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quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Alguns Segredos em BHAKTI
(Los Angeles, USA, 13 de maio de 2001, pm)
[Parte 1 da Palestra da Noite]
Gauranga bolite habe pulaka sarira.
Quando chegará o dia que iremos realizar a misericórdia de
Gauracandra? Quando, durante o cantar dos nomes Dele, Gauranga e
Sacinandana, irão os nossos corações derreter e os nossos pêlos
eriçarem? Estes são sattvika-bhavas. Nós estamos gritando pelos nomes
Dele mas esses sintomas de sattvika-bhava não estão vindo. Por que
não? Na verdade não estamos realizando quem é Sri Caitanya
Mahaprabhu. Ele é diretamente o casal Radha-Krsna. Krsna veio,
tomando a beleza dourada e o humor interno de Radhika, e Ele se
transformou em Gaura Sacinandana, Gaurahari. Ele provou todos os
humores de Radha no Gambhira, e nós já discutimos todos esses tópicos
no Raya Ramananda Samvad.
Sri Caitanya Mahaprabhu misericordiosamente revelou sua forma mais
confidencial de Rasaraja-Mahabhava para Raya Ramananda. Rasaraja é
Krsna e Mahabhava é Radhika. Desta forma, cada membro de Krsna é
coberto por cada membro de Srimati Radhika. Ninguém jamais viu esta
forma, e Raya Ramananda, sendo Visakha-sakhi, desmaiou quando a viu.
Quando alguém realiza esta forma, então, ao cantar, "Gauranga bolite
habe pulaka sarira, hari hari bolite nayane ba'be nira", os pelos se
eriçam e os olhos se enchem de lágrimas.
Isso só é possível, entretanto, pela misericórdia de Nityananda
Prabhu. Se alguém quiser saber quem é Caitanya Mahaprabhu, deve vir
até Nityananda Prabhu que é 'adhara-bhumi', a plataforma na qual se
manifesta Mahaprabhu.
Nityananda Raya é akrodha-paramananda. Akrodha significa que Ele
nunca fica zangado. Mesmo quando Jagai e Madhai feriram a cabeça
Dele, Nityananda Prabhu pensou, "Oh, eu quero dar a eles krsna-
prema". Ele deu a eles esse prema, Ele executou muitos outros atos
que foram até mesmo maiores do que esse, e Ele foi assim durante toda
a sua vida. Desse modo, sem a misericórdia de Nityananda Prabhu,
vocês não podem realizar quem é Caitanya Mahaprabhu. Vocês não podem
conhecê-lo através do estudo dos livros de história.
Vocês podem obter um abhasa, uma vaga idéia sobre Ele, através do Sri
Caitanya Caritamrta, mas ao cantar e se lembrar e ao seguir os passos
de Sri Rupa Gosvami e Sri Raghunatha Gosvami, vocês irão compreender
mais alguma coisa.
Rupa raghunatha-pada hoibe akuti kabe hama bujhabo se yugala-piriti.
O que é yugala piriti? É amor conjugal. Caitanya Mahaprabhu veio para
dar este tipo de amor, mas se vocês apenas tentarem entender
externamente, vocês não irão conhecer totalmente a vida Dele. A
compreensão externa é como um corpo sem alma. Se quiserem realmente
conhecê-Lo, vocês devem saber qual foi a missão Dele e qual era a
natureza do amor e do afeto Dele por todos. Ele apenas veio para
distribuir raganuga-vartma, o caminho de raganuga-bhakti, para nos
ensinar como podemos alcançar aquele amor e afeto de Vraja e
especialmente gopi-prema.
Sem a misericórdia de Srila Rupa Gosvami e Srila Raghunatha dasa
Gosvami, vocês não podem compreender isto. Rupa raghunatha-pade rahu
mora asa, prarthana koroye sada narottama dasa. Srila Narottama dasa
está orando para todos os acaryas e associados de Mahaprabhu, do
começo ao fim, "Eles devem ser gentilmente misericordiosos para que
eu possa realizar a misericórdia de Sri Caitanya Mahaprabhu"
Agora venham comigo para Raya Ramananda às margens de Godavari no Sul
da Índia, onde estão ocorrendo algumas discussões. Mahaprabhu estava
fazendo perguntas e Raya Ramananda estava respondendo. Krsna é
infinito, e então Mahaprabhu também é um oceano infinito de amor e
afeto. Até mesmo o Próprio Krsna não consegue saber quão profundo é o
amor e o afeto em Srimati Radhika e nas gopis. Ele tem uma balança
para medir isto, mas o amor e o afeto por Krsna em Srimati Radhika e
nas gopis é tão profundo que a balança Dele falha.
Se alguém tenta conhecer Caitanya Mahaprabhu por sua inteligência,
não terá capacidade para tal. Somente pela misericórdia do próprio
Sri Caitanya Mahaprabhu vocês podem saber alguma coisa. Se o Próprio
Krsna não consegue medir isto, como podem vocês? Vocês podem conhecer
algumas coisas externas tais como Ele pregava, como controlava até os
elefantes loucos, e como Ele dava prema as árvores e as trepadeiras.
Vocês podem exteriormente ver isto, mas como Ele realmente fazia
isto? Sem a misericórdia de Nityananda Prabhu, e sem a misericórdia
das gopis e especialmente Radhika, vocês não conseguem conhecer essas
verdades. Eu estou então explicando alguma coisa desses tópicos para
vocês.
Mahaprabhu disse a Ramananda Raya que varnasrama dharma não pode
ajudar no final. Eho bhaya; isso é externo. Ele disse que oferecer os
frutos de seus carmas também não irá adiantar, e Ele mesmo rejeitou
sarva dharman parityajya mam ekam saranam vraja como externo. Raya
Ramananda então propôs jnana-misra bhakti:
brahma-bhutah prasannatma na socati na kancati
samah sarvesu bhutesu mad-bhaktim labhate param
Mahaprabhu rejeitou isso também, embora esses sejam os mais elevados
ensinamentos no Gita. Mahaprabhu rejeitou todas as filosofias do Gita
como sendo o objetivo último da vida.
Ramananda Raya então veio a jnana-sunya bhakti:
jnane prayasam udapasya namanta eva
jivanti san-mukharitam bhavadiya-vartam
sthane sthitah sruti-gatam tanu-van-manobhir
ye prayaso 'jita jito 'py asi tais tri-lokyam
(Madhya 8.67)
Qual é o significado desse sloka? Existem dois tipos de jnana,
conhecimento. O primeiro declara que nós somos brahma: "Sarvam khalv
idam brahma", "Aham brahmasmi", "So ham", e assim por diante. O que é
isto? É tolice. Krsna pode dizer, "So ham", "Eu sou aquele brahma",
mas nenhuma jiva jamais pode dizer isto. Nós somos brahma-jatiya, mas
não brahma. Somos todos eternos, partes infinitesimais e parcelas
daquele brahma. Não somos brahmas completos. Aqueles que falam desta
maneira falsa são chamados brahma-jnanis.
Aqueles que possuem o segundo tipo de jnana são chamados jnani-
bhaktas, e são personalidades como Prahlada Maharaja, Sanaka,
Sanandana, Sanatana, Bhisma Pitamaha e Sukadeva Gosvami na primeira
parte de suas vidas.
Dois termos são usados aqui: jnani e jnani-bhakta. Jnanis são
transgressores aos pés de lótus de Krsna. Eles não aceitam a forma
Dele, as qualidades ou potências, e então são transgressores. Por
outro lado, jnani-bhaktas são aceitos como devotos. Jnani-bhaktas são
muito bons. Estão sempre pensando, "O supremo Senhor Krsna pode criar
milhares e milhares de universos em um instante e também pode destruí-
los. Ele é então o Senhor dos Senhores. Ele tem muitas opulências e
muitos atributos" Jnani-bhaktas pensam, "Eu devo servir ao meu Senhor
para que possa obter alguma coisa Dele. Ele está satisfeito consigo
mesmo, Ele é completo, Ele não tem sede, fome e nenhum cansaço; então
como posso servi-Lo?" Eles apenas oram, como Prahlada orou. Ele não
consegue servir o seu Senhor.
Por esse motivo nós não seguimos totalmente esses jnani-bhaktas. O
bhakta puro se esquece que Krsna é a Suprema Personalidade de Deus, e
nós queremos seguí-los.
Para criar uma plataforma, primeiro devemos saber que Krsna é o Deus
supremo e que nós somos partes e parcelas daquele Krsna. Somos os
eternos servos Dele.
Entretanto, se vocês quiserem Vraja-prema, terão também que se
esquecerem disso. Vocês só precisam saber que Ele é Yasoda-nandana e
Nanda-nandana, que Ele é o amigo de Sudama e Subala, que Ele é o
amado de todas as gopis e que Ele serve especialmente as gopis. Ele
não consegue retribuir as gopis, Ele quer apanhar a poeira dos pés de
lótus das gopis e quer servi-las. Nesta hora Ele se torna Radha-
Kanta, Madana Mohana, Syamasundara e Radha-Ramana.
Ninguém em Vraja-mandala aceitará Krsna como Parabrahma e mesmo Krsna
se esquece disso. Ele pode pegar os restos de prasadam de Nanda Baba,
Ele pode carregar as sandálias de Nanda Baba em sua cabeça, dançando
e gritar, "Tey, tey", e virá muito feliz até Nanda Baba. Como um
bebê, Ele não consegue virar de lado. Ele pode criar tantos
universos, mas em Vraja Ele não tem poder algum para virar de lado e
então Yasoda se aproximará e rapidamente irá virá-Lo. Ele não pode
comer nada sozinho; ou seja, Mãe Yasoda e Nanda Baba irão sustentá-Lo
e alimentá-Lo. Às vezes Ele será derrotado por Sridama. Ele pode
matar Kamsa, Jarasandha e todos os outros demônios, mas quando Ele
vem até Sridama e luta com ele, Sridama pode Lhe derrotar num
instante. E, quando Ele é derrotado, Ele fica muito feliz. Ele será
derrotado até mesmo pela gopis. Ele quis lutar com as gopis e
imediatamente, em um instante, as gopis O derrotaram e Ele ficou
muito feliz.
Desse modo existe muita diferença entre jnani-bhaktas que adoram
Krsna como a Suprema Personalidade de Deus e aquelas categorias de
Vraja-bhaktas. Nesse sloka, jnane prayasam udapasya, aquele jnana é
ofensivo quando diz que Krsna é nirguna, avyakta, anadi e asesa, que
Ele não tem nenhuma forma, nenhum atributo, nenhum poder e nenhuma
qualidade. Krsna tem forma, beleza e todas as qualidades e todos os
tipos de opulências, mas não podemos realizar isto com nossos olhos
mundanos.
Srila Jiva Gosvami escreveu um comentário sobre esse sloka. Neste
comentário ele diz que se você quiser servir Krsna e quiser lhe
agradar muito, como as gopis de Vraja, então tentem fazer pranama
longe desse jnana de que Krsna é a Suprema Personalidade de Deus.
Você deve esquecer isso. Se você não esquecer isso, você não consegue
amar muito Krsna. Você terá de esquecer isto.
Primeiro, devemos entender que Krsna é a Suprema Personalidade de
Deus, como explicou Srila Swami Maharaja em seu Gita e em todos os
outros livros. Entretanto, ele também quis dizer esse fato: "Tentem
se esquecer disso".
Krsna foi controlado pelas gopis, Mãe Yasoda, Nanda Baba e Sridama
Sakha, mas especialmente pelas gopis. Ele aceitou essa verdade e
disse a elas: Na paraye 'ham niravadya-samyujam (S.B. 10.32.22). "Eu
não posso retribuir todas vocês gopis. Vocês deixaram tudo por Mim.
Deixaram seus maridos, pais, mães, sogros e tudo mais, e foram
unidirecionais a Mim. Eu não posso desistir de Meu pai, Minha mãe ou
qualquer gopi. Eu não posso ser unidirecional como vocês. Se eu for
unidirecional com apenas uma gopi, como Radhika, então eu ficarei em
débito com todas as outras por que vocês são todas unidirecionais. Eu
não posso nem mesmo esquecer um devoto neófito que esteja cantando
Hare Krsna. Eu não posso desprezar ninguém. Eu terei que retribuir
cada pessoa: Ye yatha mam prapadyante tams tathaiva bhajamy aham (BG.
4.11)". Qual é o significado?
Devoto: Cada um, conforme se render a Mim, eu retribuirei em
conformidade.
Srila Narayana Maharaja: Ele está para fazer isto, e então Ele não
pode ser unidirecional como as gopis. Lembrem-se sempre disso. É
então dito aqui que se você quiser ter um elevado amor e afeto como
os Vrajabasis, vocês terão que esquecer que Krsna é Bhagavan.
Como podem vocês esquecer? Sem a misericórdia das gopis vocês não
podem ser como elas e vocês precisam especialmente da misericórdia
sem causa de Sri Nityananda Prabhu, Sri Svarupa Damodara, Sri Rupa
Gosvami, Sri Sanatana Gosvami, Srila Raghunatha dasa Gosvami e Sri
Raya Ramananda. Sem a misericórdia deles vocês não podem conhecer
Krsna e Caitanya Mahaprabhu.
Raya Ramananda então propôs:
jnane prayasam udapasya namanta eva
jivanti san-mukharitam bhavadiya-vartam
Tenha um tipo especial de avidez para ouvir os passatempos de Krsna,
e ouvir com a ânsia de Pariksit Maharaja que ouviu por apenas 7 dias.
Ele não tinha tempo para seguir outros processos; ele apenas ouvia. O
que aconteceu com ele? Ele foi para Goloka Vrndavana com o humor das
gopis que ele seguiu. Em seu Sri Brhat Bhagavatamrtam, Srila Sanatana
Gosvami relata brevemente a essência de tudo que Pariksit Maharaja
ouviu de Sukadeva Gosvami e então contou a mãe dele.
Pariksit Maharaja disse a ela, "Embora Krsna seja como seus avós,
você não deve vê-Lo dessa forma. Veja-O como o seu mais amado".
Geralmente um filho não pode falar com sua mãe assim. Kunti também
tem esse humor, assim como Draupadi, mas elas nunca o revelaram, se
não as pessoas tolas e ignorantes teriam rido. Pariksit Maharaja está
dizendo a sua mãe, "Mãe, não pense que Ele é a Suprema Personalidade
de Deus ou seu avô ou avó. Sempre pense Nele como o seu mais amado, o
preyasi das gopis". Srila Sanatana Gosvami revelou isto.
Vocês devem ouvir todos esses doces e poderosos passatempos de Krsna.
Eles são como Krsna. Se vocês ficarem atraídos para ouvir hari-katha
com amor e afeto, então o Próprio Krsna, na forma desse hari-katha,
entrará em seus corações e purificará tudo. Esses kathas mostrarão
todos os passatempos de Krsna em seus corações. Eles se manifestarão
ali.
Então, façam pranama ao local onde esteja acontecendo hari-katha.
Façam pranama para aqueles que estão ouvindo, para a pessoa que está
falando, e para aquele que arranjou as coisas para que esse hari-
katha pudesse acontecer. Tentem fazer pranama a todos eles e servi-
los e então hari-katha virá ao seu coração.
Mahaprabhu então começou a sorrir um pouco e disse, "Oh, prossiga,
prossiga". Essa é a plataforma de bhakti. Que tipo de bhakti?
Raganuga bhakti. Essa é a essência de toda a bhakti.
prabhu kahe, "eho haya, age kaha ara"
raya kahe, "prema-bhakti sarva-sadhya-sara"
Aranya Maharaja interpreta o propósito do Bhaktivedanta: "Nesse ponto
Sri Caitanya Mahaprabhu disse, 'Isto está certo, mas ainda assim você
pode falar mais e mais sobre o assunto'. Ramananda Raya
respondeu, 'Prema-bhakti, amor extático pela Suprema Personalidade de
Deus é a essência de toda a perfeição'"
Srila Narayana Maharaja: Eles prestaram o testemunho de Padyavali,
que foi escrito por Srila Rupa Gosvamipada:
nanopacara-krta-pujanam arta-bandhoh
premnaiva bhakta-hrdayam sukha-vidrutam syat
yavat ksud asti jathare jaratha pipasa
tavat sukhaya bhavato nanu bhaksya-peye
Aranya Maharaja lê a tradução: "Ramananda Raya continuou, 'Enquanto
existir fome e sede, o comer e o beber faz a pessoa se sentir muito
feliz. Similarmente, quando o Senhor é adorado com amor puro, a
alegria transcendental é despertada dentro do coração do devoto".
Srila Narayana Maharaja: Se não existir nenhum amor e afeição, e
vocês estiverem adorando Krsna com 16 tipos diferentes de
parafernália, Krsna não aceitará sua adoração. E se vocês não tiverem
parafernália alguma a oferecer e derem somente uma gota de água ou
somente uma folha de tulasi com muito amor e afeto, Ele ficará
satisfeito. Mesmo se vocês não oferecerem nenhuma água ou tulasi mas
disserem a Ele, "Oh Krsna, eu sou seu e Você é meu", isto bastará.
Devemos, então, tentar seguir essas coisas.
(extraído de www.purebhakti.com, sob a guia de Pujyapada Vana
Maharaj)
tradução e revisão: colaboradores do Instituto Vidya Nagar
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