisimhadeva. Ela adorava Brahma.
Vocês devem ler o Srimad-Bhagavatam completamente, de outra maneira
vocês não irão entender estas verdades. Foi ensinado a Devahuti o
significado de bhakti. O fruto de bhakti não é Brahma-nirvana, mas
Devahuti não tinha especial aradhadeva (deidade adorável), como
Nrisimha, Vamana, Kalki, Rama ou Balarama. Ela simplesmente alcançou
Brahma-nirvana; que é dizer que ela viu que Brahma está em todas as
entidades vivas. Brahma é nirakara (sem forma), nirguna (sem
qualidades), niranjana, e por conseguinte ela não alcançou a
apropriada definição de uttama-bhakti. Um bhakta verdadeiro irá se
recusar a aceitar qualquer tipo de nirvana de Krsna. Há muitos tipos
de nirvana, mas os devotos puros irão recusar todos eles. Algumas
lições devem ser tomadas dos ensinamentos de Kapiladeva a Devahuti,
mas nenhuma dessas lições são Brahma-nirvana.

Que tipo de bhakta era Bharata Rsi? Qual era o seu estágio de bhakti?
Em sua vida futura como Jada Bharata, quando o rei Rahugana
sarcasticamente o repreendeu, ameaçou castigá-lo e açoitá-lo, ele
replicou com o que segue:
[O grande brahmana Jada Bharata disse: “Meu querido rei e herói,
seja lá o que for que você tenha falado sarcasticamente é certamente
verdade. De fato, estas não são simples palavras de repreensão, pois
o corpo é o transportador. A carga levada pelo corpo não me pertence,
pois eu sou a alma espiritual. Não há contradição em suas afirmações
porque sou diferente do corpo. Eu não sou o carregador do palanquim,
mas o corpo o é. De certo como você propôs eu não me empenhei em
carregar o palanquim, pois estou desapegado do corpo. Você tem dito
que não sou forte e vigoroso e estas palavras caem muito bem em
alguém que desconhece a distinção entre o corpo e a alma. Talvez o
corpo seja gordo ou magro, mas nenhum homem erudito usaria estes
termos ao referir-se a alma espiritual. Enquanto alma espiritual, não
sou nem gordo, nem macilento; portanto está correto ao dizer que não
sou muito robusto. Também se o objetivo desta viagem que leva a ele
fossem meus, haveria muitos problemas para mim, porém como eles não
se relacionam comigo, mas com o meu corpo, não há absolutamente
problema algum.” (Srimad Bhagavatam 5.10.9)

[ “Meu querido rei, você tem desnecessariamente, acusado-me de ser um=

morto vivo, a isto eu posso somente dizer que verifica-se este
fenômeno em toda parte, porque todas as coisas materiais tem seu
começo e seu fim. Quanto ao fato de julgar-se o rei e amo e assim
tentar me dar ordens, isto também é incorreto porque estas posições
são temporárias. Hoje você é o rei e eu lhe presto serviço, mas
amanhã esta posição pode mudar, e você pode vir a ser meu servo e eu,
seu mestre. Estas são circunstâncias temporárias, criadas pela
providência.” ( Srimad Bhagavatam 5.10.11 )

[ Meu querido rei, se ainda pensa que é o soberano e que sou seu
servo, deve dar-me ordens e eu deverei seguí-las. Posso, então,
dizer, que essa diferenciação é temporária e que, persiste apenas,
graças ao uso da convenção. Não vejo nenhuma outra causa . Sendo
assim, quem é o amo e quem é o servo? Todos estão forçados pelas leis
da natureza material, portanto, ninguém é o amo e ninguém é servo.
Entretanto, se pensa que é o amo e que sou seu servo, aceitarei isto.
Por favor, ordene-me. Que posso fazer por você?” ( Srimad Bhagavatam=

5.10.12 )

“Num nascimento anterior, eu era conhecido como Maharaja Bharata.
Alcancei a perfeição desapegando-me por completo das atividades
materiais através da experiência direta e, através da experiência
indireta, passei a compreender os Vedas. Ocupei-me em pleno serviço,
porém, devido ao meu infortúnio, fiquei sentindo muita afeição por um
veadinho, chegando ao ponto de negligenciar meus deveres espirituais.
Devido à minha profunda afeição pelo veado, na minha vida seguinte
tive que aceitar um corpo de veado.” (Srimad-Bhagavatam 5.12.14)

Em sua vida anterior Maharaja Bharata não foi um siddha-bhakta, ele
foi um sadhaka e tinha alcançado o estágio de bhava. Contudo, embora
ele não fosse um prema-bhakta, ele era um bhava-bhakta. Havia somente
uma escapatória em sua bhakti, e que é aquela sem interrupção (o
prefixo “anu” na palavra anusilanam significa ininterrupto). El=
e
nunca perdeu sua bhakti. Bhakti pode ser somente perdida se cometemos
aparadha, ofensas, e Maharaja Bharata não tinha feito isto. Foi
escrito no Srimad Bhagavatam que se o karmi segue seu varnasrama-
dharma, suas obrigações com a família e sociedade, não irá ter
realização plena. Antes, terá que ir ao inferno. Então, qual é o
problema de alguém deixar seu varnasrama-dharma, aceitar o caminho de
cantar e lembrar-se do Senhor Supremo e, então, deixar o caminho num
estado imaturo?

tyaktva sva-dharmam caranambujam harer
bhajann apakvo 'tha patet tato yadi
yatra kva vabhadram abhud amusya kim
ko vartha apto 'bhajatam sva-dharmatah

“Uma pessoa que abandona suas atividades materiais para ocupar-se no =

serviço devocional ao Senhor pode às vezes cair, enquanto está num
estágio imaturo, mas não há perigo de que seja mal-sucedida. Por
outro lado, um não-devoto, mesmo que se dedique plenamente a seus
deveres ocupacionais, não ganha nada.” (Srimad Bhagavam 1.5.17)]

Se o praticante morre antes de realizar seu bhakti, ou se algum
obstáculo vem e pára sua prática por algum tempo, não há grande perda
a menos que ele tenha cometido ofensas. Maharaja Bharata não tinha
cometido qualquer aparadha, e portanto, sua bhakti não foi reduzida.
Isto teria sido visto através da perda de sua bhakti, mas este não
era o caso. Sua bhakti simplesmente estagnou ou conteve-se por algum
tempo.Por que que sua bhakti foi interrompida? Srila Visvanatha
Cakravarti Thakura explicou que esta era simplesmente uma lição para
os outros. Nesta vida, quando ele tomou nascimento como um veado, sua
bhakti estava ainda no estágio de rati, bhava, e ele realizou seu
erro. Então, em seu terceiro nascimento ele sempre se engajou no
serviço do Senhor e ele alcançou prema-bhakti.

Anukulyena krsna-anusilanam. Anu significa sem interrupção – como o
fluir do mel de um jarro. A bhakti de Maharaja Bharata foi contido
porque ele deu seu coração para um veado. Isto não era uma aparadha;
antes, isto era um obstáculo. Seu bhakti parou por algum tempo porque
ele fez alguma coisa errada.

De fato, este era o desejo de Krsna para que nós aprendêssemos
alguma coisa de Bharata Maharaja. De fato, ele próprio não caiu.
Quando o estágio de ruci manifesta-se no coração de alguém, ele não
tem oportunidade para cometer aparadha, o que falar de alguém que tem
rati. Ele estava somente nos ensinando que deveríamos ser cuidadosos.
No próximo nascimento ele tornou-se um veado, ele lembrou-se do seu
erro e se arrependeu; no terceiro nascimento ele tornou-se um
brahmana puro. Naquele tempo ele iniciou de rati, onde tinha
previamente parado, e então, alcançou Vaikuntha-prema.

Ainda, seu bhakti não era uttama-bhakti no sentido estrito do termo.
Ele estava adorando Narayana e não, Krsna. Na definição de uttama-
bhakti, Srila Rupa Goswami usou as palavras krsna anu-silanam.
Uttama-bhakti especialmente significa adorar o próprio Krsna. Bhakti
é pura. Uttama-bhakti so é realizada em relação a Krsna Brajendra-
nandana. Ela não se refere igualmente a Krsna-Dvarakadisa ou Krsna-
Vasudeva.

No terceiro nascimento, Maharaja Bharata tornou-se um bhakta puro.
Sua bhakti estava misturada com algum jñana (conhecimento da
opulência do Senhor), e isto é entendido pelo que ele ensinou para o
rei Rahugana. Ele enfatizou a importância de tattva-jñana, não
nirvisesa-jnana. Contudo, até um devoto cruzar o nível de aisvarya-
jnana e esquecer que Krsna é o Senhor Supremo, uttama-bhakti não pode
manifestar-se na realidade.
Gaura Premanande

Digitação : Kalindi dasi, Sulata dasi e Kanaka Manjari dasi
Editora : Syamarani dasi
Supervisão geral : Govinda dasi
Traduzido para o português : consultores e equipe
Revisão : Ramanatha das
Digitação e organização : Govinda dasi

Fonte atual .

http://www.guardioes.com/melhor_devoto.htm

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hare krishna !reverencias a todos os leitores e devotos do senhor krishna !

este blog esta em construção , vou tentar condensar aqui as aulas do site bhakti brasil que encontrar on line .jaya srila gurudeva !

Yuga Acarya Srila Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaja Ki Jay Ho!!!