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quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Mesmo Krsna Aceitou um Guru
Em todos os lugares no Vedanta, nos Upanisads, e especialmente no
Srimad-Bhagavatam, o sad-guru é glorificado. Os santos nomes são
transcendentais; isto é verdade. Está escrito nos sastras, e ouvimos
assim de muitas pessoas, que devemos cantar harinama. Mas alguém
pode dizer, "Eu ouvi aqui e ali que nós devemos cantar harinama;
então eu estou cantando. Então, qual é a necessidade de um guru, que
é como um agente, um mediador? Ajamila facilmente foi para
Vaikuntha, a morada de opulência transcendental do Senhor, sem saber
as górias do harinama no começo. Nós podemos cantar harinama sem
aceitar um guru".
Se alguém está cantando sem estar sob a guia de um guru, qual será o
resultado? Esta pessoa só pode cantar aparadha (ofensas ao nome),
exceto em um caso raro, como no caso de Ajamila. É declarado no Sri
Caitanya-caritamrta (Madhya-lila 19.151):
brahmanda bhramite kona bhagyavan jiva
guru-krsna-prasade paya bhakti-lata-bija
De acordo com seu karma, todas as entidades vivas estão viajando por
todo o universo. Algumas delas estão sendo elevadas aos planetas
superiores, e algumas descendo aos planetas inferiores. De muitos
milhões destas vagantes entidades vivas, uma que seja muito
afortunada recebe a oportunidade de se associar com um mestre
espiritual fidedigno pela graça de Krsna. Pela misericórdia de
ambos, de Krsna do mestre espiritual, esta pessoa recebe a semente
da trepadeira do serviço devocional.
Bhakti se desenvolve da semente de bhakti dada por guru-rupi-krsna,
Krsna na forma de guru. Krsna não dá diretamente a semente à
qualquer um. Ele a dá através de sri guru, ou Ele mesmo se torna
guru e então a dá.
Sem aceitar o guru, o nome que se canta não é transcendental. O nome
vai realizar nossos desejos mundanos, inclusive mukti (liberação),
mas não mais que isso. Ajamila não tinha um guru no começo. Ele deu
o nome de Narayana para seu filho, um dos nomes do Senhor, no nama-
samskara, a cerimônia ritualística na qual bebês recebem seus nomes.
Por uma chance, porque ele vivia na cultura Védica, ele chamou seu
filho de Narayana, e pela recitação deste nome, ele começou seu
cantar de nama-abhasa (o estágio de limpeza do cantar). Este foi seu
primeiro nama-abhasa, e depois disso ele diáriamente chamava, "Ó
Narayana, venha, venha!". Por fazê-lo constantemente, seu nama-
abhasa continuou.
Posteriormente, quando Ajamila estava morrendo, ele viu as terríveis
formas dos Yamadutas (guardiões do rei da morte). Estando muito
amedrontado, o nome de seu filho automáticamente veio em sua
garganta e ele gritou, "Narayana!". Naquela hora, no momento da
morte, o Senhor Supremo Narayana enviou seus quarto mensageiros, os
Visnudutas, e Ajamila ouviu o diálogo deles enquanto eles expulsavam
os Yamadutas. Ele ouviu o santo nome e a glorificação do nome de
Narayana dos Visnudutas, e então ele recebeu a semente de suddha-
nama (o nome puro) deles. Através disso, ele recebeu a semente de
bhakti, ele retornou à vida, e ele pensou, "O santo nome que eu ouvi
dos quatro Visnudutas é tão martavilhoso! E as glórias do nome são
tão maravilhosas! Agora que eu recebi este mantra, devo abandonar
minha esposa, meus filhos e todas as minhas posses". Ele deixou tudo
e foi para Haridwar, onde ele se banhou no Ganges, sentou à sua
margem e começou a cantar, e eventualmente, começou a cantar suddha-
nama.
Depois de algum tempo, os Visnudutas novamente vieram para Ajamila,
e desta vez eles disseram, "Venha conosco e se sente nesta carruagem
aérea". Por enquanto, Ajamila tinha alcançado os estágios de bhava,
e então prema. Por continuamente cantar, "om namo narayanaya," ele
ancançou vaikuntha-rati. Seu rati (prema) não era vrndavana-rati,
não era madhurya-mayi prema (o amor por Deus com intimidade), mas
era aisvarya-mayi prema (o amor por Deus em temor e reverência, com
conhecimento de Suas opulências).
Ajamila disse aos Visnudutas, "Quando voces expulsaram os Yamadutas,
eu quis falar com voces e tocar seus pés, mas vocês desapareceram.
Agora vocês apareceram novamente para mim e estão me dizendo para ir
com vocês. Como isso veio a acontecer?"
Os Visnudutas responderam: "Nós lhe demos a semente do nome puro e
também a semente de bhakti-lata (a trepadeira da devoção). Por
cantar e regularmente se banhar no Ganges voce está agora
purificado. Você alcançou vaikuntha-rati e está qualificado para vir
para Vaikuntha". Eles o levaram para lá.
Naquela hora os Visnudutas apareceram para Ajamila pela segunda vez,
ele se tornou totalmente livre de todos os desejos materiais. No
caso de Dhruva Maharaja, mesmo ele sendo um discípulo de Narada, ele
ainda tinha um leve apego por sua mãe. Foi por esta razão que ele
não pode ir a Vaikuntha, que está situado além da soma de todos os
universos materiais, chamada mahat-tattva. Assim, ele foi para
Dhruvaloka, um planeta spiritual situado próximo a Rama-priya
Vaikuntha, dentro deste universo.
Valmiki si também foi um discípulo de Narada. Antes de conhecer
Narada, ele era um assaltante. Ele matou milhões de brahmanas
(membros da classe culta e sacerdotal) e tapasvis (ascetas) e roubou
suas riquezas. Quando Narada si o encontrou, ele pregou sobre as
glories de Bhagavan, o Senhor Supremo, e por último ele disse, "Você
deve sentar aqui. Eu estou lhe dando a senente do nome puro. Você
deve cantar `Rama'. Valmiki não era qualificado para cantar o nome
de Rama e compreendendo isto, Narada disse, "Se voce não pode cantar
o nome de Rama, então cante Ma-ra, ma-ra, ma-ra (morte, morte,
morte). Valmiki respondeu, "Ó, eu posso fazer isto", e ele começou a
cantar Mara, mara. Como ele era um discípulo de Narada, ele podia
receber tal concessão.
O que foi de Valmiki? Depois de milhares de anos o cantar de "mara"
se tornou "Rama", e então ele se tornou qualificado para escrever
rama-lila, os passatempos da Suprema Personalidade de Deus em Sua
forma de Rama. Ele viu esta lila em seu transe em samadhi, e então
como o próprio Srimad-Bhagavatam foi escrito por Sri Vyasadeva em
samadhi-bhasya, linguagem de transe, da mesma forma o Ramayana foi
escrito por Sri Valmiki. Valmiki viu tudo sobre rama-lila em seu
transe, mesmo antes de Rama ter exibido Seus passatempos, ele
escreveu estes passatempos em seu Sri Valmiki Ramayana.
Nós devemos compreender que sem o guru estamos atados a ter apego
material e atados a cometer ofensas aos santos nomes (nama-
aparadha). Se a semente de bhakti e o conhecimento de nossa relação
com Krsna (sambandha-jñana) não são dados por um guru puro, não pode
haver sabda-brahma, experiência do som transcendental (o som
proveniente da morana transcendental). Aceitação e rendição a um sad-
guru são então essenciais.
Mesmo com o fato de Krsna ser a Suprema Personalidade de Deus, Ele
também aceitou um guru. As gopis certa vez O provocaram
dizendo, "Você não tem guru?" Krsna respondeu, "Quem disse isto? Meu
gurudeva é Bhaguri si".
Geralmente é aceito que o guru de Krsna era Sandipani Muni, mas na
verdade Sandipani Muni era como um professor. Ele ensinou para Krsna
as 64 artes, e portanto ele era como um professor de escola. Krsna
recebeu o radha-mantra de Bhaguri si, e portanto Bhaguri si é que é
realmente o guru de Krsna. Neste mundo, quando Krsna ou qualquer de
Suas encarnações desce, elas aceitam um guru. Sri Caitanya
Mahaprabhu, que é o próprio Krsna, também aceitou um guru. Ele
aceitou harinama e gopal-mantra de Ÿsvara Puripada, e Ele próprio
disse a Prakasananda Sarasvati quando este Lhe perguntou porque Ele
se ocupava em harinama sankirtana ao invés de estudar o Vedanta:
prabhu kahe—suna, sripada, ihara karana
guru more murkha dekhi' karila sasana
(Sri Caitanya-caritamrta, adi-lila 7.71)
Sri Caitanya Mahaprabhu respondeu a Prakasananda Sarasvati, "Meu
querido senhor, ouça gentilmente a resposta. Meu mestre espiritual
Me considerou um tolo e, portanto puniu-Me".
murkha tumi, tomara nahika vedantadhikara
`krsna-mantra' japa sada,—ei mantra-sara
(Sri Caitanya-caritamrta, adi-lila 7.72)
`Você é um tolo', disse ele. `Você não é qualificado para estudar a
filosofia Vedanta, portanto, Você deve sempre cantar o nome de
Krsna, que é a essência de todos os mantras, ou hinos Védicos'.
Caitanya Mahaprabhu citou Seu mestre espiritual dizendo, "Voce não
tem a qualificação para entrar na filosofia Vedanta. Você é um tolo
e ignorante, e deve então simplesmente cantar harinama".
harer nama harer nama
harer namaiva kevalam
kalau nasty eva nasty eva
nasty eva gatir anyatha
(Sri Caitanya-caritamrta, adi-lila 17.21)
Nesta era de desavenças e hipocrisia, o único meio para a liberação
é cantar os santos nomes do Senhor. Não há outra maneira. Não há
outra maneira. Não há outra maneira.
Então, Seu gurudeva deu-Lhe este mantra:
hare krsna hare krsna krsna krsna hare hare
hare rama hare rama rama rama hare hare
Porque Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu não citou o nome de Seu
sannyasa-guru, Kesava Bharati? Afinal, aceitação de sannyasa, a
ordem renunciada de vida, não é algo pequeno. Não é menos que
iniciação em harinama ou diksa. A razão é que o próprio Caitanya
Mahaprabhu primeiro disse o sannyasa-mantra no ouvido de Kesava
Bharati, e depois é que Sri Kesava Bharati falou ao ouvido de
Mahaprabhu.
Então, Sri Caitanya Mahaprabhu só disse a Prakasananda Sarasvati o
nome de Sri Ÿsvara Puri, e disse que o mantra que Lhe foi dado por
Sri Ÿsvara Puri O tinha feito ficar exatamente como um louco. Em
seus passatempos nesta forma humana, se estes mantras não tivessem
sido dados por Sri Ÿsvara Puripada, o resultado não poderia ter sido
como foi. Mahaprabhu não teria desenvolvido Sua relação com Krsna e
não teria provado tal prema. Devemos tentar saber todas estas
verdades.
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hare krishna !reverencias a todos os leitores e devotos do senhor krishna !
este blog esta em construção , vou tentar condensar aqui as aulas do site bhakti brasil que encontrar on line .jaya srila gurudeva !
Yuga Acarya Srila Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaja Ki Jay Ho!!!
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