No início do Srimad Bhagavatam, assim como no meio e no final desta mesma obra, a eficácia de sri nama-sankirtana nos é apontada repetidas vezes. O princípio de sri nama-bhajana (serviço amoroso ao santo nome) está profundamente estabelecido na raiz do membro da devoção denominado Mathura-vasa ou sri dhama-vasa - residir nos locais de passatempo de Sri Bhagavan – pois estes locais santos são freqüentemente visitados por sadhus que estão sempre ocupados em sri nama-sankirtana. Além disso, o princípio de se cantar o santo nome acompanha o serviço a sri murti, a Deidade transcendental, pois este serviço é conduzido com a entoação de mantras (encantamentos) que contêm os nomes de Sri Bhagavan. Assim, glorifica-se, acima de tudo, sri nama-kirtana e todo o sucesso é obtido através desta prática.
Há a seguinte afirmação no Sri Caitanya-caritamrita (Antya-lila 4.70):
bhajanera madhye srestha nava-vidha bhakti
‘krsna-prema’, ‘krsna’ dite dhare maha-sakti
Dentre todas as formas de bhajana (serviço amoroso a Sri Krsna) os nove membros de bhakti são os melhores, uma vez que possuem o enorme poder de conceder tanto Krsna-prema quanto Krsna.
O melhor dentre estes nove tipos de bhajana é, mais uma vez, nama-sankirtana. A pessoa que canta os santos nomes sem fazer ofensas espirituais (aparadhas) indubitavelmente obterá a riqueza do amor transcendente.”
No Bhakti-sandarbha (273) há a seguinte afirmação:
Na Kali-yuga, mesmo que haja outra forma de devoção que seja estabelecida como um dever, este dever deve ser realizado juntamente com o membro de bhakti conhecido como kirtana.
Nenhum outro tipo de processo de bhakti – tal como residir em Mathura, associação com personalidades santas, serviço a sri murti ou ouvir a mensagem do Srimad-Bhagavatam – é completo sem sri Krsna nama-kirtana. Somente aquele que dá importância a sri Krsna nama-kirtana sobre todas as coisas tem acesso ao fruto que ele concede.
No Sri Hari Bhakti Vilasa (11.137) é citado um verso de uma escritura antiga:
yena janma-sataih purvam vasudevah samarcitah
tan-mukhe hari-namani sada tisthanti bharata
Os santos nomes de Sri Hari estão sempre presentes nos lábios de uma pessoa que adora Sri Vasudeva Krsna apropriadamente por centenas de vidas.
Deste modo, dentre todas as práticas espirituais, sankirtana é o melhor e o mais elevado meio para se alcançar a graça do Supremo Senhor Sri Krsna. Outros tipos de sadhana, ou práticas devocionais, somente são válidas de serem consideradas sadhana se auxiliarem de forma favorável a prática de sankirtana, caso contrário, elas devem ser entendidas como obstáculos ao sadhana verdadeiro. Seja a pessoa uma criança, um idoso ou um jovem; seja homem ou mulher; seja um erudito ou um iletrado, seja rico ou pobre; seja belo ou feio; seja piedoso ou pecaminoso – a despeito da condição de vida em que pessoa se encontre – não há outra prática espiritual para ela que não sri Krsna nama-sankirtana.
Kirtana é chamado de sankirtana quando muitas pessoas o realizam conjuntamente. Mas será que será digno do nome sankirtana se algumas pessoas sem valor e sem nenhum ardor pelo serviço de Sri Bhagavan se reunirem para cantar em uníssono? Somente será o verdadeiro hari-sankirtana quando nos juntarmos ao sankirtana dos devotos verdadeiros que estão servindo a Sri Bhagavan de acordo com os princípios estabelecidos nos Vedas e nos outros sastras que corroboram com estes. Por outro lado, não pode ser considerado hari-sankirtana quando a prática do cantar é empreendida visando à prevenção de epidemias de cólera ou qualquer outra doença, à prosperidade no comércio, ao ganho ou a obter respeito e fama. Este kirtana é maya-kirtana – o cantar sob a jurisdição da potência ilusória.
Enquanto não nos unirmos ao Krsna-kirtana perfeito conduzido pelos devotos genuínos, maya irá nos iludir de diversas formas. E se participarmos do kirtana daqueles que estando cegos enganando a si mesmos e que não estão ansiosos pelo seu verdadeiro bem-estar, então, certamente, não alcançaremos nosso verdadeiro bem-estar. Se seguirmos pessoas que nunca receberam instruções de Vaisnavas verdadeiros, mas que simplesmente os imitam decorando seus corpos com contas de tulasi e outras marcas e que gritam o que parece ser os nomes de Deus, porém somente na forma do som externo, não encontraremos sri hari-nama-sankirtana.
do The Gaudiya Volume 23, Issue 10
publicado pelo grupo do Rays of The Harmonist
Tradução: Basanti dasi
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