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quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Hoje é o "Dia do Guru"



Srila Narayana Maharaja: Porque vocês estão felizes por eu estar
entre voces?
Vraja-vallabha dasa: Srila Gurudeva sabe por que ele veio aqui;
talvez nós é que não tenhamos clareza do motivo pelo qual ele tem
vindo. Ele quer que nós fixemos em nossos corações a meta de nossas
vidas. Isto é algo muito raro e ele quer implantar isto firmemente
em nossos corações, para assim estarmos equipados para que possamos
agora e no fururo, executar nossa busca por Krsna. Esta procura é
uma eterna busca por Sri Krsna, e Gurudeva quer ativar e estabelecer
isto profundamente enquanto ele tem a chance, e enquanto nós temos
chance. É muito raro encontrar e se render a um Vaisnava puro e
trazer para dentro dos nossos corações o que ele deseja nos dar. Ele
quer que de uma forma ou de outra, possamos nos render para abraçar
as palavras de Sri Krsna profundamente em nossos corações e que
façamos delas a inspiração de nossas vidas, abandonando nossas
procuras mentais e confiando em nossa inteligência para nos guiar.
Nossas concepções materiais estão nos arruinando a cada minuto de
nossas existências, pois nossos corações não estão puros, nossos
olhor não estão abertos e por isso, não podemos perceber as coisas
reais. Gurudeva veio aqui com seus devotos para tentar abrir nossos
olhos e corações para que possamos nos absorver completamente em
consciência de Krsna.
Srila Narayana Maharaja: Qual o significado do verso que eu
expliquei hoje de manha na aula?

bhayam dvitiyabhinivesatah syad
isad apetasya viparyayo 'smrtih
tan-mayayato budha abhajet tam
bhaktyaikayesam guru-devatatma
(Srimad-Bhagavatam 11.2.37)

O medo se origina quando a entidade viva falsamente se identifica
com o corpo material devido à absorção na energia externa, ilusúria,
do Senhor, chamada maya. Quando a entidade viva se diverge do Senhor
Supremo, ela também se esquece de sua própria posição constitucional
como um servo do Senhor. Portanto, uma pessoa inteligente deve
ocupar-se firmemente no imaculado serviço devocional ao Senhor, sob
a guia do mestre spiritual fidedigno, quem ele deve aceitar como sua
deidade adorável e sua própria vida e alma.

Pundarika dasa: Srila Gurudeva me pediu para falar sobre o verso
discutido esta manhã.
A causa do condicionamento material da entidade viva, e seu
resultante medo foram apontados neste verso. Esta causa é o
esquecimento de Krsna, surgindo da aversão a Ele. Este medo cria
uma "segunda natureza", ou dvitiyabhnivesa. Abhinivesa significa
absorção material, ou absorção em coisas mundanas temporárias.
Gurudeva estava explicando maya esta manhã – aceitar algo que é na
verdade diferente do que parece ser. Nossa natureza real é de
simplesmente servir Sri Krsna, que é nossa origem. Uma centelha de
fogo pertence ao fogo e quer se unir a ele. Analogamente, o anseio
de felicidade no coração de toda entidade viva só pode ser
satisfeito através do serviço a Krsna. Esquecendo-se desta natureza
eterna e estando coberta pelos corpos sutil e grosseiro, a entidade
viva pensa ser diferente do que realmente é. Devido a variar
designações e auto-concepções, a felicidade ou sofrimento de alguém
ocorre como resultado de suas atividades karmicas. De acordo com o
corpo com que se identifica, uma pessoa às vezes torna-se feliz e às
vezes sofre devido a este corpo e circunstâncias que o cercam.
Este ciclo segue repetitivamente; qual é a saída? A saída é entrar
em contato com os santos auto-realizados chamados sadhus, que são
exatemente como uma corrente de misericórdia sem causa do Senhor
Supremo, que Ele manifesta neste mundo material. Entrando em contato
com sadhus, que são não-diferentes do sastra (as antigas escrituras
Védicas), é muito raro. Além disso, mesmo se alguém é
suficientemente afortunado e capaz para entrar em contato com um
sadhu, é igualmente raro se render a esta personalidade e absorver
seus mais íntimos humores e a inspiração que ele quer manifestar em
nossos corações.
Este verso aponta que este é o único caminho para se livrar do medo.
Ele diz que se devo incondicionalmente absorver este humor de
rendição a este sad-guru, o guru puro e auto-realizado, tentar
observar suas atividades, e por meio disto tentar aprender externa e
internamente como serví-lo, assim como a todos os sadhus na linha de
sucessão discipular fidedigna de Sri Krsna. A palavra gurudeva se
refere tanto ao diksa, quanto ao siksa-guru, de quem se está
tentando se beneficiar atravás de conhecimento espiritual. Se formos
capazes de sentir atração espontânea por tal personalidade, sentindo
uma inspiração vinda dele em nossos corações, então nosso coração
irá muito espontaneamente correr em direção à esta pessoa. Poderemos
sentir que nosso coração se tornou uno com o dele. Não sentiremos
nenhum bloqueio ou impedimento ao fluxo de amor e confiança
direcionados a ele, que vai por sua vez voltar trazendo tudo o que
esá contido em seu coração. Trará todo o conhecimento necessário,
com ocompleto sambandha-jñana (realização de nossa relação com Radha
e Krsna). Também vai nos direcionar ao processo exato e perfeito,
com constante inspiração, determinação e tolerância. Isto nps trará
à meta da vida, que é servir Sri Krsna onde quer que estejamos e em
qualquer condição em que estejamos situados.
Srila Narayana Maharaja: Qual o significado da última linha deste
verso – "bhaktyaikayesam guru-devatatma?"
Sripada Padmanabha Maharaja: Srila Gurudeva pediu para que eu
explicasse "bhaktyaikayesam guru-devatatma". Este verso, do décimo-
primeiro canto do Srimad-Bhagavatam, explica como a entidade viva se
tornou presa no cativeiro deste mundo material e esqueceu sua real
identidade e sua relação eterna com o Senhor Supremo Sri Krsna. Qual
é o processo pelo qual esta concepção falsa de vida pode ser
novamente trazida a seu estado normal, a sua condição natural, que é
o eterno amor e devoção à sua eterna fonte, o Senhor Supremo?
Neste verso foi dito que temos que aceitar Sri gurudeva, que é uma
manifestação não diferente do Senhor Supremo neste mundo (saksat-
hari ), e que vem como um mensageiro d'Ele para resgatar as almas
condicionadas. Krsna-krpa Sri murti, a real personificação da
misericórdia de Krsna, vinda para trazer as almas condicionadas de
volta aos pés de lótus de Krsna. Como a alma aspirante por liberdade
deve receber este puro representante de Krsna? Ela deve recebê-lo
como seu mais adorável senhor – exatamente como se adoraria ao
próprio Sri Krsna. Bhaktyaikayesam guru-devatatma significa que ele
deve ter bhakti uni-direcionada – fé e devoção indesviáveis – aos
pés de lótus de seu guru. Se ele desenvolve esta devoção uni-
direcionada, ele também considerará sri guru como mais querido que
sua própria vida. Ele deve se render com seu corpo, mente, palavras
e posses aos pés de lótus de sri gurudeva com visrambha-bhava.
Visrambhena gurau seva. Por aceitar os pés de lótus de gurudeva com
tal devoção amorosa, Sri Krsna fica muitosatisfeito:

yasya prasadad bhagavat-prasado
yasyaprasadan na gatih kuto 'pi
dhyayam stuvams tasya yasas tri-sandhyam
vande guroh sri-caranaravindam
(Sri Gurvastakam, 8)

Somente pela misericórdia de sri gurudeva é que alguém pode receber
a misericórdia de Krsna; sem sua graça as entidades vivas não podem
fazer nenhum avanço ou serem liberadas. Eu medito três vezes ao dia
nas glórias de sri gurudeva e recito stava-stuti (orações) a seus
pés de lótus.

Pela misericórdia de sri guru, Bhagavan também concede Sua
misericórdia. "Yasyaprasadan na gatih kuto 'pi – sem a misericórdia
do representante do Senhor, não é possível alcançar Seus pés de
lótus". Se sad-guru não está satisfeito, a alma condicionada
continua neste mundo.
"Tan mayayato budha abhajet tam" – uma pessoa inteligente neste
mundo, uma alma afortunada que tem a oportunidade de encontrar um
sad-guru, o aceita então. Por adorar seus pés de lótus e por
considerá-lo como o amigo mais querido, senhor e mestre, assim como
um membro da família, ele se torna elegível a se aproximar dos pés
de lótus de Sri Krsna. Esta é uma instrução muito importante. Esta
condição de estar absorto em maya pode ser revertida pelo processo
de aceitar sri guru, servir seus pés de lótus com devoção
indesviável, e se tornar realmente tadatmika com ele. Tadatmika
significa se considerar idêntico a ele, no sentido de que não se
tenha outro interesse que não seja satisfazê-lo. Sua vida é
simplesmente para servir o guru; não existe outro propósito. Quando
isto vem na vida de um discípulo, ele pode então realizar a
misericórdia de sri guru. Nesta hora, todas as instruções de sri
gurudeva irão se manifestar em seu coração e ele vai definitivamente
alcançar a perfeição mesmo neste pequeno período de vida.
Srila Narayana Maharaja: Esta explicação foi muito boa. E devemos
tentar não somente falar, mas seguir também. Se um devoto está
cantando muito, lendo muito e glorificando Sri Krsna, mas não está
seguindo seu gurudeva, qual será o resultado?
Sripad Aranya Maharaja: Srila Gurudeva está levantando a questão de
que se o discípulo está cuidadosamente ocupado em práticas
devocionais (sadhana), mas não tem fi no guru, Qual será o
resultado? Será zero. Isto é descrito em muitos lugares no sastra. O
próprio Krsna disse no Srimad-Bhagavatam (11.19.21): "madbhakta-
pujabhyadhika – a adoração aos Meus devotos é melhor que a adoração
a Mim.". Ele diz também, "Quem se diz Meu devoto, mas não é devotado
ao Meu devoto, Não é realmente Meu devoto". Krsna rejeita essa
pessoa.

yasya deve para bhaktir
yatha deve tatha gurau
tasyaite kathita hy arthah
(Svetasvatara Upanisad, 6.23)

Somente àquelas grandes almas que tem fé implícita tanto no Senhor
quanto no mestre espiritual é que são automaticamente revelados
todos os significados do conhecimento Védico.

Se alguém está lendo os sastras muito atenciosamente, mas não tem fé
no guru, o significado interno daquilo que está escrito no sastra
nunca vai se manifestar em seu coração. Ele está totalmente incapaz
de tocar os sastras. Por isso, Sri Svarupa Damodara Gosvami também
deu a instrução:

yaha bhagavata pada vaisnavera sthane
ekanta asraya kara caitanya-carane
(Sri Caitanya-caritamrta, Antya-lila 5.131)

Se voce quer compreender o Srimad-Bhagavatam, voce tem de se
aproximar de um Vaisnava auto-realizado e ouvir dele. Você pode fazê-
lo quando tiver tomado abrigo complete nos pés de lotus de Sri
Caitanya Mahaprabhu.

Se você quer entender o Srimad-Bhagavatam, você tem de se render aos
pés de lótus de um bhakta-bhagavata (devoto puro).

nasta-prayesv abhadresu
nityam bhagavata-sevaya
bhagavaty uttama-sloke
bhaktir bhavati naisthiki
(Srimad-Bhagavatam 1.2.18)

Por comparecer regularmente em aulas do Bhagavatam e por prestar
service ao devoto puro, tudo o que é importuno ao coração é quase
que completamente destruído, e o serviço amoroso à Personalidade de
Deus, que é louvada com canções transcendentais, se estabelece no
coração como um fato irrevogável.

Se alguém quer ter que todos os seus anarthas que cobrem seu
conhecimento sejam destruídos, então nityam bhagavatasevaya:

eka bhagavata bada—bhagavata-sastra
ara bhagavata—bhakta bhakti-rasa-patra
(Sri Caitanya-caritamrta, adi-lila 1.99)

Um dos bhagavatas é a grande escritura Srimad-Bhagavatam, e a outra
é o devoto puro absorto nos néctar de devoção amorosa.

dui bhagavata dvara diya bhakti-rasa
tanhara hrdaye tanra preme haya vasa
(Sri Caitanya-caritamrta, adi-lila 1.100)

Através das ações destes dois bhagavatas o Senhor instila o néctar
do transcendental service amoroso no coração da entidade viva, e
assim o Senhor, no coração de Seu devoto, fica sob o controle do
amor do devoto.

Somente pelas ações combinadas do livro bhagavata (escritura) e do
devoto puro bhagavata é que o néctar de bhakti-rasa entra no coração
de alguém.
O próprio Krsna disse, "Se alguém quer prestar algum serviço ou
adoração a Mim, ele deve primeiro saber que não deve me servir
diretamente, mas devem servir seu gurudeva como sua vida e alma. Se
esta pessoa seguir este processo, ela alcançará a perfeição. Porém,
se ela se nega a servir os pés de lótus de sri guru e vem direto a
Mim, então todos os seus esforços não vão ter fruto algum".

aham bhakta-paradhino
hy asvatantra iva dvija
sadhubhir grasta-hrdayo
bhaktair bhakta-jana-priyah
(Srimad-Bhagavatam, 9.4.63)

A Suprema Personalidade de Deus disse ao brahmana: "Eu estou
completamente sob o controle de Meus devotos. De fato, Eu não sou
totalmente independente. Porque Meus devoros são completamente
destituídos de desejos materiais, Eu Me sento no âmago de seus
corações. O que falar do Meu devoto, mesmo aqueles que são devotados
a ele são queridos por Mim"

nikuñja-yuno rati-keli-siddhyai
ya yalibhir yuktir apeksaniya
tatrati-daksyad ati-vallabhasya
vande guroh sri-caranaravindam
(Sri Gurvastakam 6)

Sri gurudeva está sempre presente com as sakhis, planejando os
arranjos para a perfeição dos passatempos amorosos de Yugala-kisora
(rati-keli) nos kuñjas de Vrndavana. Por que ele é tão perito em
fazer estes prazerosos arranjos para Eles, ele é muito querido a Sri
Radha e Krsna. Eu ofereço minhas orações a seus pés de lótus.

Krsna está sempre sentindo separação de Radhika, e Radhika está
sempre sentindo a separação de Krsna. Quão endividados Eles se
sentem àquela personalidade que é tão hábil a ponto de conseguir
trazê-Los para que se encontrem! Até mesmo uma alma condicionada
comum neste deste mundo entrega sua vida e se rende aos pés de lótus
desta pessoa que é tão querida. Similarmente, aquele devoto que
realiza os mais íntimos desejos dos corações de Radha e Krsna
automaticamente se torna querido para Eles. E se alguém se rende aos
pés de lótus deste devoto puro , então, através deste puro Vaisnava,
Radha e Krsna irão derramar Sua misericórdia nele e rapidamente
trazê-lo a Seus pés de lótus.

yasya prasadad bhagavat-prasado
yasyaprasadan na gatih kuto 'pi
dhyayam stuvams tasya yasas tri-sandhyam
vande guroh sri-caranaravindam
(Sri Gurvastakam, 8)

Somente pela misericórdia de sri gurudeva é que alguém pode receber
a misericórdia de Krsna; sem sua graça as entidades vivas não podem
fazer nenhum avanço ou serem liberadas. Medito três vezes ao dia nas
glórias de sri gurudeva e recito stava-stuti (orações) a seus pés de
lótus

Aqueles que servem e obtêm o favor do guru podem obter sucesso em
suas vidas. Se alguém não satisfaz sri guru, ele não pode se elevar.
Não importa quanto sadhana possa fazer como cantar ou estudar muitas
escrituras.

nayam atma pravacanena labhyo
na medhaya na bahudha srutena
yam evaisa vrnute tena labhyas
tasyaisa atma vivrnute tanum svam
(Katha Upanisad, 1.2.23)

Não se pode realizar a Pessoa Suprema simplesmente por ter uma
educação acadêmica, por apresentar palestras de forma erudita, por
grande inteligência ou mesmo por ouvir muito. Ele é obtido somente
por quem Ele mesmo escolhe. Para tal pessoa, Ele manifesta Sua forma.

Srila Prabhupada escreve em um de seus significados para este verso
que quem não tanha se aproximado do Senhor em Sua forma pessoal não
pode entender o significado do Srimad-Bhagavatam sem ser guiado
pelos bhagavatas na sucessão discipular.
Krsna é transcendental, como está declarado no Padma Purana e no
Bhakti-rasamrta-sindhu:

atah srai-krsna-mamadi
na bhaved grahyam indriyaih
sevonmukhe hi jihvadau
svayam eva sphuraty adah
(Bhakti-rasamrta-sindhu, 1.2.234)

Ninguém pode comreender a natureza transcendental do nome, forma,
qualidade e passatempos de Sri Krsna através de seus sentidos
materialmente contaminados. Somente quando se torna saturado com o
transcendental serviço ao Senhor, é que trnscendentais nomes,
formas, qualidades e passatempos do Senhor são revelados a alguém.

Os sentidos materiais não podem tocar a Krsna, e nenhuma alma
condicionada pode entender coisa alguma sobre Ele. Ele é acintya-
tattva, supremamente inconcebível. Ele vai se mostrar àquela pessoa
que tenha satisfeito gurudeva, e não àquela pessoa que dá discursos
muito eruditos. Quem é muito inteligente e que ouviu muito dos Vedas
não pode ser bem-sucedido a não ser que tenha satisfeito sri guru.

Srila Narottama dasa Thakura deu a instrução em sua canção Sri Guru-
carana-padma:

guru-mukha-padma-vakya cittete kariya aikya
ara na kariha mane asa

Aqui está o significado das palavras guru-devatatma – deve-se fazer
com que seu coração se torne uno com as palavras que emanam da boca
de lótus do sad-guru.

sri-guru-carane rati, ei se uttama gati,
je prasade pure sarva asa

Por desenvolver rati, apego espontâneo, pelos pés de lotus de seu
guru, o discípulo irá alcançar sua meta. Sem a misericórdia do guru,
nenhum sadhana pode ter força ou poder. Por isso é que o primeiro
anga (membro) de bhakti, de 64 angas, é gurupadasraya (tomar abrigo
nos pés de lótus de sri guru).

guru-padasraya, diksa, gurura sevana
sad-dharma-siksa-prccha, sadhu-marganugamana
(Sri Caitanya-caritamrta, Madhya-lila 22.115)



No caminho de serviço devocional regulado, deve-se observer os
seguintes ítens: (1) Deve-se aceitar um mestre espiritual fidedigno.
(2) Deve-se aceitar iniciação dele. (3) Deve-se serví-lo. (4) Deve-
se receber instruções do mestre espiritual e fazer perguntas a fim
de aprender sobre serviço devocional. (5) Deve-se seguir os passos
dos acaryas anteriores e seguir as direções dadas pelo mestre
espiritual.

Por que devemos nos render a um guru? Rendição (saranagati) é a
porta de entrada de bhakti, e a rendição tem um objeto. Krsna disse
no Bhagavad-Gita:

sarva-dharman parityajya
mam ekam saranam vraja
aham tvam sarva-papebhyo
moksayisyami ma sucah
(Bhagavad-Gita, 18.66)

Abandone todas as variedades de religião e simplesmente se renda a
Mim. Eu o livrarei de todas as reações pecaminosas. Não temas.

Lendo as palavras de Krsna, uma indagação pode surgir em sua
mente, "Sim, Krsna, eu quero me render a você, então o que devo
fazer? O que Você quer?" Nós não sabemos o que Krsna quer, então,
como podemos nos render a Ele? Rendição tem um objeto, uma pessoa
que tem desejos. Quando começamos a fazer com que o nosso desejo se
torne uno com o desejo daquela pessoa, isto é erndição – a porta de
entrada de bhakti.
Srila Bhaktivinoda Thákura escreveu:

atma-nivedana, tuwa pade kori, hoinuparama sukhi
duhkha dure gelo, cinta na rohilo, caudike ananda dekhi
(Atma-nivedana, 1)

Ó meu Senhor, desde que entreguei minha alma permanentemente a Seus
pés de lótus, tornei-me supremamente jubiloso. Todos os meus
sofrimentos e pesar foram para bem longe, e não restam mais
ansiedades em minha mente. Só vejo bem-aventurança em todos os
lugares nas quatro direções.

bhakativinoda, ananda dubiya, tomara savara tare
saba cesta kore, taba icca-mato, thakiya tomara ghare
(Atma-nivedana, 6)

Bhaktivinoda, imergindo em um oceano de néctar, diz, "Todos os meus
esforços estão misturados com os Seus desejos e são direcionados
unicamente a Você, agora que eu sou um residente em Sua casa".

Saranagati (auto-rendição) não é o nível mais alto de bhakti; é
somente a entrada. Primeiro o discípulo se torna flexível e maleável
nas mãos de seu guru.

vettha tvam saumya tat sarvam
tattvatas tad-anugrahat
bruyuh snigdhasya sisyasya
guravo guhyam apy uta
(Srimad-Bhagavtam, 1.1.8)

E porque você é submisso, seus mestres espirituais lhe dotaram com
todos os favores que podem ser concedidos s um discípulo gentil.
Portanto, você pode nos dizer tudo o que você aprendeu
cientificamente deles.

Para quem o guru revela o conhecimento confidencial? Ele o revela
àquele discípulo que é snigdha – muito amoroso e maleável. Foi dada
a analogia de um ferreiro, que não pode fazer nada com o metal frio.
Ele coloca o metal no fogo e o deixa incandescente. Quando ele se
torna macio, o ferreiro então pode fazer qualquer coisa que queira
com ele. Se um pedaço de papel tem um monte de coisas escritas nele,
não se pode escrever mais nada. Se o barro está duro, o oleiro não
pode fazer um pote. Quando o barro fica mole e maleável, o oleiro
pode moldá-lo do jeito que quiser. Da mesma forma, se uma pessoa com
desejos materiais vem a um sad-guru e parece estar ocupado em muito
sadhana-bhajana, isto pode na verdade não ser sadhana-bhajana, mas
sim sadhana-abhasa (uma mera sombra ou semelhança ao serviço
devocional) – e talvez, nem mesmo sadhana-abhasa. Pode ser como um
drama para impressionar aos outros e arrecadar elogios. Primeiro, o
discípulo tem que se tornar completamente maleável e submisso à
vontade de gurudeva, e então gurudeva pode moldar seu coração
exatamente como ele quer.
Nós cantamos, "gurudeva, krpa karke mujhe ko apana lena – Gurudeva,
me conceda sua misericórdia e aceite-me como sendo seu". E também
cantamos, "sakti-buddhi-hina ami ati dina koro more atma satha – ó
Gurudeva, eu não tenho inteligência ou poder. Por favor me aceite
como sendo seu".
Gurudeva está servindo Radha e Krsna na morada trnscendental dEles,
Vrndavana. Para aquele discípulo que se rendeu incondicionalmente a
seu guru e está seguindo seus ensinamentos, o guru pode fazê-lo atma-
sat (como ele mesmo).
Realmente, o guru fidedigno não quer nenhum discípulo, mas ele
aceita discípulos com o desejo de fazer com que outros possam ser
como ele próprio. Como ele está saboreando o eterno néctar do
serviço a Radha e Krsna, ele quer que todas as jivas afortunadas
possam servir desse modo. Neste mundo, o sad-guru toma o papel de
acarya (mestrer espiritual) e aceita discípulos. Por sua msericórdia
sem causa, ele quer nos dar um objeto de rendição. Krsna disse que
devemos nos render a Ele, mas não podemos. Gurudeva toma o papel do
transparente mediador, através do qual, os discípulos podem se
render à vontade de Krsna.
O discípulo sincero segue saranagati:

anukulyasya sankalpah
pratikulyasya varjanam
raksisyatiti visvaso
goptrtve varanam tatha
atma-niksepa-karpanye
sad-vidha saranagatih
(Caitanya-caritamrta, Madhya-lila 22.100)

As seis divisões de saranagati (rendição) são: a aceitação das
coisas favoráveis ao serviço devocional, a rejeição das coisas
desfavoráveis, a convicção de que Krsna nos protegerá, a aceitação
do Senhor como o guardião ou mestre, auto-rendição completa e
humildade.

Quando a síntese destes seis humores se estabelece tomando lugar no
coração da jiva, isto é chamado sraddha (fé firme), e depois dela
vem sadhu-sanga (associação com devotos), bhajana-kriya (ocupação em
práticas devocionais), anartha-nivrtti (gradual liberação dos
impedimentos), nistha (constância), ruci (gosto), asakti (apego),
bhava (humor transcendental), e prema (amor puro por Krsna).
Saranagati é o começo de bhakti. No estágio de asakti alguém pode
começar a pensar no significado de asta-kaliya-lila (os passatempos
diários de Radha e Krsna). Ele vai realizar este significado no
estágio de bhava, e então prema virá e ele voltará ao lar, de volta
ao Supremo.
Srila Narayana Maharaja: Vocês já ouviram falar de Upamanyu? Seu
guru disse a ele certa vez, "Oh, você leva as vacas para pastar o
dia inteiro e não leva nada para comer lá, e mesmo assim você está
bem saudável e gordo. Como é isso? Por acaso você bebe o leite das
tetas das vacas?" Upamanyu respondeu, "Sim, eu bebo". E seu guru
disse, "Não beba mais," mas ele não disse o que ele deveria comer ou
beber. Durante os próximos dias, Upamanyu continuou saindo com as
vacas. Depois de alguns dias, seu guru disse, "Você ainda parece bem
gordo. Ainda está bebendo leite? O que você está fazendo?" Upamanyu
disse então, "Estou comendo somente a espuma que se acumula na boca
das vacas – nada mais". Então seu guru perguntou, "Por acaso eu
disse para você comer isto? Não coma isto". Então, sem Upamanyu ter
perguntado sobre o que comer, e sem seu gurudeva tê-lo dito o que
ele deveria comer, ele foi embora. Seu gurudeva não estava realmente
insatisfeito com ele. Ele estava apenas fingindo que estava
insatisfeito para testar a obediência de seu discípulo.
No próximo dia, as vacas retornaram sem Upamanyu, e então seu guru
saiu para procurá-lo. Ele chamou, "Upamanyu, onde está você? Onde
está você?" Ele ouviu um som vindo de um poço, e este som era a voz
de Upamanyu chamando, "Gurudeva, estou aqui neste poço!". Gurudeva
perguntou, "O que você está fazendo aí?" Upamanyu
respondeu, "Gurudeva, você me disse para não tomar leite nem espuma.
Então eu fiquei tão faminto que bebi o leite da folha de uma planta –
e depois descobri que ela era venenosa. Por ter bebido, eu fiquei
totalmente cego". Agora mostrando seu prazer, o guru de Upamanyu
disse, "Você seguiu minhas instruções!" Ele o tirou daquele poço e o
abençoou dizendo, "Todo o conhecimento dos Vedas agora entrará em
seu coração". Então de uma só vez, todas as escrituras (como srutis,
Vedas, Upanisads) e toda a variedade de conhecimento foram
manifestados em seu coração.
Na história de Aruni, e também na história de Sudama e Krsna,
encontramos similares resultados milagrosos como o fruto da rendição
a sri gurudeva. Não há possibilidade de alcançar bhakti se não
seguimos totalmente nosso gurudeva.
Hoje, o dia que inicia nossa tour de pregação, é como "O dia do
Guru".

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Cante este mantra e seja feliz:

Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare
hare krishna !reverencias a todos os leitores e devotos do senhor krishna !

este blog esta em construção , vou tentar condensar aqui as aulas do site bhakti brasil que encontrar on line .jaya srila gurudeva !

Yuga Acarya Srila Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaja Ki Jay Ho!!!