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quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Que classe de devoto é Dhruva Maharaja?
Existem muitas graduações de bhakti e bhaktas, como explicado por
Srila Sanatana Gosvami no seu Brhad-bhagavatamrta. A primeira
categoria é o sakama-bhakta. Este é o devoto que, como Dhruva
Maharaja, tem desejos materiais. O próximo é o jñani-bhakta, o
devoto que , como Prahlada Maharaja, tem plena consciência dos
poderes e opulência de Deus. O próximo é o suddha-bhakta que, como
Maharaja Ambarisa, está servindo Krsna como um sadhaka. O próximo é
o premi-bhakta que, como Hanuman, está sempre servindo a
manifestação de Krsna como Rama. O premapara-bhakta é ainda mais
elevado. Para significa o melhor, e premapara significa o melhor dos
devotos. Tais devotos, como os Pandavas, relacionam-se com Krsna
como membros da família, e eles também tem algum conhecimento de Sua
opulência. Finalmente, o prematura-bhakta é o mais íntimo devoto de
Krsna. Ele é atura, completamente subjugado pelo amor entre Krsna e
as gopis. Ele é um devoto que, como Uddhava, tem muitos
relacionamentos com Krsna e também tem algum conhecimento de Sua
opulência.
As gopis estão além de qualquer uma destas categorias, do próprio
Krsna manifestam-se as gopis. Krsna divide-Se em dois – um lado
direito e um esquerdo. De Seu lado esquerdo manifesta-se Radhika, e
desta forma Radhika é não outra que o próprio Krsna. Todas as gopis
são manifestações de Radhika, o que significa também que elas são
manifestações de Krsna. Isto é declarado no Sri Brahma-samhita (37):
ananda-cinmaya-rasa-pratibhavitabhis
tabhir ya eva nija-rupataya kalabhih
goloka eva nivasaty akhilatma-bhuto
govindam adi-purusam tam aham bhajami
"Eu adoro Govinda, o Senhor primordial, residindo em Seu reino,
Goloka, com Radha, que se assemelha com Sua aparência, a
corporificação da potência estática possuidora de sessenta e quatro
atividades artísticas, na companhia de Suas confidentes (sakhis),
que são corporificações da extensão de Seu corpo, e que são
saturadas e vitalizadas por Sua eterna bem aventurada rasa."
Dhruva Maharaja era um sakama-bhakta, um devoto motivado a servir
para a satisfação de seus desejos materiais. Ele realizou
austeridades e adorou Narayana unicamente com a proposta de adquirir
um reino. Então, quando o Senhor Narayana apareceu para ele, não
havia necessidade de perguntá-lo pela satisfação de seu desejo. Sem
esperar Dhruva perguntar-lhe, o Senhor Narayana disse-lhe: "Agora
lhe darei o seu reino de todo o mundo por 36.000 anos." Após falar
assim, Ele desapareceu, e Dhruva começou a chorar. Ele se
lamentava: "Que erro cometi! Eu estava procurando por uma peça de
vidro e afortunadamente ganhei uma pedra cintamani (que satisfaz os
desejos), porém eu a perdi."
Qual é a essência dessa história? Embora Dhruva Maharaja fosse
iniciado por um guru fidedigno como Sri Narada si, no momento de sua
iniciação ele tinha o desejo de dominar o mundo. Então, após a
iniciação, ele realizou muitas austeridades severas, tentando até
mesmo sua respiração. Pelo desejo do Senhor Narayana ele
automaticamente recebeu a posição almejada, de seu pai, o imperador
do mundo, que disse-lhe: "Tudo é seu." Drhuva Maharaja sentou-se em
um trono e começou a controlar o mundo. Durante seu reinado, seu
guru Narada e outros Vaisnavas altamente elevados costumavam visitar
seu palácio, e serviam-no continuamente. Ele servia Hari, Guru e os
Vaisnavas, ocasionalmente quando eles visitavam-no e outras vezes
ele negligenciava. Os Vaisnavas que o visitavam instruíam-no em
bhakti, e gradualmente ele tornou-se mais elevado. Seu desejo de ter
um trono desapareceu totalmente.
Um karmi tem desejos mundanos, mas se simplesmente adora o Senhor
Supremo Sri Krsna ou Suas manifestações como Rama, Nrsimha, Kalki e
Narayana, todos seus desejos eventualmente desaparecerão e bhakti
pura se manifestará em seu coração. Similarmente, pela associação de
Sri Narada si e outros rsis, os desejos de Dhruva Maharaja
desapareceram e bhakti pura apareceu.
Mas, algo ainda restou – uma insignificante contaminação (kasaya) –
e isto fora parecido à Narada si em sua vida prévia. Devido a essa
kasaya, Dhruva Maharaja deseja ver sua mãe de quando estivesse em um
aeroplano de Vaikuntha, e este é o porque não pode atingir
Vaikuntha. Por causa disto ele entrou em Dhruvaloka, localizado
perto do planeta Rama-priya Vaikuntha no centro deste universo. Ele
não pode obter qualquer serviço direto à Narayana lá mas, porque era
um discípulo de Narada Muni, ele poderia atingir os planetas
Vaikunthas que está além do universo.
Narottama dasa Thakura canta em sua oração, Thakura Vaisnava-Pada:
thakura vaisnava-pada, avnira su-sampada, suna bhai hana eka mana
asraya laiya bhaje, tare krsna nahi tyaje, ara saba mare aka akarana
"Os pés de lótus dos Vaisnavas santos são a grande riqueza neste
mundo. Ó meus queridos irmãos! Por favor, ouçam atentamente. Krsna
nunca desampara alguém que se abriga nos Vaisnavas e adora-O,
enquanto outros vivem e morrem sem razão."
O guru puro, o siksa ou diksa-guru de alta classe, são asraya-
bhagavan (manifestação da forma da morada do amor de Deus). As almas
condicionadas que tentam abrigar-se em Krsna diretamente podem ser
rejeitados por Ele, mas as almas condicionadas que aceitam resoluto
abrigo de um fidedigno siksa-guru, diksa-guru ou algum Vaisnava
puro, Krsna pensará: "Ele deseja veneno, mas como poderei dar isso a
ele? Eu devo dar-lhe o néctar de bhakti." Nestas circunstâncias,
Krsna dá bhakti por fim. No meio a pessoa saboreia os resultados de
seus desejos, mas após isso poderá tornar-se elegível para bhakti
pura. Esta é a essência da história de Dhruva Maharaja.
Pergunta: Você disse na aula, e tem citado das escrituras que Radha
é também Krsna e que Ela tem as mesmas qualificações que Krsna.
Krsna é a origem de tudo. Deve-se compreender que Radha é também a
origem de tudo? Como pode ser, entretanto? Krsna não é Sua origem?
Srila Narayana Maharaja: Nós podemos dar analogia da árvore e suas
frutas. Todas as frutas vem da árvore, então como pode-se dizer que
a fruta também não é a árvore. Entretanto, ainda que as frutas
venham da árvore, as frutas são doces, enquanto que a árvore não é.
Esta resposta está boa?
Pergunta: Srila Gurudeva, você disse em uma classe que através de
nama-abhasa uma pessoa pode alcançar mukti, liberação.
Srila Narayana Maharaja: Até mukti.
Pergunta: Mas que tipo de mukti é esta? Uma pessoa cantando nama-
abhasa deseja ser um devoto, não é?
Srila Narayana Maharaja: Existem muitos tipos de mukti. Sua mukti é
que ele abandonará desejos mundanos e apegos. Isto também é mukti.
muktir hitvanyatha rupam
sva-rupena vyasasthitih
(Srimad Bhagavatam 2.10.6)
"Liberação é a situação permanente da forma da entidade viva após
abandonar os mutáveis corpos material grosseiro e sutil."
Ele se estabelece em sua svarupa. Mas neste caso, sobre o devoto que
está cantando nama-abhasa, ele pode ainda não estar situado em
Goloka Vrndavana. Ele pode estar situado em sadhana-bhajana e até
certo ponto pode realizar sua posição como nitya-krsna-dasa. Neste
momento, ele abandona seus apegos materiais.
Não é que ele possa fundir-se em Krsna por atingir sayujya-mukti
(liberação impessoal). Certamente, Krsna dá a entidade viva
liberdade após este período de aprisionamento. Ahelya tornou-se um
pedra pela maldição de seu marido, Gautama si. Posteriormente,
quando Ramacandra apareceu e misericordiosamente tocou a pedra com
Seus pés de lótus, ela novamente tornou-se Ahelya-devi, e Gautama si
novamente aceitou sua esposa.
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hare krishna !reverencias a todos os leitores e devotos do senhor krishna !
este blog esta em construção , vou tentar condensar aqui as aulas do site bhakti brasil que encontrar on line .jaya srila gurudeva !
Yuga Acarya Srila Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaja Ki Jay Ho!!!
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