Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

sábado, 3 de setembro de 2011

TEATRO TRANSCENDENTAL SRI RADHASTAMI

Para o festival de radhastami foi solicitada uma peça de teatro que está sendo enviada (abaixo) para nortear a criatividade dos devotos com o precioso hari-katha de Srila Gurudeva.

Maiores informaçoes liguem para o templo de Sao Paulo (11)30370489
atenciosamente


os servos dos servos de Srila Narayana Maharaja




ATO I- CENA I


CENÁRIO:
Um sadhu sentado em cima de um tapete de folhas, tem numa das mãos
uma tridanda (cajado) e um kamandalu (pote de mendicância) ao seu
lado.

SADHU:
Após Krsna ter ido para Mathura, ele se lamentou profundamente.Um
dia estando no topo de um dos edifícios do palácio em Mathura, Ele
viu o Yamuna fluindo muito doce e amavelmente. E, viu isto vindo de
Vrndavana e exatamente ao norte de Mathura, Ele viu Vrndavana. Então,
lembrou-se de todas as gopis e de todas as vacas que estavam
agonizando, como ele tinha ouvido anteriormente do mensageiro de
Lalita e outros mensageiros vindos de Vrndavana. Os bezerros estavam
sem pastar, as vacas sem dar leite, os pavões sem dançar, os cucos
sem cantar e, todos em Vraja estavam se lamentando por Krsna. Krsna
estava meditando nisto, e também, vendo diretamente com seus olhos de
emoção (bhava-netra). Ele começou a chorar muito alto:

(No outro lado do palco surge Krsna numa torre do palácio em Mathura)



KRSNA:
Mãe! Mãe! Pai! Pai! Onde estão meus amigos como Subal-sakha,
Madhumangala e outros? Ó, Radhike, Lalite, Visakhe! Ó, Mãe Yasoda!

UDDHAVA:
Meu querido amigo, por que você está chorando e se lamentando?

KRSNA:
Estou lembrando de minha mãe e de meu pai que estão próximos da
morte. Eles tem jejuado por muitos dias e não cozinham mais. Mas,
também, para quem eles deveriam cozinhar? Se cá estou eles não irão
cozinhar lá. Suas vasilhas de cozinha permanecem voltadas de cabeça
para baixo e sujas no alto do chulha (armário antigo), e há teias por
toda a cozinha.

( Krsna pega as mãos de Uddhava entre as suas.)

KRSNA:
Vá, por favor, imediatamente para Vrndavana onde minha mãe e meu pai
estão se lamentando por mim. Vá e pacifique-os.

SADHU:
Ele tinha um grande desejo de dizer a Uddhava para ir até as jovens
gopis, mas ele queria observar a etiqueta apropriada sem
imediatamente manifestar que as gopis eram as suas mais amadas. Ele
queria ocultar isto, e é por isto que ele primeiro disse a Uddhava
sobre sua mãe e seu pai.

KRSNA:
Por favor, vá imediatamente e pacifique-os, mas não use sua própria
inteligência e palavras para fazer isto. Estou dando a você muitas
mensagens, uma após a outra, que você deve contar para as gopis. Se
elas se pacificarem com a primeira mensagem, muito bem, de outra
maneira, conte para elas a mensagem seguinte e, se isto não fizer
efeito, então, conte a elas a próxima e, assim, sucessivamente.

SADHU:
De alguma maneira elas estão mantendo suas vidas. Como? Krsna tinha
prometido que voltaria “amanhã ou no dia seguinte”, e esta é so=
mente
a espera delas. É somente por causa disto, da espera, que elas não se
agonizam- de outra maneira certamente elas teriam morrido. Àquela
espera de que Krsna retornaria é possível porque Krsna nunca disse
uma mentira, e ele prometeu que iria retornar. As gopis estavam
pensando:

(Em Vraja.)
GOPIS:
Ele pode vir mais tarde, mas ele deve vir; então nós não devemos
morrer. Se nós morrermos, então, nossos pais, mães e outros podem
morrer, também, e Krsna virá aqui e encontrará todos mortos. Ele irá
SE lamentar e chorará, e pode também morrer, então nós não devemos
morrer.

SADHU:
Krsna tinha dito as gopis...

KRSNA:
Estou indo; não fiquem transtornadas. Muito em breve- amanhã ou
depois de amanhã – ou após matar Kamsa- Eu estarei indo.

SADHU:
Krsna tinha estado com as gopis por muitos anos, depois ele foi para
Mathura e de Mathura para Dvaraka- e, nunca retornou. Que sofrimento
as gopis experimentaram! Mas, ainda elas pensavam...

(Em Vraja.)
GOPIS:
Um dia Krsna irá vir, porque ele tinha dito isto.

SADHU:
Krsna voltou para Vraja no final de sua permanência neste mundo e
este segredo foi declarado no comentário de nossos mestres anteriores
no Srimad-Bhagavatam. Ele não queria que as gopis estivessem
separadas [de Krsna] e se lamentando para sempre.

KRSNA:
Você deve ir à Vrndavana.











ATO I CENA I I

SADHU:
Em Vrndavana era muito difícil para um ouvinte entender se as gopis
estavam chorando ou cantando. Se vocês choram alto como elas...

(Em Vraja.)
GOPIS:
Oh, Krsna, onde está você?

SADHU:
Vocês não irão rir ao mesmo tempo. Muitos de vocês estão rindo. Vocês
devem seguir as gopis e, altamente chorar...

(Em Vraja.)
GOPIS:
Oh, Krsna, onde está você? Oh, Radha, onde está você? Oh, Gauracandra-
Nitai, onde estão vocês?

SADHU:
Se vocês chorarem com lágrimas em seus olhos, então Krsna pode vir,
caso contrário, não. Suas lamentações não devem ser um espetáculo.
Estas devem vir do âmago dos seus corações. Os sons das gopis
chorando entraram nos ouvidos de Krsna:

(som das gopis cantando...)
Gunja madhura mala madhura
Yamuna madhura vici madhura
Salilam madhuram kamalam madhuram
Madhuradhi-pater-akhilam madhuram
[Sri Madurastakam, (6)]

(Tradução simultânea)
Sua guirlanda de gunja é doce, sua guirlanda é doce, seu rio Yamuna é
doce, suas ondas e suas águas e as flores de lótus são doces- todas
as coisas do Senhor Primordial da doçura são doces..

SADHU:
Ele não podia tolerar ouvir àquilo. Ainda, embora sua vida e alma – e=

tudo dele – estivesse em Vraja, haviam algumas razões para que ele
não retornasse lá.

KRSNA:
Por favor, não se atrase...(Krsna bateu as mãos) Guardas! Tragam
imediatamente a carruagem de ouro que foi usada por Kamsa. (quando a
carruagem chegou ele dirigiu-se a Uddhava) Sente-se e vá agora mesmo
para Vraja!

SADHU:
Uddhava não estava consciente que a intenção de Krsna era enviá-lo
para ser admitido na Universidade das Gopis, onde Krsna mesmo fora
instruído na arte do amor e da afeição. Ele não sabia o que Krsna
estava pensando...

KRSNA:
Se ele for e algo lhe for instruído lá, então, quando ele retornar,
ele entenderá meus sentimentos, caso contrário, não haverá ninguém em
toda Mathurapuri, que conheça meu coração. Vejo que somente Uddhava é
ao menos um pouco qualificado o suficiente para instruir sobre amor e
afeição puros. Quando ele for para Vraja ele realizará o coração das
gopis, caso contrário, não haverá possibilidade.


SADHU:
Foi unicamente por isto que Krsna o enviou.Uddhava estava pensando...

UDDHAVA:
Como posso ir lá? Eu não posso tolerar a separação de Krsna.

SADHU:
Krsna pacificou-o dizendo...

KRSNA:
Estou completamente lá e somente parcialmente aqui. Você verá em
breve que estou completamente lá.

SADHU:
Então, Uddhava deixou Mathura e foi para Vraja.








ATO II - CENA I

(Cenário de Vraja. Um vilarejo de vaqueiros)

SADHU:
Então, levou muito tempo para Uddhava alcançar seu destino; era tarde
quando ele chegou e a escuridão estava caindo. Então ele pode
observar o que Krsna pessoalmente havia lhe dito, que estava ali
totalmente e em Mathura parcialmente. Pela misericórdia de Yogamaya,
Uddhava viu as características de Vraja quando Krsna esteve ali.
(Ruídos de vacas e bezerros, sinos e pássaros lembrando os sons
típicos de Vraja.) Ele viu muitos vaqueirinhos retornando do
agrupamento de vacas e viu, milhões de vacas de Krsna como Dhavali e
Syamali; viu que todas as vacas tinham os úberes contendo mais do que
60 litros de leite; e que alguns touros estavam lutando um com o
outro por àquelas vacas. Todas as gopis tinham iluminado lâmpadas de
ghee e estavam fazendo arcana do seu Thakuraji, e elas estavam
cantando sons dos passatempos de Krsna...

(Na mente das gopis a imagem do seu Thakuraji. Elas estão com
lâmparinas e outras parafernálias, cantando...)

GOPIS:
Govinda Damodara Madhaveti, Govinda Damodara Madhaveti...

SADHU:
Elas estavam batendo o yogurte enquanto cantavam os belos sons de
Krsna, e assim, Uddhava viu a presença de Krsna ali. Só então, porém,
Yogamaya levou a cena adiante, e Uddhava então viu que todos estavam
se lamentando e chorando...

(As gopis tristes e cantando...)

GOPIS:
Govinda Damodara Madhaveti! Govinda Damodara Madhaveti! Govinda
Damodara Madhaveti! Govinda Damodara Madhaveti- Ó Krsna,
sem você todos os Vrajavasis estão morrendo. Por favor, venha, caso
contrário todos irão morrer.

SADHU:
Quando Uddhava viu e ouviu isto, ele mesmo começou a chorar. Então,
na entardecer, quando a poeira dos pés de lótus das vacas tinham
empoeirado completamente o céu, ele entrou nesta área da casa de
Nanda Baba. (Ruídos de vacas e sinos. Alguém aponta a casa de Nanda
Baba para Uddhava. Nanda Baba fica temporariamente paralizado devido
a emoção de ver o amigo de Krsna. Parace que sua tristeza passa e
transparece um certa alegria. Ele vai em direção a Uddhava e lhe
abraça dando boas-vindas. Nanda Baba deixou-o por um tempo e dirigiu-
se para a casa de um brahmana,)

NANDA BABA:
Em minha própria casa não tenho sequer mantimento para fazer arroz
doce para oferecer para o gentil Uddhava, recém-chegado de Mathura.
Você poderia me auxiliar de alguma maneira?

BRAHMANA:
Ó, amável Nanda Maharaja, não temos açúcar neste exato momento. Mas,
podemos preparar um arroz doce sem açúcar.

(Assim a preparação foi oferecida à Uddhava)

SADHU:
Uddhava estava muito faminto e aceitou a preparação como se fosse um
néctar e então, levou algum remanescente. Daí, ofereceu reverências
para Nanda Baba e Mãe Yasoda. Assim, começou a tentar apaziguá-los...

NANADA BABA:
Como está ... Krs... (sua voz tornou-se sufocada, então ele disse
outra coisa.) Como está meu irmão Vasudeva? Eu sei que ele estava
sofrendo muito nas mãos de Kamsa, mas as próprias atividades
pecaminosas dele o mataram. Agora Vasudeva está bem? (Então,
chorando, com sua voz sufocada, ele perguntou...) Como está Krsna?
(seu choro aumentou) Ó, Uddhava, a fim de esquecer Krsna, vou para
as margens do rio Yamuna, mas quando chego lá, mais memórias dele vem
para mim, porque suas pegadas estão em todo lugar. Eu vi o ghat lá
que ele usou para banhar-se e brincar com os gopas e as gopis, e
ainda, mais lembranças vieram. Então retornei e, fui para Govardhana,
mas lá também, cada kunja, cada arvoredo, o Manasi Ganga, e os
lugares onde exatamente Krsna ergueu a montanha inteira com o seu
dedo - todos estavam chorando por ele. Eu vi as pegadas de Krsna em
todo lugar lá e eu não podia tolerar o sofrimento de separação devido
a isto. Então fui para Bhandiravana e para um outro lugar, mas eu não
pude encontrar consolo em lugar nenhum. Que devo fazer? (Nanda Baba
desmaiou e rolou no chão)

(Uddhava estava pensando alto)
Tenho muito amor e afeição por Krsna; Vasudeva e Devaki, também, mas
nós não temos uma singular fração atômica do amor e afeição de Nanda
Baba e Mãe Yasoda. Nanda Baba ao menos é capaz de dizer alguma coisa,
mas Mãe Yasoda nunca fala- porque ela está sempre em um estado
inconsciente. Ela tinha tornado-se cega e sua voz parado. Ela pode
somente ver pelos seus ouvidos, porque seus olhos estão continuamente
cheios de lágrimas. (Então, Uddhava estava indeciso em como dirigiu-
se para Nanda Baba) Que deveria dizer a eles? Deveria dizer: Nanda
Baba não precisa chorar, você é muito afortunado. Ou, deveria
encorajá-lo, dizendo: Todo mundo chora por seus próprios filhos ou
esposas. Mas, se alguém chora por Krsna sua vida é bem-sucedida.
Quanto a você, seu amor por Krsna é inigualável. Você deve continuar
a chorar. Não, eu não posso dizer isto porque Krsna disse-me para
pacificá-los.Dizendo isto seu sofrimento só irá aumentar mais. Não,
eu não devo dizer isto. Mas, que devo eu lhes dizer? Deveria
dizer: “Não chore?” Se eu faço isto, então todos os sastras irã=
o
dizer que estou falando uma mentira. Se uma gota de uma lágrima vem
para Krsna, a vida de alguém é bem-sucedida. Então, que deveria eu
dizer? Deveria dizer a eles para não chorarem- ou para chorarem
amargamente? Eu não posso decidir.(Uddhava finalmente dirigiu-se
para Nanda Baba, enquanto ele recobrava a cnsciência) Seu filho Krsna
não é realmente seu filho. Ele é a Suprema Personalidade de Deus. Ele
está no coração de todas as entidades vivas e, ainda, você está
pensando: “Ele é meu filho.” Ele veio como seu filho, mas ele n=
ão é
seu filho. Você deve lembrar-se disto. Então, por que está você
chorando? Você nunca está separado de Krsna porque ele está em todo
lugar – e ele está aí em seu coração. Você é muito afortunado.

(Ouvindo isto Nanda Baba parou de chorar. Ele voltou sua cabeça e
olhou em direção a Uddhava com um longo e penetrante olhar de
soslaio. Ele pensou...)
NANDA BABA:
Este garoto tolo e ignorante não pode realizar meu sofrimento. Pensei
que por ele ser amigo de Krsna, ele pudesse realizar alguma coisa,
mas ele não entende meu humor de separação por Krsna completamente.
(Finalmente disse para Uddhava) Ó, Uddhava, seus dentes de leite
ainda não se foram; você é como um bebê. Havia anteriormente pensado
que você fosse inteligente, mas agora eu sei que você não é. Você é
ignorante. Você me disse: “Seu filho é o Senhor Supremo, e ele está
em todo lugar; então não é necessário sentir a separação dele”. Se
isto é um fato, que meu filho Krsna é Deus, então eu fui realmente um
afortunado. Mas, eu penso que não sou o mais afortunado. Por quê?
Porque este Deus veio para minha casa como um filho, e eu não pude
lhe dar amor e afeição; e é por isto que ele me deixou e foi para um
outro lugar - para ter mais amor e afeição. Eu sei que eu não sou um
pai. Meu coração é como um raio, porque ainda estou tendo todos estes
sentimentos, e eu não estou morrendo. Por quê, não? Houve somente um
pai neste mundo, e seu nome era Maharaja Dasaratha. Quando seu filho
Rama foi para a floresta, Maharaja Dasaratha se lamentou. Ele não
pode tolerar a separação do seu filho, então ele gritou suas últimas
palavras: “ Ah Rama, Ah Rama, Ah...”Antes dele poder dizer Rama=
, ele
deixou sua vida e morreu. Por que, então, eu não estou morrendo?
(Nanda Baba começou a chorar amargamente. Uddhava ofereceu
reverências para Nanda Baba)

UDDHAVA:
Você é como o Monte Everest- muito elevado- e eu permaneço no sopé da
montanha olhando para cima com minha cabeça curvada para trás. Não
posso me comparar com um simples átomo do seu amor e afeição,
portanto, não posso ver qualquer maneira de pacificá-lo.

(Amanhecia. Uddhava partiu)

























ATO II CENA II


(Cenário: Uddhava Kyari, um lago próximo a uma floresta. Amanhecia e
Uddhava entoava seu mantra silenciosamente. O sol surgia...)

GOPI 1
Uma brilhante carruagem de ouro está aqui. Quem a trouxe? Isto é
muito perigoso. Vimos uma carruagem de ouro similar, a qual Akrura
veio e levou Krsna e Balarama para longe de nós, e agora eles moram
em Mathura. Ouvimos que Kamsa foi morto, então talvez a carruagem
tenha vindo por causa disto.

GOPI 2
Talvez hoje seja o décimo-segundo dia, e os parentes de Kamsa queiram
dar-lhe algum pinda-dan. Os parentes de Kamsa provavelmente não
consigam fazer pinda em Mathura, assim vieram para Vraja. Eles devem
saber que as gopis morrerão sem Krsna e devem saber que será muito
fácil pegar nossos corações para fazer uso de algum pinda-dan para
oferecer à alma de Kamsa.

GOPI 3
Você sabe, Krsna agora tornou-se o rei de Mathura. Nem é mais um
vaqueirinho e nem está pastoreando as vacas. Agora ele é um rei e
enviou seu mensageiro nesta carruagem de ouro. Por quê? Ele quer dar
esta mensagem: “Ò, Mãe Yasoda, Ó, Vrajavasis, não pensem que eu ainda=

sou um vaqueirinho. Não estou mais pastoreando as vacas como um
servo. Agora sou o rei e monarca de toda Mathurapuri. É por isto que
ele enviou um mensageiro- justamente para dizer à sua mãe, pai e
outros. “Vejam como sou rico. Sou tão rico que posso enviar até mesmo=

um mensageiro de classe inferior numa carruagem de ouro.” Ele enviou =

seu mensageiro somente para mostrar sua opulência para nós.

(Ouvindo as palavras das gopis, Uddhava começou a pensar...)

UDDHAVA:
Ó, cometi um erro! Eu vim para consolá-las, mas vim numa carruagem de
ouro! Ó, Terra parta-se em duas. Quero ir para dentro de você. Por
que eu vim aqui? Não podia ter discriminado entre o que é apropriado
e o que não é? Agora, que devo fazer?

GOPI 1
Quem é este belo homem?

GOPI 2
Donde veio e de quem é servo? Ele usa as roupas e ornamentos de Krsna!

(as gopis avidamente se aglomeraram ao redor de Uddhava)

GOPI 3
Talvez seu mensageiro tenha vindo. Como ele é bonito! Kanja Locanam –=

seus olhos são como lótus. Pralaba bahum- e ele tem braços longos.
Pitambaram- Ele está vestido de roupa amarela.. Puskara-malinam- e
ele usa uma grande guirlanda de vanamala. Mukharavindam parimsta- sua
face brilha com brincos brilhantes e ele mesmo é muito bonito. Parece
que ele é um segundo Krsna.

SADHUS:
Quando as gopis estão loucas no humor de separação, elas irão abraçar
uma árvore tamal; rindo, brincando e pensando: “Krsna está aqui.̶=
1;
Quando elas vêem uma nuvem ou algo escuro, elas abraçam e começam a
rir e brincar realizando passatempos com ele. Aqui, considerando
isto, Uddhava parecia-se com Krsna.

(As gopis estavam maravilhadas.)

GOPI 1
Quem é ele e por que ele veio aqui? É visto que ele pode ser um
mensageiro ou servo de Krsna.

GOPI 2
Como você sabe?

GOPI 3
Nossos olhos podem nos enganar, mas nosso nariz, não. Nosso nariz
pode perceber o odor da fragrância do corpo de Krsna. Todas estas
coisas pertencem a Krsna, incluindo sua pitambara, flauta murali e
sua vana-mala, estão perfumadas com sua fragrância. O corpo de Krsna
é mais fragrante do que a beli, cameli, jui e qualquer outra flor. Ó,
sakhi, eu sei que ele é syam (negro), mas não Syama- ele é negro, mas
não àquele negro como Krsna. Quem é ele? Deve ser servo de Krsna.

GOPI 4
Sakhi, você sabe, com que propósito ele enviou este mensageiro? Por
que é que este mensageiro está vindo até nós? Ele deveria ir para
Nanda bhavan- para a casa de Nanda Baba e Mãe Yasoda- porque eles tem
uma relação consangüínea com Krsna. Nós não temos uma relação
consangüínea. Igualmente se um filho faz alguma coisa contra seu pai
e sua mãe, e igualmente se ele está distante, uma relação de sangue
não irá ser destruída. Isto é para sempre- para a extensão de uma
vida inteira- e ninguém pode mudar isto. Mas, nós não temos tal
relacionamento com Krsna. No início ele aceitou e nós aceitamos, que
havia algum relacionamento; mas se Krsna esqueceu disto agora, então
nós também temos que retribuir. Nossa relação não era uma relação de
sangue, então por que ele está vindo aqui? Ele deveria ir para os
pais de Krsna para consolá-los. Nós não somos de Krsna e Krsna não é
nosso.

SADHU:
Enquanto as gopis falavam, seus corações se derreteram e seus olhos
ficaram cheios de lágrimas - e Uddhava estava ouvindo o diálogo delas.

GOPI 1
Uddhava, nós queremos perguntar algumas questões, mas nós não sabemos
se você será capaz de responder todas elas. Você deve respondê-las.
Se o amor e a afeição são desinteressados e puros. Isto nunca
quebra. Penso que o amor de Krsna era desinteressado e isto não tinha
igualmente um cheiro de egoísmo. Nós também éramos desinteressadas,
tínhamos muito prema puro, e nós nunca quisemos qualquer coisa dEle.
Ele sempre procurou satisfazer-nos e nós a Ele. Mas, Uddhava, pode
você dizer porque este amor puro e afeição estão agora, quebrados?

SADHU:
Uddhava estava simplesmente com sua cabeça golpeada; e não podia
responder. Sem o auxílio das gopis ninguém será capaz de responder.
Esta questão é muito elevada e somente àqueles que tem amor puro
podem realizar a profundidade disto.

GOPI 2:
Uddhava, por que você não responde? Estamos perguntando alguma coisa
e você deve responder. Há dois tipos de amor e de afeição. Um é puro,
muito mais do que o ouro e o outro é egoísta.Você pode pegar o
exemplo de uma prostituta. Exteriormente elas mostram grande amor e
afeição por uma pessoa rica. Ele pode ser feio ou muito negro, mas se
ele é rico, tal prostituta irá mostrar por ele muito amor e afeição-
como se entretanto seu amor fosse puro. Porém, tão breve quanto elas
possam pegar a riqueza daquela pessoa rica, elas se retiram
rapidamente.

SADHU:
Neste ponto Uddhava não estava dizendo qualquer coisa. Ele não estava
igualmente movendo sua cabeça. Ele estava somente ouvindo.

GOPIS 3:
Adhita vidya acaryam. Suponha um garoto que tenha ido para o gurukula
e tenha recebido todos tipos de aprendizado lá. Depois de ter acabado
a escola na sua vida, ele dá uma doação (guru daksina) para seu
Gurudeva. Então, ele retorna para sua casa, e não tem relacionamento
à distância com àquele guru, e nunca lembra dele. Este tipo de amor
é externo, ele não é verdadeiro.

GOPI 4:
As aves abandonam uma árvore quando seus frutos se acabam; os
hóspedes, uma casa depois de terem comido; os animais, uma floresta
que foi destruída pelo fogo; e um amante, a mulher que ele desfrutou,
embora ela permaneça apegada a ele.

GOPI 1:
Bhuktva catithayo- uma pessoa pobre vai de porta em porta, pedindo e
dando algumas instruções. Então, depois do chefe de família lhe dar
uma doação, ele não permanecerá para dar instruções um minuto mais
sequer. Este amor e afeição era somente pela doação.

GOPI 2:
Ó, Uddhava, uma pessoa rica foi para uma prostituta e deu para ela
uma considerável quantia de dinheiro. Ele passou a noite inteira com
ela, e depois de desfrutar sua gratificação dos sentidos retornou
para o lar e, ele nunca mais viu a prostituta novamente.

SADHU
As gopis estavam se lamentando e chorando. Vendo elas, Uddhava,
também chorou, mas ele não podia responder quaisquer questões delas.

TODAS AS GOPIS (para Krsna)
Como Ele é belo e misericordioso. Ele protegeu-nos do vraja (raios)
de Indra. Ele, Giriraja, levantou Govardhana por sete dias, para
satisfazer, proteger e dar-nos prazer. Ele sempre esteve lá conosco e
contava-nos muito doce hari-katha. Ele dizia: Ó, gopis, vocês são as
minhas mais amadas. Eu não serei capaz de agradecê-las em milhões de
vidas. Vocês são minha alma e coração. Mas, agora onde está Krsna?
Onde está Krsna?


ÚLTIMO ATO

As gopis cantam Sri Sri Radhika Pada-Padme Vijñapti de Srila Rupa
Gosvami : “radhe! jaya jaya madhava-dayite!...”

(Depois as gopis pegaram Uddhava pelas mãos)

GOPI 2:
Venha; você pode ver nossa mais querida priya-sakhi.

(Ela estava deitada numa cama de flores muito magra e todas as
plantas estavam murchas. Uma gopi pegou um pedaço de algodão macio e
colocou-o no nariz dela)

GOPI 3:
Parece estar viva, mas não se sabe até quando.

(Ruído de abelha.Uma abelha aproxima-se dos pés de Srimati Radhika)

RADHARANI:
Krsna – àquele trapaceiro negro- Ele tem nos enganado. Ele é negro
por fora e por dentro. Agora, ele está em Mathura com muitas, muito
belas Yadava-patnis, senhoras da dinastia Yadu. E, você é um
mensageiro dele, não é?

ZANGÃO:
Eu deveria pousar aqui e pegar mel desta flor.
(vendo que o zangão sobrevoava seus pés, a raiva de Srimati Radhika
aumentava. Então, num humor de separação muito intenso, divyon-mada.
ela começou a dizer...)


He natha he rama-natha
Vraja-natharti-nasana
Magnam uddhara govinda
Gokulam vrjinarnava

[“Ó, amado, Ó, mestre das deusas da fortuna, oh mestre de Vraja! Oh, =

destruidor de todo sofrimento, Govinda, por favor, erga sua Gokula do
oceano de angústia na qual está se afogando!” (Srimad Bhagavatam
10.47.52)]

(Srimati Radhika e as gopis cantam e se possível dançam com tradução
simultânea Sri Madhurastakam de Srimad Vallabhacarya)

UDDHAVA:
Ó, gopis, estou endividado com vocês, porque vocês tem servido e
amado Krsna de tal maneira que agora Ele é seu servo exclusivo. Ele
não pertence a ninguém mais. Ele próprio tem se doado aos seus pés de
lótus. Suas palavras de separação tem espalhado gotas de grande
misericórdia sobre mim, sem tê-las ouvido, como poderia ser capaz de
conhecer sobre as profundas verdades de seu divyon-mada e outros
humores do amor em separação?

GOPIS:
Nós deixamos nossos pais, maridos, posições e tudo o mais- somente
para Krsna. Mas, este trapaceiro nunca lembra de nós. Some e, depois
nos diz: “Ó, Prabhu, quero fazer um acordo com você. Nós não podemos =

fazer qualquer acordo com Ele.

UDDHAVA:
Eu trouxe uma mensagem de Krsna. Eu não posso pessoalmente satisfazer
ou pacificar vocês; posso somente lhes contar a mensagem dEle.

GOPIS:
Uddhava, nós não queremos lembrar dEle. Se Ele pode nos esquecer, por
que não podemos esquecê-lo? Mas, o fato é que nós não podemos esquecê-
lo. Nós queremos, mas não podemos. Como pode Krsna vir aqui? Ele
casou com 16.108 belas esposas, e agora, Ele é o rei de Mathura e de
Dvaraka. Ele não pode voltar. Quando tentamos esquecê-lo, em
Govardhana ou nas margens do rio Yamuna, vinha-nos a lembrança dEle,
rapidamente: “este era o lugar usado para realizar a dança e cantar =

em maha-rasa. Lembramos de Krsna em todo lugar que vamos. (Dizendo
isto, elas choraram)


Uddhava:
Repetidamente ofereço meus respeitos à poeira dos pés de lótus para
as mulheres da aldeia de vaqueiros de Nanda Maharaja. Quando estas
gopis cantam as glórias de Sri Krsna, a vibração purifica os três
mundos.Oro aos pés de lótus de todas as gopis da aldeia de Nanda
Maharaja. Oro até mesmo por uma partícula dos pés de lótus delas.
(Uddhava prestou reverências para as gopis) Agora eu quero ir para
Krsna e contar isto para Ele, todas as gopis, gopas, vacas e bezerros
irão morrer- então você deve ir para Vraja, rapidamente. Deveria eu
dizer isto para Ele?

GOPIS:
Não conte a Krsna. Se Ele está infeliz lá, então Ele deve permanecer
lá. Se Ele quebra nosso coração não há problema. Ele é nosso mais
amado, e Ele é muito compassivo. Se ele ouve que nós estamos todas
morrendo em separação dEle, Ele pode deixar sua vida rapidamente.
Então não conte a Ele. Você pode dizer a Ele de uma maneira sutil. Se
alguém está com a roupa muito velha, não deve molhá-la e nem torcê-la
tão duramente que irá rasgá-la. Então não conte a Krsna nossa
condição, caso contrário, Ele não será capaz de sobreviver.

Udhava (pensou):
Se eu permanecer aqui, pode ser que Krsna também me deixe.

(Assim Uddhava deixou Vraja ao som de...)

TODOS VRAJAVASIS(cantando...)
Govinda Damodara Madhaveti! Govinda Damodara Madhaveti! Govinda
Damodara Madhaveti!

SADHU:
Tenho contado isto de maneira sintetizada. Qualquer um que explica
estes tópicos deveria chorar e sentir uma elevada classe de
separação. Mas, nossos corações são como pedras; por causa de nossas
ofensas não se derretem. Nosso coração irá derreter quando fizer isto
puramente. Não critique ninguém, e tente seguir este terceiro verso
do Sri Siksastakam de Sri Caitanya Mahaprabhu:

Trinad api sunicena
Taror api sahisnuna
Amanina manadena
Kirtaniyah sada harih

[“Alguém que pensa ser mais baixo que uma grama, que é mais tolerante=

que uma árvore e, que não espera honra pessoal e ainda, está sempre
preparado para dar respeito aos outros pode muito facilmente cantar
sempre os Santos Nomes do Senhor.”]

Gaura premanande!!!


FIM


FONTE
http://www.guardioes.com/teatro_transcendetal.htm

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cante este mantra e seja feliz:

Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare
hare krishna !reverencias a todos os leitores e devotos do senhor krishna !

este blog esta em construção , vou tentar condensar aqui as aulas do site bhakti brasil que encontrar on line .jaya srila gurudeva !

Yuga Acarya Srila Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaja Ki Jay Ho!!!